SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue4Validation of visual instrument for location and measurement of pain intensityLow back pain prevalence in Parkinson's disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


BrJP

Print version ISSN 2595-0118On-line version ISSN 2595-3192

Abstract

ALMEIDA, Elias Pereira de; SALGASSO, Marcelo Eder; OLIVEIRA, Anamaria Siriani de  and  LIBARDONI, Thiele de Cássia. Comparação da força da musculatura isométrica entre ombro doloroso e não doloroso em pacientes com sintomas de impacto subacromial. BrJP [online]. 2020, vol.3, n.4, pp.305-309.  Epub Jan 08, 2021. ISSN 2595-3192.  http://dx.doi.org/10.5935/2595-0118.20200201.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A síndrome do impacto subacromial é uma disfunção da articulação glenoumeral, podendo gerar dor, incapacidade funcional, dependência e baixa qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi comparar a força muscular isométrica entre ombro doloroso e não doloroso e verificar a relação entre dor e incapacidade no ombro e força muscular isométrica do ombro e nível de cinesiofobia em indivíduos com sintomas de síndrome do impacto subacromial.

MÉTODOS:

Participaram do estudo 20 voluntários com sintomas de síndrome do impacto subacromial. A avaliação foi realizada por meio de ficha de avaliação, questionário Shoulder Pain and Disability Index (SPADI - BRASIL) para avaliação da incapacidade e dor no ombro e questionário TAMPA para analisar o nível de cinesiofobia. A avaliação da força muscular isométrica do ombro foi realizada utilizando o instrumento Manual Hand-Held Dynamometer estabilizado por faixa rígida nos movimentos de flexão, extensão, abdução, rotação interna e externa do ombro.

RESULTADOS:

Na comparação de força muscular isométrica entre lado sintomático e assintomático foi verificada evidência de diferença significativa (p<0,05) para todos os movimentos avaliados. Houve relação negativa significativa entre índice de dor e incapacidade no ombro e força muscular isométrica no movimento de flexão e rotação interna, além de relação positiva significativa com nível de cinesiofobia.

CONCLUSÃO:

Indivíduos com sintomas de síndrome do impacto subacromial apresentaram redução significativa da força muscular isométrica do ombro sintomático. O índice de dor e incapacidade no ombro está relacionado com força muscular isométrica do ombro e com nível de cinesiofobia.

Keywords : Dinamômetro de força muscular; Fisioterapia; Força muscular; Síndrome do impacto do ombro.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )