SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue4In vivo methods for the evaluation of anti-inflammatory and antinoceptive potentialSphenopalatine ganglion block for post-dural puncture headache after invasive cerebrospinal fluid pressure monitoring. Case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


BrJP

Print version ISSN 2595-0118On-line version ISSN 2595-3192

Abstract

RODRIGUES, Thiago Alves; DE-OLIVEIRA, Eduardo José Silva Gomes  and  GARCIA, João Batista Santos. Notalgia parestésica e prurido neuropático. Relato de caso. BrJP [online]. 2019, vol.2, n.4, pp.390-391.  Epub Dec 02, 2019. ISSN 2595-3192.  https://doi.org/10.5935/2595-0118.20190071.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A notalgia parestésica é um distúrbio neuropático sensitivo que acomete a região dorsal entre os dermátomos de T2 a T6, caracterizando-se por uma evolução crônica com períodos de remissão e exacerbação. O objetivo deste relato foi descrever um caso de notalgia parestésica, desde a sua investigação clínica e laboratorial até a conduta adotada.

RELATO DO CASO:

Paciente do sexo feminino, 77 anos, aposentada, compareceu para atendimento no Serviço Ambulatorial de Dor do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, tendo como queixa principal prurido intenso em região dorsal direita com extensão para as mamas, associada a dor intermitente, em queimação, choque e pontadas, piorando com esforço físico e movimento. Seu sono não era reparador. Ao exame físico, não referiu dor à palpação do local, com discreta hipoestesia em dermátomos T5 e T6, não havendo alteração de sensibilidade térmica. Negava histórico de lesões de pele. A paciente recebeu tratamento conservador farmacológico, havendo melhora importante do prurido, da dor e da qualidade do sono após seis meses.

CONCLUSÃO:

A notalgia parestésica é uma síndrome de etiologia ainda desconhecida, em que a escassez de estudos dificulta uma otimização das recomendações para direcionar o tratamento. Este relato ilustrou o manuseio de um caso de notalgia parestésica onde o tratamento com gabapentina foi empregado para o controle de dor, para o qual se mostrou eficiente.

Keywords : Dor; Neuralgia; Prurido; Tratamento farmacológico.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )