SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Use of auriculotherapy to control of low back pain, anxiety and stress of professionals of the correctional systemPain perception and quality of life in burning mouth syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


BrJP

Print version ISSN 2595-0118On-line version ISSN 2595-3192

Abstract

SOARES, Lélio Fernando Ferreira et al. Ansiedade e depressão associados à dor e desconforto das desordens temporomandibulares. BrJP [online]. 2020, vol.3, n.2, pp.147-152.  Epub June 08, 2020. ISSN 2595-3192.  http://dx.doi.org/10.5935/2595-0118.20200029.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A etiologia das disfunções temporomandibulares engloba fatores locais e sistêmicos, destacando-se a condição oclusal, trauma, atividades parafuncionais e estresse emocional, derivando-se os sinais de ansiedade e de depressão. Esses, por sua vez, apresentam maior propensão em se desenvolver na população universitária devido às mudanças exigidas ao ingressar na universidade e a cobrança por um bom desempenho. O objetivo deste estudo foi avaliar a correlação de sintomas de ansiedade e de depressão e a existência de sintomas associados às disfunções temporomandibulares em estudantes universitários.

MÉTODOS:

Realizou-se um estudo clínico epidemiológico, aleatório e transversal, cuja amostra foi constituída por 100 estudantes universitários, aos quais foram aplicados os questionários Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders: Eixo II e o Hospital Anxiety and Depression Scale. Para a análise estatística foram utilizados os testes Qui-quadrado e o Modelo de regressão logística.

RESULTADOS:

Os resultados do presente estudo foram constituídos pelas respostas de 79 mulheres e 21 homens, com média de idade de 19 anos. Foram observadas as seguintes associações: estado de saúde geral e depressão, ansiedade e dor na face/estalos, hábito de ranger/apertar os dentes ao dormir, e resposta “sim” para ansiedade, desconforto com seus dentes e depressão; estado de angustiado/preocupado com todas as questões de ansiedade; depressão e pensamentos sobre morte, dificuldade em respirar e sentir-se desanimado sobre o futuro.

CONCLUSÃO:

A partir dos dados obtidos foi possível concluir que a presença de sintomas relativos à ansiedade e depressão interferem nos sintomas dolorosos das disfunções temporomandibulares da população abordada.

Keywords : Estresse psicológico; Sinais e sintomas; Transtornos da articulação temporomandibular.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )