SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Pain perception and quality of life in burning mouth syndromeFrequency of musculoskeletal symptoms among police officers: systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


BrJP

Print version ISSN 2595-0118On-line version ISSN 2595-3192

Abstract

OLIVEIRA, Sharon Shyrley Weyll; VASCONCELOS, Rayzza Santos; AMARAL, Verônica Rabelo Santana  and  SA, Katia Nunes. A espiritualidade no enfrentamento da dor em pacientes oncológicos: revisão sistemática. BrJP [online]. 2020, vol.3, n.2, pp.158-163.  Epub June 08, 2020. ISSN 2595-3192.  https://doi.org/10.5935/2595-0118.20200028.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A relação entre espiritualidade e enfrentamento do câncer ainda é um desafio para o cuidado integral em saúde. Portanto, é necessário analisar se o nível de espiritualidade interfere diretamente nos marcadores clínicos, como na intensidade da dor em pessoas com câncer. O presente estudo teve como objetivo analisar a relação da espiritualidade com o enfrentamento da dor e as estratégias utilizadas em pacientes adultos oncológicos.

CONTEÚDO:

Trata-se de uma revisão sistemática, com registro na base International Prospective Register of Systematic Reviews: CRD42018108835. A busca foi realizada nas bases: Pubmed, Medline, LILACS, Scielo e ScienceDirect até maio de 2019, disponíveis em todos os idiomas. A estratégia de pesquisa foi definida para o banco de dados Pubmed como um parâmetro: (neoplasms or cancer) AND (spirituality) AND (pain). Foram estudados adultos com neoplasias, de ambos os sexos, que enfrentam a dor. Os estudos que não abordaram a dor associada à espiritualidade foram excluídos. Foram encontrados 588 estudos, sendo 13 elegíveis. Entre esses, nove estudos mostraram que a espiritualidade contribuiu no enfrentamento positivo da dor. Com relação ao nível de espiritualidade, o maior bem-estar espiritual esteve associado com menor intensidade da dor em três estudos. As estratégias espirituais utilizadas foram, mindfulness, meditação, relaxamento, oração, suporte de líderes e membros religiosos.

CONCLUSÃO:

Apesar dos poucos estudos encontrados, os achados ampliam o conhecimento sobre a relação positiva da espiritualidade com o enfrentamento da dor e evidencia as estratégias espirituais para o manejo dessa condição de saúde em pacientes oncológicos.

Keywords : Dor do câncer; Espiritualidade; Neoplasias.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )