SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue4Clinical manifestations in patients with musculoskeletal pain post-chikungunyaThe impact of chronic pain on the quality of life and on the functional capacity of cancer patients and their caregivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


BrJP

Print version ISSN 2595-0118On-line version ISSN 2595-3192

Abstract

AZEVEDO, Nayara Freitas et al. Conhecimento da equipe de enfermagem sobre a dor do recém-nascido. BrJP [online]. 2019, vol.2, n.4, pp.331-335.  Epub Dec 02, 2019. ISSN 2595-3192.  http://dx.doi.org/10.5935/2595-0118.20190061.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Descrever o conhecimento da equipe de enfermagem sobre a avaliação e o tratamento da dor em recém-nascidos internados na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal de um hospital universitário do estado de Minas Gerais, pela relevância da temática no que se refere à qualidade da assistência neonatal.

MÉTODOS:

Pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, com 13 profissionais de uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e a análise de dados foi orientada pela Análise Temática de Conteúdo nos meses de janeiro a junho de 2018.

RESULTADOS:

Foram elaboradas quatro categorias: identificação da dor; métodos para a avaliação da dor; intervenções da equipe de enfermagem para o alívio da dor; aprendizado da enfermagem no manuseio da dor.

CONCLUSÃO:

O conhecimento dessa equipe está baseado na experiência individual e registram necessidades de mudanças nas estruturas formativas para o alcance de melhores resultados e práticas de enfermagem, fundamentadas em métodos científicos para uma assistência de qualidade.

Keywords : Conhecimento; Dor; Equipe de enfermagem; Enfermagem neonatal; Recém-nascido.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )