Beltrame et al. (2017)Beltrame, T. S., Capistrano, R., Alexandre, J. M., Lisboa, T., Andrade, R. D., & Felden, É. P. G. (2017). Prevalência do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em uma amostra de crianças brasileiras. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 25(1), 105-113. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0777. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0...
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Desempenho motor Gênero Faixa etária |
Microssistema Escolar. Escolas públicas. |
As meninas apresentaram mais dificuldade nas habilidades de lançar e receber, e os meninos nas habilidades de destreza manual. As faixas etárias de 7 e 8 anos apresentaram prevalências maiores de TDC, comparado as outras faixas etárias. |
Sugerem-se estudos com delineamento longitudinal e de intervenção com controle de fatores de risco perinatais e condição socioeconômica. |
Della Barba et al. (2017)Della Barba, P. C. S., Luiz, E. M., Pinheiro, R. C., & Lourenço, G. F. (2017). Prevalence of developmental coordination disorder signs in children 5 to 14 years in São Carlos. Motricidade, 13(3), 22-30. http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.10058. http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.10...
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Gênero Faixa etária Sinais TDC |
Microssistema Escolar. Macrossistema: condição socioeconômica. |
Desordem heterogênea dificulta a identificação do TDC e tratamento. Reflexos negativos na consolidação da autoestima e o senso de competência da criança. |
O diagnóstico precoce do TDC é essencial para capacitar os profissionais da educação e promover orientação de todos os atores presentes no cotidiano das crianças, evitando impactos negativos no dia a dia. |
Rocha et al. (2016)Rocha, F. F., Santos, V. A. P., Contreira, A. R., Pizzo, G. C., Silva, P. N., Romero, P. V. S., & Vieira, J. L. L. (2016). Análise do desempenho motor e maturidade cognitiva de pré-escolares de Maringá (PR). Saúde e Pesquisa, 9(3), 507-515. http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2016v9n3p507-515. http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.201...
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Desempenho Motor Maturidade Cognitiva Faixa etária Classificação Motora (risco de TDC, provável TDC e desenvolvimento típico) |
Microssistema: Pré-escola. |
Crianças com cinco anos obtiveram médias superiores na maturidade cognitiva em relação àquelas com quatro anos. Correlação positiva fraca entre desempenho motor e maturidade cognitiva dos pré-escolares. |
O desenvolvimento cognitivo e o desempenho motor estão em constante interação. A maturação do controle neural ocorre em crianças de idade mais avançada. A identificação precoce de dificuldades motoras e o encaminhamento para programas de intervenção são de extrema importância na diminuição dos prejuízos causados pelo atraso motor. O mesmo ocorre para a maturidade cognitiva das crianças. |
Capistrano et al. (2016)Capistrano, R., Ferrari, E. P., Alexandre, J. M., Silva, R. C., Cardoso, F. L., & Beltrame, T. S. (2016). Relation between motor perfomance and physical fi tness level of schoolchildren. Journal of Human Growth and Development, 26(2), 174-180. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119261. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119261...
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Desempenho motor Gênero Faixa Etária Aptidão física |
Microssistema Escolar. |
Os meninos apresentaram resultados superiores de inadequação nos testes de aptidão física, comparados às meninas. Força e resistência abdominal, e a agilidade contribuíram para o desempenho motor. |
Atividades relacionadas ao gênero direcionam a relação das diferentes dimensões de aptidão física e desempenho motor ao longo do tempo. |
Valentini et al. (2015)Valentini, N. C., Clark, J. E., & Whitall, J. (2015). Developmental co-ordination disorder in socially disadvantaged Brazilian children. Child: Care, Health and Development, 41(6), 970-979. PMid:25424697. http://dx.doi.org/10.1111/cch.12219. http://dx.doi.org/10.1111/cch.12219...
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Faixas Etárias Gênero Raça Desempenho motor e escolar |
Macrossistema: condição socioeconômica das famílias. |
A prevalência no gênero e faixas etárias pode ser influenciada por fatores socioculturais. |
Necessidade de maior sensibilidade para o diagnóstico do TDC em casos de crianças que tiveram poucas oportunidades de desenvolver suas habilidades motoras ao longo do tempo, dentro do seu contexto sociocultural. |
Santos et al. (2015)Santos, V. A. P., Contreira, A. R., Caruzzo, N. M., Passos, P. C. B., & Vieira, J. L. L. (2015). Desordem Coordenativa Desenvolvimental: uma análise do estado nutricional e nível sócioeconômico. Motricidade, 11(1), 78-86. http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.3195. http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.31...
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Estado nutricional Medidas antropométricas: peso e altura Desempenho motor |
Microssistemas Familiar e Escolar Macrossistema: condição socioeconômica das famílias. |
Associação entre o nível socioeconômico e desempenho motor. |
Necessidade de identificar crianças com TDC antes dos anos escolares. |
Cardoso et al. (2014)Cardoso, A. A., Magalhães, L. C., & Rezende, M. B. (2014). Motor skills in Brazilian children with developmental coordination disorder versus children with motor typical development. Occupational Therapy International, 21(4), 176-185. PMid:25327354. http://dx.doi.org/10.1002/oti.1376. http://dx.doi.org/10.1002/oti.1376...
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Idade Gênero Sintomas de déficit de atenção e hiperatividade |
Microssistema Escolar: escolas públicas e particulares. |
Relação importante entre TDC e sinais de déficit de atenção hiperatividade/ impulsividade ou TDAH combinado. |
A combinação de TDC e TDAH merece maior atenção, pois parece ter importantes implicações a longo prazo. |
Moreira et al. (2014)Moreira, R. S., Magalhães, L. C., Dourado, J. S., Lemos, S. M., & Alves, C. R. (2014). Factors influencing the motor development of prematurely born school-aged childrenn in Brazil. Research in Developmental Disabilities, 35(9), 1941-1951. PMid:24858787. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2014.04.023. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2014.04...
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Desempenho motor, neuropsicológico e acadêmico História clínica e comportamento da criança; Recursos presentes no ambiente familiar |
Microssistema Familiar – fatores relacionados ao ambiente familiar das crianças na perspectiva dos pais. Exossistema: relação entre desempenho motor e mãe em desemprego. Macrossistema: associação entre idade materna no parto e maior déficit no desempenho motor. |
Relação dos fatores do ambiente familiar e variáveis sociais com desempenho motor. |
Os resultados demonstram a importância do tempo de envolvimento em diferentes atividades do ambiente familiar. |
Contreira et al. (2014)Contreira, A. R., Capistrano, R., Oliveira, A. V. P., & Beltrame, T. S. (2014). Estilo de vida de escolares com e sem transtorno do desenvolvimento da coordenação. Fisioterapia e Pesquisa, 21(3), 223-228. http://dx.doi.org/10.590/1809-2950/48921032014. http://dx.doi.org/10.590/1809-2950/48921...
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Estilo de vida de escolares |
Microssistema Familiar – hábitos nas atividades dentro e fora de casa – e nas aulas de educação física. |
Associação significativa entre provável TDC com jogar vídeo-games, em detrimento a atividades físicas mais ativas. |
Dados fornecem subsídios para a elaboração de futuros programas de incentivo a hábitos saudáveis. |
Galvão et al. (2014)Galvão, B. A. P., Bueno, K. M. P., Rezende, M. B., & Magalhães, L. C. (2014). Percepção materna do desempenho de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Psicologia em Estudo, 19(3), 527-538. http://dx.doi.org/10.1590/1413-73722039315. http://dx.doi.org/10.1590/1413-737220393...
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Desempenho motor nas AVDs, atividades escolares e no brincar |
Microssistema Familiar – percepção de mães brasileiras sobre o desempenho nas atividades cotidianas de crianças com TDC. |
Desconhecimento sobre os problemas de coordenação motora por parte da família e professores. |
Dificuldades nas atividades cotidianas e na relação com os pares, acentuados pela entrada na escola. |
Nascimento et al. (2013)Nascimento, R. O., Ferreira, L. F., Goulardins, J. B., Freudenheim, A. M., Marques, J. C., Casella, E. B., & Oliveira, J. A. (2013). Health-related physical fitness children with severe and moderate developmental coordination disorder. Research in Developmental Disabilities, 34(11), 4222-4231. PMid:24077071. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2013.08.025. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2013.08...
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Desempenho motor Aptidão física |
Microssistema Escolar: Escolas públicas de Manaus. |
Crianças com TDC com dois diferentes graus de gravidade não diferem em termos de aptidão física relacionada à saúde. |
Sugerem-se mais pesquisas que observam as interações entre desempenho motor e aptidão física ao longo do tempo. |
Valentini et al. (2012)Valentini, N. C., Coutinho, M. T. C., Pansera, S. M., Santos, V. A. P., Vieira, J. L. L., Ramalho, M. H., & Oliveira, M. A. (2012). Prevalência de déficits motores e desordem coordenativa desenvolvimental em crianças da região Sul do Brasil. Revista Paulista de Pediatria, 30(3), 377-384. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822012000300011. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822012...
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Desempenho motor Gênero Idade |
Microssistema Escolar. Macrossistema: políticas públicas de atendimento preventivo e compensatório. |
Maior prevalência de TDC em meninas e de problemas relacionados à destreza manual. Reflexão sobre a alta prevalência de TDC e preocupação diante dos poucos recursos disponíveis no Brasil para o atendimento destas crianças. |
Os resultados referentes às dificuldades na destreza manual enfatizam a necessidade de identificar esta desordem antes do ingresso dessas crianças na escola. |
Silva et al. (2012)Silva, J., Beltrame, T. S., Oliveira, A. D. V. P., & Sperandio, F. F. (2012). Dificuldades motoras e de aprendizagem em crianças com baixo desempenho escolar. Journal of Human Growth and Development, 22(1), 1-9. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.20048. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.20048...
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Desempenho Escolar Gênero |
Microssistema Escolar. |
Professores no processo de indicação apontaram alunos com baixo rendimento escolar que realmente apresentaram indicativos de dificuldades de aprendizagem, em especial na leitura e escrita. Não houve relação com o desempenho motor. |
São indicadas pesquisas para diagnóstico e implementação de programas de intervenção nas fases escolares iniciais para favorecer o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde de crianças com dificuldades de aprendizagem e motoras. |
King et al. (2012)King, B. R., Clark, J. E., & Oliveira, M. A. (2012). Developmental delay of finger torque control in children with developmental coordination disorder. Developmental Medicine and Child Neurology, 54(10), 932-937. PMid:22803701. http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-8749.2012.04375.x. http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-8749.20...
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Trajetória de desenvolvimento da produção e controle de torque do dedo |
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Dificuldade de controle do torque digital, que repercute na aquisição da habilidade de escrita. |
A trajetória do desenvolvimento é semelhante, porém, atrasada no TDC. |
Miranda et al. (2011)Miranda, T. B., Beltrame, T. S., & Cardoso, F. L. (2011). Desempenho motor e estado nutricional de escolares com e sem transtorno do desenvolvimento da coordenação. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, 13(1), 59-66.
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Desempenho motor Estado nutricional |
Microssistema Escolar. Escolas públicas. |
Escolares com TDC apresentaram desempenho inferior em todas as habilidades motoras em relação aos escolares sem o transtorno. Estado Nutricional semelhante entre os grupos. |
Recomendam-se estudos longitudinais e de intervenção a fim de minimizar as dificuldades motoras. |
Araújo et al. (2011)Araújo, C. R. S., Magalhães, L. C., & Cardoso, A. A. (2011). Uso da cognitive orientation to daily occupational performance (co-op) com crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 22(3), 245-253. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i3p245-253. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
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Desempenho ocupacional Desempenho funcional em tarefas |
Microssistemas Familiar, Escolar e Terapêutico. |
Processo de intervenção (CO-OP) contribui no desempenho funcional em tarefas escolhidas. O aprendizado nas tarefas escolhidas se generalizou para outros ambientes, segundo relatos da mãe. Estrutura de processo proximal entre terapeuta e criança proposta pelo CO-OP foi eficiente. |
Os dados demonstram a importância da relação qualificada entre terapeuta e criança para obtenção do resultado ao longo do tempo. |
Mazer & Barba (2010)Mazer, E. P., & Barba, P. C. S. D. (2010). Identificação de sinais de transtornos do desenvolvimento da coordenação em crianças de três a seis anos e possibilidades de atuação da terapia ocupacional. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 21(1), 74-82. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v21i1p74-82. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
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Principais aspectos do TDC Sinais de risco |
Microssistema Escolar: creches e pré-escolas municipais. |
Importância da Terapia Ocupacional na atuação junto às crianças e seus familiares. |
Importância de detectar os sinais do TDC em fase pré-escolar, a fim de minimizar as consequências futuras do transtorno no desempenho escolar. |
Magalhães et al. (2009a)Magalhães, L. C., Rezende, F. C. A., Magalhães, C. M., & Albuquerque, P. D. R. (2009a). Análise comparativa da coordenação motora de crianças nascidas a termo e pré-termo, aos 7 anos de idade. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 9(3), 293-300. http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292009000300008. http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292009...
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Desempenho motor de escolares e prematuridade |
Microssistema Escolar e familiar. Macrossistema: condição socioeconômica. |
Processos de escrita e desempenho nas AVDs ficam comprometidos pelas dificuldades na destreza manual de acordo com a queixa das mães. |
Crianças com histórico de prematuridade quando atingem a idade escolar têm pior desempenho motor, comparado àquelas nascidas a termo. |
Magalhães et al. (2009b)Magalhães, L. C., Rezende, M. B., Amparo, F., Ferreira, G. N., & Renger, C. (2009b). Problemas de coordenação motora em crianças de 4 a 8 anos: levantamento baseado no relato de professores. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 20(1), 20-28. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i1p20-28. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
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Coordenação motora em crianças |
Microssistema Escolar: professores da rede Municipal e de escolas particulares. Macrossistema: políticas públicas brasileiras de atendimento. |
Os professores observam problemas de coordenação. Maior prevalência nas escolas municipais. A atitude dos professores são reportar ao setor de orientação pedagógica, dar mais atenção ao aluno, conversar com pais e, em minoria, encaminhar para tratamento. |
Importância da observação atenta do professor no tempo de processo proximal escolar. Importante investir em futuros estudos epidemiológicos e na identificação correta do TDC em crianças brasileiras. |