SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Associação entre sintomas osteomusculares e estresse percebido em servidores públicos de uma Universidade Federal do Sul do BrasilEfeito do método Pilates no tratamento da lombalgia crônica: estudo clínico, controlado e randomizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BrJP

versão impressa ISSN 2595-0118versão On-line ISSN 2595-3192

Resumo

AGUIAR, Francisca Lidiane Ximenes da Silva; RAMOS, Luciana Fernandes Pastana  e  BICHARA, Cléa Nazaré Carneiro. Detecção de dor com características neuropáticas em pacientes com diabetes mellitus atendidos na atenção básica. BrJP [online]. 2018, vol.1, n.1, pp.15-20. ISSN 2595-0118.  http://dx.doi.org/10.5935/2595-0118.20180005.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Há uma carência de dados epidemiológicos sobre dor neuropática no Brasil. Assim, o presente estudo teve por objetivo detectar a presença de dor com características neuropáticas em pessoas com diabetes mellitus, atendidos pelo programa Hiperdia, em Santarém-Pará.

MÉTODOS:

Estudo transversal, realizado no período de abril a novembro de 2016, em sete Unidades Básicas de Saúde de Santarém. Foram incluídos pacientes com diabetes mellitus tipos 1 e 2, cadastrados no programa Hiperdia, que responderam a um questionário clínico e sociodemográfico. Todos que relataram dor responderam aos questionários Douleur Neuropathique4 questions e a escala analógica visual. Os dados foram tabelados e analisados estatisticamente através do software Bioestat® 5.0.

RESULTADOS:

A amostra foi composta por 129 pacientes, os quais todos possuíam diabetesmellitus tipo 2. Dentre eles, 67 (51,9%) referiram dor. Desses, 34,1% foram detectados com dor de características neuropáticas, com seu predomínio nos membros inferiores e de intensidade moderada. Os sintomas mais relatados foram formigamento, alfinetada/agulhada e adormecimento.

CONCLUSÃO:

Obteve-se uma prevalência expressiva de pessoas com dor de características neuropáticas, por meio da aplicação do questionário Douleur Neuropathique4 questions, que demonstrou ser um instrumento eficaz e de fácil aplicação. Sugere-se que seja feita a identificação da dor neuropática na atenção básica e que sejam realizados estudos de maior abrangência populacional em Santarém-Pará e na região norte, em razão da escassez de dados no Brasil.

Palavras-chave : Atenção básica; Diabetes mellitus; Dor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )