SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue4Knowledge of the nursing team about the newborn’s painChronic low back pain and walking speed: effects on the spatiotemporal parameters and in gait variability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


BrJP

Print version ISSN 2595-0118On-line version ISSN 2595-3192

Abstract

IZZO, Juliana Martins; CUNHA, Ana Marcia Rodrigues; CESARINO, Claudia Bernardi  and  MARTINS, Marielza Regina Ismael. O impacto da dor crônica na qualidade de vida e na capacidade funcional de pacientes oncológicos e de seus cuidadores. BrJP [online]. 2019, vol.2, n.4, pp.336-341.  Epub Dec 02, 2019. ISSN 2595-3192.  https://doi.org/10.5935/2595-0118.20190062.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor para o paciente oncológico pode representar agravamento do prognóstico, diminuição da autonomia, do bem-estar e qualidade de vida, afetando todas as esferas da vida do paciente com câncer e sua repercussão no cuidador. Assim, este estudo objetivou avaliar o impacto da dor crônica na qualidade de vida e na capacidade funcional de pacientes oncológicos e de seus cuidadores.

MÉTODOS:

Foram avaliados 11 cuidadores e 15 pacientes oncológicos de uma Clínica da Dor. Para avaliar a capacidade funcional dos pacientes, foi utilizada a escala de atividades físicas e instrumentais da vida diária e, para a qualidade de vida, foi utilizado o European Organization for Research and Treatment of Cancer Quality of Life Questionnaire, que indicou prejuízo nas funções social e emocional e prevalência dos sintomas fadiga e insônia.

RESULTADOS:

A média dos escores das atividades básicas e instrumentais da vida diária indicaram semi-dependência dos pacientes. Houve predominância feminina em pacientes (60%) e cuidadores (72,2%). A média de dor pela escala analógica visual foi 6,8. A Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit, indicou que 36,3% dos cuidadores apresentaram de moderada a grave sobrecarga e correlação positiva entre capacidade funcional e sobrecarga (p=0,003).

CONCLUSÃO:

A presença de dor crônica impacta de forma negativa e significante a qualidade de vida e a capacidade funcional dos pacientes com câncer, estendendo esse impacto para a figura do cuidador.

Keywords : Cuidadores; Dor do câncer; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )