Acessibilidade / Reportar erro

O trabalho docente nas instituições de ensino superior privado em Brasília

RESUMOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES APRESENTADAS NO PPG-SOL/UnB DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2006

TESES

O trabalho docente nas instituições de ensino superior privado em Brasília

Tânia Cristina Alves de Siqueira

Curso: Doutorado em Sociologia

Data da defesa: 4 de dezembro de 2006

Orientadora: Profª Drª Fernanda Antonia da Fonseca Sobral

RESUMO

O esforço ao longo desta tese foi o de buscar uma visão sobre o processo de construção identitária dos docentes do ensino superior privado em Brasília, bem como verificar a importância atribuída à dimensão profissional, considerada neste estudo como um dos principais componentes da identidade desse grupo específico. Essa dimensão assevera-se como um dos principais componentes da identidade dos indivíduos, pois, como assinalado por Dubar (2005), "o emprego, por ter se tornado um bem raro, condiciona a construção das identidades sociais; por passar por mudanças impressionantes, o trabalho obriga a transformações identitárias delicadas".

Partiu-se da suposição de que a identidade dos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) particulares sofre fortes repercussões tanto das transformações ocorridas no mundo do trabalho, quanto das transformações recentes relativas ao processo de expansão dessas instituições no Brasil nos anos de 1990. Esta suposição, por sua vez, está relacionada a uma definição do trabalho do docente no ensino superior que está condicionada à instituição na qual exerce sua atividade. Assim, o que se pretende, com este trabalho, é responder às seguintes questões: 1) Como as transformações em curso no mundo do trabalho e a expansão do ensino superior privado nos últimos anos têm afetado a identidade dos docentes da IES particulares? 2) Quem são os docentes das IES particulares de Brasília?

Mediante análise da literatura relativa às questões tanto do trabalho quanto da educação e de uma pesquisa de caráter qualitativo com o uso de entrevistas semi-estruturadas, aplicando-se entrevistas em profundidade, foram investigadas, por exemplo, questões tais como a motivação para o exercício da docência nas IES particulares, a contratação hora-aula, os desafios e tendências das IES particulares.

Verificou-se que a identidade dos docentes das IES particulares vai se constituir na interseção das relações sociais, sendo que um dos elementos essenciais para o processo de sua construção é o reconhecimento social. No entanto, constatou-se que elementos como o desencantamento e o sofrimento são bastante comuns entre esses docentes no confronto do dia-a-dia das instituições e da gestão educacional que operam mediante critérios de mercado que impactam o trabalho desses docentes; e é nesse sentido que suas identidades vêm sendo construídas, permeadas pela angústia em torno da questão da demissão associada ao fracasso em relação à carreira ou ao exercício profissional. O espaço institucional onde exercem suas atividades sinaliza a impossibilidade de construção de uma carreira e o aproveitamento de um conjunto de qualificações.

Palavras-chave: trabalho docente, identidade profissional, ensino superior privado.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Dez 2006
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br