Acessibilidade / Reportar erro

Corrente Aussie em estudantes com cervicalgia crônica: um ensaio clínico randomizado

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A cervicalgia é uma síndrome dolorosa, aguda ou crônica, que acomete a coluna cervical. Uma das formas de tratamento é a eletroestimulação, que proporciona analgesia local trazendo mais conforto e funcionalidade ao paciente. Contudo ainda existem formas de corrente pouco exploradas. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos analgésicos e funcionais da corrente Aussie em estudantes com cervicalgia crônica.

MÉTODOS:

Vinte e quatro indivíduos foram separados em grupo controle (n=11) e grupo de eletroestimulação (n=13), com intensidade da corrente em nível sensorial. Foram realizadas 3 intervenções por semana, durante 4 semanas, totalizando 12 terapias por indivíduo. A avaliação foi feita com a aplicação do questionário Neck Disability Index, da escala analógica visual, do dinamômetro de preensão manual, e da goniometria da coluna cervical antes da intervenção, logo após o período de tratamento, e depois de um mês de seguimento.

RESULTADOS:

Em relação a todos os quesitos avaliados, não se verificou diferença significativa entre as três avaliações no grupo controle e no grupo tratado.

CONCLUSÃO:

A corrente Aussie, atingindo apenas o nível sensorial, não proporcionou efeitos analgésicos e funcionais significativos em estudantes com cervicalgia crônica.

Descritores:
Cervicalgia; Mensuração da dor; Terapia por estimulação elétrica

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br