SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue4Instruments that evaluate the functioning in individuals affected with chikungunya and the International Classification of Functioning. A systematic reviewNotalgia paresthetica and neuropathic itch. Case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


BrJP

Print version ISSN 2595-0118On-line version ISSN 2595-3192

Abstract

ALMEIDA JUNIOR, Silvio de. Métodos in vivo para avaliação do potencial anti-inflamatório e antinociceptivo. BrJP [online]. 2019, vol.2, n.4, pp.386-389.  Epub Dec 02, 2019. ISSN 2595-3192.  http://dx.doi.org/10.5935/2595-0118.20190070.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A busca constante por compostos bioativos com atividade anti-inflamatória e antinociceptiva são de interesse dos centros de pesquisas. Para a caracterização dessas atividades são necessários ensaios em cobaias. Frente a isso, o objetivo deste estudo foi demonstrar alguns métodos para a avaliação do potencial anti-inflamatório e antinociceptivo de produtos naturais.

CONTEÚDO:

Para a avaliação dessas atividades é necessário um estímulo, sendo que a indução de processo inflamatório ou nociceptivo pode ser por indutores químicos como formol, carragenina, entre outros, ou ainda, equipamentos eletrônicos como placa quente. Para todos os ensaios, sempre é realizada a mensuração basal e posterior à administração do composto que está sendo estudado em comparação com um grupo controle. O planejamento do experimento, assim como toda a condução conforme protocolos já bem ilustrados, são ferramentas importantes no êxito do trabalho. Os testes apresentados avaliaram atividade antinociceptiva e anti-inflamatória assim como mecanismos envolvidos.

CONCLUSÃO:

Foi possível avaliar que os testes presentes na literatura hoje, atendem a necessidade do pesquisador na elucidação da atividade anti-inflamatória e atividade antinociceptiva de novos compostos.

Keywords : Contorção abdominal; Edema de pata; Formalina; Placa quente.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )