Acessibilidade / Reportar erro

Corticóide para todas as meningites?

MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Corticóide para todas as meningites?

Alexandre Marra; Luiz Fernando Aranha Camargo

A taxa de mortalidade e as seqüelas neurológicas entre pacientes adultos com meningite bacteriana, especialmente a meningite pneumocóccica, continuam altas, mesmo com a utilização de terapia antimicrobiana adequada e com a esterilização liquórica em 24-48 horas. O que fazer para mudar esse panorama assustador?

Gans e Van de Beek realizaram um estudo sobre o uso da dexametasona na meningite bacteriana no adulto. Esse estudo clínico multicêntrico, prospectivo, randomizado, duplo-cego, utilizou em 157 pacientes dexametasona 10 mg endovenoso de 6/6 horas durante 4 dias e no outro grupo de 144 pacientes, um placebo, com o objetivo de avaliar a evolução neurológica dos pacientes com meningite bacteriana por um período de oito semanas. O corticóide era administrado 15-20 minutos antes ou concomitante à infusão do antibiótico para o tratamento da meningite.

Os resultados foram muito interessantes, demonstrando uma diminuição de mortalidade nos pacientes com meningite bacteriana aguda, que receberam dexametasona, com maior benefício para os pacientes com meningite pneumocóccica. Para meningites por outros agentes (Neisseria meningitidis e outros agentes) não houve diferença estatisticamente significante. O tratamento com dexametasona não aumentou o risco de hiperglicemia e complicações gastrointestinais.

Devemos prestar atenção que neste estudo, 72% das meningites eram causadas por Streptococcus pneumoniae, todos sensíveis à penicilina, com concentração inibitória mínima menor do que 0,1 µg/mL. Esse é um padrão de sensibilidade diferente do nosso meio em que temos pneumococos com resistência completa ou resistência intermediária à penicilina. Podemos necessitar, nestes casos, de cefalosporinas de terceira geração ou até de associação com vancomicina e podemos ter problemas com a penetração dessa droga pela barreira hemato-encefálica com o uso do corticóide.

Referência

Gans J, Van de Beek D, for the European Dexamethasone in Adulthood Bacterial Meningitis Study Investigators. Dexamethasone in adults with bacterial meningitis. N Engl J Med 2002;347(20):1549-56.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jul 2003
  • Data do Fascículo
    Jun 2003
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br