Acessibilidade / Reportar erro

Demandas higienistas no século XX: aspectos histórico-educacionais

RESUMO DE DISSERTAÇÃO

Demandas Higienistas no Século XX: aspectos histórico-educacionais1 1 Este estudo também faz parte do Grupo de Pesquisa "Estudo sobre os movimentos Higienista e Eugênico enquanto construção histórica" sob a coordenação da profª. Dra. Maria Lucia Boarini.

Marcos Maestri

Professor assistente do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e no Centro de Ensino Superior de Maringá - PR

Endereço para correspondência Endereço para correspondência : Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, Av. Colombo, 5790, CEP 87020-900, Maringá, Paraná.

Palavras-chave: Liga Brasileira de Hygiene Mental; Higienismo e Educação; Campanhas antialcoolismo.

(Resumo da dissertação de mestrado em Fundamentos da Educação sob orientação da profª Dra. Maria Lúcia Boarini apresentada à Universidade Estadual de Maringá, 2000)

O objetivo deste estudo é descrever o "programa de Hygiene Mental e Eugenetica", no que tange as "campanhas antialcoolicas", encaminhadas pela Liga Brasileira de Hygiene Mental, especialmente aquelas desenvolvidas nas escolas, para "combater a degeneração nervosa e mental nos indivíduos normais" no período entre os anos de 1925 a 1934, no Brasil. Partimos da perspectiva de que a organização produtiva de uma sociedade define, em grande medida, a organização sócio-econômico-político-cultural desta mesma sociedade. E esta organização produtiva transforma e é transformada tanto por fatores externos quanto por fatores internos ao país em debate. O estudo tem como fonte principal os "Archivos Brasileiros de Hygiene Mental", revista da Liga Brasileira de Hygiene Mental. Constatamos que, apesar do empenho, da dedicação, das diversas campanhas antialcoolismo, empreendidas pelos higienistas, não houve uma significativa conscientização da população contra o alcoolismo e nem a diminuição do seu consumo. Concluímos que o tempo passado indica que, apesar dos esforços e da tenacidade demonstrados pelos membros da Liga Brasileira de Hygiene Mental, os problemas ocorridos pelo consumo de bebidas alcoólicas não podem ser compreendidos e enfrentados apenas como uma questão individual ou que podem ser evitados através de campanhas realizadas, sobretudo, no âmbito escolar. O consumo de bebidas alcoólicas não é apenas uma questão de saúde. A solução não habita no terreno particular da educação, da família ou de outra instituição qualquer, tomada isoladamente, pois são inúmeros e complexos os interesses antagônicos envolvidos nesta questão. O alcoolismo é uma produção histórica, o que significa dizer que é no bojo do desenvolvimento da organização produtiva que a sociedade (capitalista) produz suas contradições sociais.

  • Endereço para correspondência

    :
    Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, Av. Colombo, 5790, CEP 87020-900, Maringá, Paraná.
  • 1
    Este estudo também faz parte do Grupo de Pesquisa "Estudo sobre os movimentos Higienista e Eugênico enquanto construção histórica" sob a coordenação da profª. Dra. Maria Lucia Boarini.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      10 Mar 2011
    • Data do Fascículo
      Mar 2000
    Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
    E-mail: revpsi@uem.br