Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias para alivio da dor durante a imunização

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A vacina é o método mais comum de causa de dor na infância, podendo levar a não aceitação da imunização. Diante disso, os profissionais da saúde precisam usar estratégias para o manuseio da dor em sua prática. O objetivo deste estudo foi analisar as terapias não farmacológicas utilizadas em ensaios clínicos para o manuseio da dor durante a imunização de crianças.

CONTEÚDO:

Nesta revisão integrativa, buscou-se artigos das bases de dados LILACS, Medline, BDENF e Pubmed, com o uso dos descritores “Ensaio clínico”, “Manejo da dor” e “Imunização”, com o operador booleano AND. Após busca e leitura, oito artigos foram incluídos nesta revisão. Os estudos analisados evidenciaram diferentes técnicas de manejo da dor como uso de filmes, brinquedos, posição facilitada e treinamento dos pais.

CONCLUSÃO:

As intervenções analisadas, demonstraram-se benéficas para o manejo da dor, podendo ser conduzidas por um profissional ou pelos próprios pais, amparando, dessa forma, os profissionais para sua implementação na prática clínica.

Descritores:
Criança; Ensaio clínico; Imunização; Manuseio da dor

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br