Castro (2000)Castro, E. D. (2000). Arte, corpo e terapia ocupacional: aproximações, intersecções e desdobramentos. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 11(1), 7-12.
|
Discutir a importância de novas práticas envolvendo a arte e o corpo e a preparação do terapeuta ocupacional |
Artigo apresentado em congresso brasileiro de terapia ocupacional. Não descreve a metodologia. |
Laboratório de arte, corpo e terapia ocupacional, onde são vivenciadas abordagens corporais, prática das atividades artísticas, dança, atuação (teatro) |
Castro et al. (2009)Castro, E. D., Inforsato, E. A., Angeli, A. D. A. C. D., & Lima, E. M. F. A. (2009). Formação em terapia ocupacional na interface das artes e da saúde: a experiência do PACTO. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 20(3), 149-156.
|
Relatar um projeto de formação para graduandos em terapia ocupacional |
Foi descrita a metodologia de trabalho do projeto: práticas supervisionadas dos estudantes de terapia ocupacional; reuniões de equipe; grupos de estudos; diários de campo e seminários temáticos. |
Oficinas de dança, teatro |
Silva & Gregorutti (2014)Silva, C. R., & Von Poellnitz, J. C. (2015). Atividades na formação do terapeuta ocupacional. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 26(1), 74-82.
|
Discutir o processo de ensino-aprendizagem de abordagens corporais na graduação em Terapia Ocupacional |
Procedimentos metodológicos: filmagens das aulas; grupo focal. Análise de conteúdo de categorias temáticas (Bardin) |
Disciplina de expressão corporal, na qual são vivenciadas abordagens corporais (atividades expressivas, técnicas corporais, música, dança). |
Liberman et al. (2011)Liberman, F., Samea, M., & Rosa, S. (2011). Laboratório de atividades expressivas na formação do terapeuta ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 19(1), 81-92.
|
Relatar a prática das docentes da disciplina Atividades Expressivas e Recursos Terapêuticos – AERT – ministrada na graduação em terapia ocupacional |
Relato de experiência. Não descreve a metodologia. |
Vivências com música, dança, teatro, abordagens corporais, jogos e brincadeiras infantis e jogos cooperativos |
Silva & Von Poellnitz (2015)Silva, L. F. R., Cipullo, M. A. T., Imbrizi, J. M., & Liberman, F. (2014). Oficinas de música e corpo como dispositivo na formação do profissional de saúde. Trabalho, Educação e Saúde, 12(1), 189-203.
|
Mapear e analisar as propostas de ensino de atividades e recursos nos cursos de terapia ocupacional |
Procedimentos metodológicos: levantamento e análise dos projetos políticos pedagógicos e das disciplinas específicas para o ensino de atividades e recursos; entrevistas com coordenadores dos cursos; aplicação de questionário aos docentes |
Disciplinas: Atividades e recursos terapêuticos e processos criativos; Terapia ocupacional e as práticas corporais; Atividades e recursos terapêuticos de comunicação e expressão; Recursos terapêuticos e abordagens corporais em TO; Laboratório de expressão corporal; Laboratório de abordagens corporais. |
Inforsato et al. (2017)Inforsato, E. A., Castro, E. D., Buelau, R. M., Valent, I. U., Silva, C. M., & Lima, E. M. F. A. (2017). Arte, corpo, saúde e cultura num território de fazer junto. Fractal: Revista de Psicología, 29(2), 110-117. http://dx.doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2160. http://dx.doi.org/10.22409/1984-0292/v29...
|
Apresentar projetos que compõem os cenários de formação prática dos estudantes de terapia ocupacional |
Relato de experiência apresentado em uma perspectiva ético-estético-política |
Experimentações em práticas corporais e artísticas, oficinas com linguagens artísticas e artes do corpo |
Liberman et al. (2017)Liberman, F., Lima, E. M. F. A., Maximino,V. S., & Carvalho, Y. M. (2017). Práticas corporais e artísticas, aprendizagem inventiva e cuidado de si. Fractal. Revista de Psicología, 29(2), 118-126. http://dx.doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2163. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2...
|
Apresentar experimentações corporais e estéticas em contextos de formação e produção artística |
Relato de experiência balizado por meio do método da cartografia |
Disciplinas: Saúde e corpo e Atividades e recursos terapêuticos: processos criativos. Nas disciplinas, são realizadas experimentações corporais (dança, música) |
Borba et al. (2018)Borba, P. L. O., Savani, A. C. C., Sousa, P. G. F., Medeiros, V. H. R., & Jurdi, A. P. S. (2018). Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 26(1), 219-224.
|
Relatar o processo do projeto de monitoria do curso de terapia ocupacional em disciplinas de atividades e recursos |
Relato de experiência elaborado com base nos relatórios das oficinas e das supervisões com os bolsistas. |
Massagem, dança, expressão corporal |