SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue4Clinical evaluation and prevalence of fibromyalgia in hepatitis C patientsBack pain in adolescents: prevalence and associated factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


BrJP

Print version ISSN 2595-0118On-line version ISSN 2595-3192

Abstract

MANFROI, Miraíra Noal et al. Dor: o impulso na busca pela saúde por meio de práticas integrativas e complementares. BrJP [online]. 2019, vol.2, n.4, pp.316-320.  Epub Dec 02, 2019. ISSN 2595-3192.  http://dx.doi.org/10.5935/2595-0118.20190058.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Este estudo investigou as relações estabelecidas entre o componente lúdico e o processo de reabilitação, tratamento e promoção da saúde no contexto de um grupo que trata da dor, localizado em Florianópolis (SC).

MÉTODOS:

A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, tendo sido realizada por meio de uma investigação de campo, configurando-se como descritivo-exploratória. Foi realizada observação sistemática, durante dois meses, guiada por uma matriz, envolvendo a responsável pelo grupo, duas voluntárias e cerca de 15 integrantes. Para o registro de informações complementares, utilizou-se um diário de campo. Além disso, foram utilizados dois roteiros de entrevistas semiestruturadas, aplicados com quatro integrantes e com a responsável pelo grupo, ao final do período dos dois meses de observações. Os dados foram organizados e analisados em três tópicos: “Caracterização do grupo investigado e dinâmica dos encontros”, “O grupo como potencial de cura” e “Lian Gong/Qi Gong como uma possibilidade de olhar para a dor”.

RESULTADOS:

Os participantes indicaram que ao trabalhar Lian Gong/Qi Gong, meditação e auriculoterapia, contemplando o elemento lúdico, o grupo tornou-se um local de reconhecimento da subjetividade da dor de cada um, pelo indivíduo que sentia e pelo coletivo, gerando melhoras nas dores específicas e trazendo boas sensações aos que estão envolvidos, como alegria, entusiasmo e prazer.

CONCLUSÃO:

A criação do grupo e o engajamento das pessoas diminuiu o número de pedidos específicos de sessões de fisioterapia e proporcionou maior autonomia do participante em atender a sua própria dor.

Keywords : Dor; Grupo; Lian Gong/Qi Gong; Lúdico.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )