SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Configurações Estratégicas e Desempenho: um Estudo em Micro e Pequenas Empresas VarejistasEstratégia política e crescimento dos grupos empresariais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RAUSP Management Journal

versão On-line ISSN 2531-0488

Resumo

COSTA, Marconi Freitas da; COSTA, Carlos Everaldo; ANGELO, Claudio Felisoni de  e  MORAES, Walter Fernando Araújo de. Percepção da vantagem competitiva dos clubes de futebol: um estudo por meio da resource based view (RBV). RAUSP Manag. J. [online]. 2018, vol.53, n.1, pp.23-34. ISSN 2531-0488.  https://doi.org/10.1016/j.rauspm.2016.08.001.

O objetivo nesta pesquisa foi analisar a percepção dos clubes de futebol profissionais em relação às vantagens competitivas que estes possuem considerando os seus recursos internos e aspectos externos, à luz da RBV (visão baseada nos recursos). Além disso, a pesquisa visou desenvolver um modelo com variáveis (patrimônio, marca, comunicação, produto, patrocinadores e concorrentes) para entender a percepção que o clube de futebol tem sobre sua vantagem competitiva, no mercado futebolístico, sem a pretensão de comparar com a vantagem competitiva efetiva. A pesquisa foi realizada entre o segundo semestre de 2013 ao primeiro semestre de 2014. Foi empregado o método quantitativo, com questionários estruturados e com análise multivariada, por meio de regressão múltipla. Os dados foram coletados com clubes de futebol que participam dos principais campeonatos mundiais. Os resultados mostram que das variáveis envolvidas no modelo, apenas as variáveis da gestão estratégia da marca, da comunicação e da concorrência tiveram influência significativa para explicar a percepção dos clubes de futebol sobre a vantagem competitiva que estas organizações possuem. O diferencial desta pesquisa está na abordagem dos dados que foram coletados, pois a fonte de informações dos fatores das vantagens competitivas são provenientes dos próprios clubes de futebol profissionais, vinculados às principais ligas mundiais de futebol.

Palavras-chave : Estratégia; Resource-based view; Clubes de futebol; Vantagem competitiva; Percepção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )