Acessibilidade / Reportar erro

Proposta do instrumento índice de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A mensuração da dor e do desconforto oriundos de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho é um desafio conceitual e empírico, tendo em vista os processos cognitivos e subjetivos envolvidos na avaliação de sintomas somáticos. O objetivo deste estudo foi construir um índice de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho para avaliar o desconforto osteomuscular entre trabalhadores com e sem lesões por esforço repetitivo/distúrbios osteomusculares relacionados com o trabalho, uma síndrome que acomete milhares de trabalhadores todo o ano.

MÉTODOS:

Participaram da amostra 182 bancários do Estado da Bahia, sendo que 91 deles tinham o diagnóstico da síndrome.

RESULTADOS:

O índice de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho apresentou distribuição de frequência semelhante à da curva normal, com médias de 7,1 e 4,1 para os grupos com e sem diagnóstico, respectivamente.

CONCLUSÃO:

Além das propriedades psicométricas adequadas, o índice proposto se mostrou capaz de diferenciar, satisfatoriamente, trabalhadores com e sem diagnóstico de lesões por esforço repetitivo.

Descritores:
Distúrbios osteomusculares associados ao trabalho; Dor; Lesões por esforço repetitivo; Mensuração da dor

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br