Acessibilidade / Reportar erro

Instrumentos que avaliam a funcionalidade em indivíduos acometidos com a chikungunya e a Classificação Internacional de Funcionalidade. Revisão sistemática

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Atualmente a chikungunya vem se tornando um importante problema de saúde devido à sua sintomatologia dolorosa e à cronicidade dessa condição, que pode comprometer a funcionalidade dos indivíduos. Assim, através da utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, que tem como foco a funcionalidade no contexto biopsicossocial, esta revisão buscou detectar e auxiliar na escolha da ferramenta mais adequada para a medição da funcionalidade na prática clínica e nas pesquisas. O objetivo deste estudo foi revisar as publicações que possuem a funcionalidade de indivíduos com chikungunya como desfecho, analisando os instrumentos utilizados para sua avaliação, verificando sua relação com o modelo da Classificação.

CONTEÚDO:

Revisão sistemática da literatura, nas bases de dados Scielo, Pubmed, Scopus, LILACS, PEDro e Cochrane. Foram incluídos estudos observacionais ou de intervenção. Para a avaliação metodológica dos artigos foi utilizado o sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. De um total máximo de 1579 estudos encontrados, após aplicação de critérios de inclusão/exclusão e leitura, restaram 5 artigos. Analisando a frequência dos domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde encontrou-se: condição de saúde (3,86%), função (3,86%), estrutura do corpo (0,86%), atividade (67,82%), participação (8,15%), fatores ambientais (8,15%) e fatores pessoais (7,3%). Apenas um dos cinco artigos contemplava todos os domínios.

CONCLUSÃO:

Há carência de ferramentas que abordem a funcionalidade de acordo com o modelo proposto pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para a população com chikungunya.

Descritores:
Classificação Internacional de Funcionalidade; Febre de chikungunya; Incapacidade e saúde

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br