SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1The influence of the cannabinoid receptor CB1 on the periaqueductal gray in mice treated with photobiomodulation after chronic constriction injury of the sciatic nerve: a placebo-controlled trialEffects of duloxetine, fluoxetine and pregabalin on fentanyl-induced hyperalgesia in rattus novergicus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


BrJP

Print version ISSN 2595-0118On-line version ISSN 2595-3192

Abstract

NEVES, Morgana et al. Laser de baixa intensidade nos aspectos morfológicos periarticulares do joelho de ratos Wistar em modelo de artrite reumatoide. BrJP [online]. 2020, vol.3, n.1, pp.8-13.  Epub Feb 27, 2020. ISSN 2595-3192.  https://doi.org/10.5935/2595-0118.20200003.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Os efeitos deletérios da artrite reumatoide nos tecidos periarticulares ainda não estão totalmente elucidados, sendo pertinente a busca por tratamentos que possam modular o perfil inflamatório e a remodelação tecidual. O presente estudo avaliou os efeitos do laser de baixa intensidade (LBI) na morfologia dos tecidos periarticulares e membrana sinovial de ratos submetidos à um modelo de artrite reumatoide.

MÉTODOS:

Para tanto, 64 ratos machos foram divididos em períodos inflamatórios agudo (7 dias) e crônico (28 dias), com 4 grupos (n=8) cada, sendo: GC (grupo controle), GL (grupo lesão), GCLa (grupo controle laser) e GLLa (grupo lesão laser). Os animais dos grupos lesão foram submetidos a duas inoculações de Adjuvante Completo de Freund na concentração de 50µL, sendo a primeira na base da cauda e a segunda no joelho direito. Os animais do grupo controle foram submetidos a injeções com solução isotônica de cloreto de sódio. Os grupos GCla e GLLa foram tratados com LBI 660nm, pontual no joelho direito, 5J/ cm2. Após o período experimental, os animais foram eutanasiados e os joelhos processados para análises em microscopia de luz.

RESULTADOS:

Na análise morfológica, GC e GCLa apresentaram aspectos normais. O GL apresentou sinovite, fêmur e tíbia com alterações no periósteo, com células inflamatórias e modificações ósseas. A membrana sinovial mostrou sinais de melhora no GLLa. No período crônico, o tecido ósseo apresentou aspectos morfológicos, denotando remodelação tecidual.

CONCLUSÃO:

O modelo experimental foi eficiente em simular os eventos inflamatórios teciduais, e o laser de baixa intensidade apresentou efeitos benéficos sobre a morfologia dos tecidos periarticulares.

Keywords : Articulação do joelho; Artrite reumatoide; Terapia a laser.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )