Acessibilidade / Reportar erro

Uso da neuromodulação não invasiva no tratamento da dor em disfunção temporomandibular: um estudo preliminar

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Na disfunção temporomandibular, a dor aparece de forma frequente e marcante, com tendência à cronicidade, através de mecanismos de neuroplasticidade mal adaptativo. Diante disso, a estimulação transcraniana por corrente contínua surge como uma possível estratégia de tratamento da dor crônica em disfunção temporomandibular. O presente estudo objetivou avaliar a eficácia da estimulação transcraniana por corrente contínua anódica nos sintomas dolorosos e, por conseguinte, nos níveis de ansiedade em indivíduos com disfunção temporomandibular muscular crônica.

MÉTODOS:

Os participantes receberam três tipos diferentes de intervenção cuja ordem foi randomizada: anódica no córtex motor primário, na região cortical dorsolateral pré-frontal e estimulação simulada.

RESULTADOS:

Houve melhorias significativas para a dor clínica em todos os protocolos de estimulação, com um alívio de aproximadamente 40% (p=0,001). Não houve diferença significativa no efeito da estimulação transcraniana por corrente contínua entre os diferentes tipos de estimulação (p=0,14). Ocorreu impacto positivo sobre os sintomas de ansiedade, com diminuição significativa nos níveis de ansiedade estado (p=0,035) e traço (p=0,009).

CONCLUSÃO:

O uso da estimulação transcraniana por corrente contínua melhorou a condição de saúde dos portadores de disfunção temporomandibular muscular crônica, promovendo um alívio do quadro álgico, diminuição do nível de ansiedade, além de gerar qualidade de vida.

Descritores:
Dor orofacial; Estimulação transcraniana por corrente contínua; Reabilitação

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br