SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Vulnerabilidade de idosos e relação com a presença de dorRelação entre atividade elétrica mastigatória, qualidade de vida e gravidade da disfunção em mulheres com disfunção temporomandibular crônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BrJP

versão impressa ISSN 2595-0118versão On-line ISSN 2595-3192

Resumo

ALVES, Élen dos Santos et al. Dor e dificuldade para dormir em idosos. BrJP [online]. 2019, vol.2, n.3, pp.217-224.  Epub 23-Set-2019. ISSN 2595-3192.  http://dx.doi.org/10.5935/2595-0118.20190039.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O Brasil apresenta mudanças no perfil sociodemográfico, acarretando mudanças no perfil epidemiológico e no envelhecimento populacional. Considerando o amento da população idosa com doença crônica não transmissível, e identificada a dor crônica como um problema de saúde pública e sua persistência associada à piora da qualidade do sono, este estudo teve como objetivo identificar a associação entre dificuldade para dormir autorrelatada e a intensidade da dor crônica.

MÉTODOS:

Realizou-se um estudo quantitativo, descritivo de corte transversal, composto por 187 idosos com mais de 60 anos, residentes em uma das áreas de Unidade de Saúde da Família do município. Foi utilizado um instrumento de caracterização sociodemográfica com uma pergunta norteadora sobre dificuldade para dormir (autorrelatada) e a Escala Multidimensional de Avaliação da Dor.

RESULTADOS:

A dor foi descrita como moderada e intensa, com maior prevalência nas regiões lombar, ilíaca e joelhos, sendo significativamente mais intensa (p=0,028) no grupo de idosos que tem dificuldade para dormir.

CONCLUSÃO:

As análises permitiram observar uma associação entre dificuldade para dormir e a intensidade da dor crônica.

Palavras-chave : Dor; Idoso; Sono; Transtornos de adaptação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )