SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Senior dance as a resource of the occupational therapist with older adults: contributions in the quality of lifeAn overview of occupational therapy community practices in Latin America índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional

versión On-line ISSN 2526-8910

Resumen

PEREIRA, Jaqueline Barbosa; ALMEIDA, Maria Helena Morgani de; BATISTA, Marina Picazzio Perez  y  TOLDRA, Rosé Colom. Contribuições da terapia ocupacional no atendimento a usuários com insuficiência renal crônica no contexto de hospitalização. Cad. Bras. Ter. Ocup. [online]. 2020, vol.28, n.2, pp.575-599.  Epub 20-Mayo-2020. ISSN 2526-8910.  https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1855.

Introdução

A insuficiência renal crônica (IRC) e o tratamento a ela relacionado causam restrições e prejuízos à saúde física, mental, funcional e social dos usuários acometidos. A atenção desenvolvida pela terapia ocupacional com essa população na perspectiva da integralidade do cuidado durante o período de hospitalização contribui para melhorar a ambientação, qualificação do tempo de internação, recuperação funcional e confere apoio emocional.

Objetivo

Identificar e analisar as contribuições da terapia ocupacional no atendimento a usuários com IRC no contexto de hospitalização.

Método

Estudo qualitativo do tipo exploratório e descritivo que utilizou análise documental dos-relatórios de terapia ocupacional, referentes aos atendimentos realizados por este profissional no período de abril de 2015 a abril de 2018.

Resultados

Foram analisados 42 relatórios, sendo a maioria de usuários do sexo masculino, com idade igual ou maior de 60 anos e com algum nível de dependência funcional. As intervenções da terapia ocupacional foram categorizadas em quatro principais temáticas: contato inicial e acolhimento das necessidades; apoio para ressignificação do processo saúde-doença; auxílio para adaptação à nova condição de saúde e preparo para a alta e a nova rotina de cuidados.

Conclusão

A terapia ocupacional permitiu que aspectos de vida dos usuários alterados pela IRC, pela hospitalização e pelas mudanças no modo de vida decorrentes da doença fossem abordados por meio de técnicas terapêuticas diversas voltadas ao acolhimento das necessidades, estímulo à capacidade funcional, promoção da independência, (re) organização do cotidiano e inserção na rede de serviços.

Palabras clave : Insuficiência Renal Crônica; Hospitalização; Humanização da Assistência; Terapia Ocupacional; Equipe de Assistência ao Paciente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )