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Organização escolar no início do século XX: o caso do Paraná

School administration at the beginning of the XXth century: the case of Paraná

Resumos

A nova ordem política, instaurada com a Proclamação da República, exigiu a reformulação dos quadros político e administrativo no âmbito federal e no âmbito estadual. Em algumas áreas prevaleceram as práticas que vinham ocorrendo no período político anterior. No tocante à organização escolar, as mudanças propostas, na primeira Reforma de Ensino para o Distrito Federal, não repercutiram de forma imediata nas administrações estaduais. As tentativas estaduais visavam adaptar o novo regime de governo para uma educação que muito se distanciava da realidade social existente. No Paraná, diversos foram os Regulamentos tentando alterações na organização escolar para compatibilizar uma sistemática de ensino moderna e eficiente. As inovações na educação provenientes da Europa e dos Estados Unidos foram colocadas em prática nos estados economicamente mais prósperos, como São Paulo, servindo de referência e modelo para a sua implantação no Paraná. A criação de níveis escolares, como a escola maternal e os jardins de infância, a divisão das escolas primárias em simples e intermediárias e a implantação do ensino seriado, entre outras medidas, evidenciaram a influência estrangeira que aconteceu no Paraná mediante o modelo paulista. A necessidade de formar professores para atuarem no ensino primário foi preocupação constante das autoridades em relação à Escola Normal que, afinal, tornada independente em 1922, pode desenvolver, daí em diante, uma melhor orientação pedagógica. O quadro de escolas paranaenses, tanto públicas como particulares, apesar de restrito, completava-se na segunda década do século XX, compondo-se de escolas de nível primário, secundário, profissionalizante, técnico e superior.

organização escolar; escola primária; escola profissionalizante


The new political order, produced by the Republic Proclamation demanded a reformulation of political and administrative membership in Federal and State level. In some places prevailed the practices that were used before the political change. In relation to school organization, in the first Reform of Education System for Federal District, the proposed changes did not reflect in State Administrations, immediately. The states tried to adapt the new govern regime to an education system that was too far away of the social reality of the moment. In Paraná, many were the rules trying modifications in school organization to allow a modern and efficiently teaching system. The innovations in education originally from Europe and the United States were used in the richest states, as São Paulo, and used as references and model to its implementation in Paraná. The creation of school levels, as kindergarten, division of fundamental school series, among other initiatives showed up the foreign influence that happened in Paraná because the Paulista's model. The necessity to graduate teachers to work in fundamental school was constantly preoccupation of authorities in relation to the Normal School that, in the end, became independent in 1922 and could develop, since then, a better pedagogic orientation. The complex of Paraná's schools, as public as private ones, despite its restrictive performance, was going to be complete in the second decade of XXTH. Century, composed by primary schools, high school, professional schools, technical schools and university.

school organization; teaching levels; teacher


Organização escolar no início do século XX: o caso do Paraná* * O trabalho é resultado da reflexão e análise das pesquisas, realizadas pela autora, que permitiram a elaboração da Dissertação de Mestrado, intitulada O ensino primário na Província do Paraná, e da Tese de Doutorado, intitulada Ensino primário e sociedade no Paraná durante a Primeira República.

School administration at the beginning of the XXth century: the case of Paraná

Maria Cecília Marins de Oliveira

Doutora em História da Educação, Professora da Área Temática História e Historiografia da Educação do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. cecioliveira@onda.com.br

RESUMO

A nova ordem política, instaurada com a Proclamação da República, exigiu a reformulação dos quadros político e administrativo no âmbito federal e no âmbito estadual. Em algumas áreas prevaleceram as práticas que vinham ocorrendo no período político anterior. No tocante à organização escolar, as mudanças propostas, na primeira Reforma de Ensino para o Distrito Federal, não repercutiram de forma imediata nas administrações estaduais. As tentativas estaduais visavam adaptar o novo regime de governo para uma educação que muito se distanciava da realidade social existente. No Paraná, diversos foram os Regulamentos tentando alterações na organização escolar para compatibilizar uma sistemática de ensino moderna e eficiente. As inovações na educação provenientes da Europa e dos Estados Unidos foram colocadas em prática nos estados economicamente mais prósperos, como São Paulo, servindo de referência e modelo para a sua implantação no Paraná. A criação de níveis escolares, como a escola maternal e os jardins de infância, a divisão das escolas primárias em simples e intermediárias e a implantação do ensino seriado, entre outras medidas, evidenciaram a influência estrangeira que aconteceu no Paraná mediante o modelo paulista. A necessidade de formar professores para atuarem no ensino primário foi preocupação constante das autoridades em relação à Escola Normal que, afinal, tornada independente em 1922, pode desenvolver, daí em diante, uma melhor orientação pedagógica. O quadro de escolas paranaenses, tanto públicas como particulares, apesar de restrito, completava-se na segunda década do século XX, compondo-se de escolas de nível primário, secundário, profissionalizante, técnico e superior.

Palavras-chave: organização escolar, escola primária, escola profissionalizante.

ABSTRACT

The new political order, produced by the Republic Proclamation demanded a reformulation of political and administrative membership in Federal and State level. In some places prevailed the practices that were used before the political change. In relation to school organization, in the first Reform of Education System for Federal District, the proposed changes did not reflect in State Administrations, immediately. The states tried to adapt the new govern regime to an education system that was too far away of the social reality of the moment. In Paraná, many were the rules trying modifications in school organization to allow a modern and efficiently teaching system. The innovations in education originally from Europe and the United States were used in the richest states, as São Paulo, and used as references and model to its implementation in Paraná. The creation of school levels, as kindergarten, division of fundamental school series, among other initiatives showed up the foreign influence that happened in Paraná because the Paulista's model. The necessity to graduate teachers to work in fundamental school was constantly preoccupation of authorities in relation to the Normal School that, in the end, became independent in 1922 and could develop, since then, a better pedagogic orientation. The complex of Paraná's schools, as public as private ones, despite its restrictive performance, was going to be complete in the second decade of XXTH. Century, composed by primary schools, high school, professional schools, technical schools and university.

Key-words: school organization, teaching levels, teacher

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Recebido em 04/05/2001

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  • *
    O trabalho é resultado da reflexão e análise das pesquisas, realizadas pela autora, que permitiram a elaboração da Dissertação de Mestrado, intitulada
    O ensino primário na Província do Paraná, e da Tese de Doutorado, intitulada
    Ensino primário e sociedade no Paraná durante a Primeira República.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      05 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 2001

    Histórico

    • Recebido
      04 Maio 2001
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