Acessibilidade / Reportar erro

Educação física escolar: formação ou pseudoformação?

Resumos

Neste trabalho procuro discutir a permanência das práticas competitivas no interior das aulas de Educação Física na escola básica. Partindo do referencial da Teoria Crítica, proponho uma reflexão sobre os limites formativos das práticas corporais de caráter competitivo. Antes de afirmar uma possibilidade de formação emancipatória essas práticas concorrerem para perpetuar a reificação dos indivíduos e de suas relações com a sociedade e com os demais indivíduos, uma vez que as práticas competitivas são, por definição, seletivas e, portanto, excludentes. Reivindicando para a Educação Física escolar um papel preponderante na formação humana, recorro aos trabalhos de Herbert Marcuse, Max Horkheimer e Theodor Adorno para reafirmar o potencial de resistência e crítica à cultura reificada impresso nas práticas corporais escolares.

Educação Física escolar; corporalidade e formação humana; Educação Física escolar e competição


This work aims at discussing practices in Physical Education classes. From a Critical Theory, a reflection about the limits of these practices in school is proposed. Before a possibility of education emancipation, these practices contribute to the maintenance in society. There are people self-converted into objects. From Herbert Marcuse, Max Horkheimer and Theodore Adorno's works, resistance and critical potential of corporal practices in school are searched for.

Physical Education in the school; corporal practices and human formation; Physical Education and competition


DOSSIÊ - CORPORALIDADE E EDUCAÇÃO

Educação física escolar: formação ou pseudoformação?

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira

Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC/SP. Professor do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. marcusat@educacao.ufpr.br

RESUMO

Neste trabalho procuro discutir a permanência das práticas competitivas no interior das aulas de Educação Física na escola básica. Partindo do referencial da Teoria Crítica, proponho uma reflexão sobre os limites formativos das práticas corporais de caráter competitivo. Antes de afirmar uma possibilidade de formação emancipatória essas práticas concorrerem para perpetuar a reificação dos indivíduos e de suas relações com a sociedade e com os demais indivíduos, uma vez que as práticas competitivas são, por definição, seletivas e, portanto, excludentes. Reivindicando para a Educação Física escolar um papel preponderante na formação humana, recorro aos trabalhos de Herbert Marcuse, Max Horkheimer e Theodor Adorno para reafirmar o potencial de resistência e crítica à cultura reificada impresso nas práticas corporais escolares.

Palavras-chave: Educação Física escolar, corporalidade e formação humana, Educação Física escolar e competição.

ABSTRACT

This work aims at discussing practices in Physical Education classes. From a Critical Theory, a reflection about the limits of these practices in school is proposed. Before a possibility of education emancipation, these practices contribute to the maintenance in society. There are people self-converted into objects. From Herbert Marcuse, Max Horkheimer and Theodore Adorno's works, resistance and critical potential of corporal practices in school are searched for.

Key-words: Physical Education in the school, corporal practices and human formation, Physical Education and competition.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ADORNO, Theodor. A filosofia e os professores. In: Educação e emancipação São Paulo: Paz e Terra, 1995.
  • _____. Teoria da semicultura. Educação e Sociedade, n. 56, p. 388-411, dez. 1996.
  • ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Ulisses ou mito e esclarecimento. In: Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
  • _____; _____. Juliette ou esclarecimento e moral. In: _____; _____. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
  • _____; _____. Interesse pelo corpo. In: _____; _____. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
  • MARCUSE, Herbert. Sobre o caráter afirmativo da cultura. In: Cultura e sociedade São Paulo: Paz e Terra, 1997.
  • _____. Para a crítica do hedonismo. In: Cultura e sociedade São Paulo: Paz e Terra, 1997.
  • VAGO, Tarcísio Mauro. Educação Física escolar: temos o que ensinar? Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. n. 1, p. 20-24, 1995.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2000
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br