Acessibilidade / Reportar erro

Métodos de diagnóstico e tratamento da síndrome da dor regional complexa: uma revisão integrativa da literatura

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A síndrome da dor regional complexa é caracterizada por dor intensa que acomete uma extremidade do corpo, além de edema, aumento da sensibilidade ao frio e ao toque, sudorese, alteração de coloração e diminuição da capacidade de movimento. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os métodos de diagnóstico e tratamento da síndrome da dor regional complexa.

CONTEÚDO:

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada no mês de abril de 2018, que utilizou bases de dados eletrônicas e um buscador acadêmico para a seleção dos estudos. Buscou-se complementar o levantamento com busca manual nas citações dos estudos primários identificados. Como estratégia de busca dos artigos, utilizou os descritores: “síndrome da dor regional complexa”, “dor”, “dor crônica”, “diagnóstico” e “tratamento” nos idiomas português e inglês. Foram identificadas 416 referências, sendo 11 artigos selecionados para o presente estudo. A maioria dos artigos foi publicado no ano de 2016 e em inglês. De modo geral, os artigos apresentam a fisiopatologia, os métodos de diagnóstico e de tratamento da síndrome da dor regional complexa, sendo possível identificar e analisar a consonância e a divergência encontrada na literatura científica.

CONCLUSÃO:

A base do diagnóstico da síndrome da dor regional complexa permaneceu clínica e não se tem um “padrão ouro” para conduzir o diagnóstico, pois não há indicadores de imagem ou marcadores séricos precisos. A avaliação psicológica e o tratamento de seus distúrbios, quando presentes, garantem melhor adesão do paciente ao tratamento instituído.

Descritores:
Diagnóstico; Dor; Dor crônica; Síndrome da dor regional complexa; Terapêutica

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br