Acessibilidade / Reportar erro

Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental

Field Classes in natural environment and science learning: a study with students from elementary school

Resumos

Este trabalho discute a contribuição das aulas de Ciências desenvolvidas em fragmentos dos ecossistemas terrestres naturais brasileiros na relação entre os aspectos emocionais e seu papel na motivação dos alunos em um contexto educativo. Analisa também como a abordagem menos fragmentada e menos abstrata de determinados conhecimentos referentes à ecologia pode contribuir para o processo de aprendizagem.

ensino de Ciências; aspectos emocionais; motivação; aula de campo; ecologia


This paper discusses the contribution of science classes that deal with parts of the Brazilian Terrestrial Ecosystem's in terms of the relationships between emotional aspects and their role in students' motivation, within an educational context. It also analyzes how a less fragmented approach to some ecology content may contribute positively to the learning process.

Science teaching; emotional aspects; motivation; field class; ecology


ARTIGOS

Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências - um estudo com alunos do ensino fundamental

Field Classes in natural environment and science learning – a study with students from elementary school

Tatiana SeniciatoI; Osmar CavassanII

IDoutoranda em Educação para a Ciência. Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Campus de Bauru, São Paulo, Brasil). E-mail: tseniciato@hotmail.com

IIProfessor assistente doutor do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Campus de Bauru, São Paulo, Brasil). E-mail: cavassan@fc.unesp.br

RESUMO

Este trabalho discute a contribuição das aulas de Ciências desenvolvidas em fragmentos dos ecossistemas terrestres naturais brasileiros na relação entre os aspectos emocionais e seu papel na motivação dos alunos em um contexto educativo. Analisa também como a abordagem menos fragmentada e menos abstrata de determinados conhecimentos referentes à ecologia pode contribuir para o processo de aprendizagem.

Unitermos: ensino de Ciências, aspectos emocionais, motivação, aula de campo, ecologia.

ABSTRACT

This paper discusses the contribution of science classes that deal with parts of the Brazilian Terrestrial Ecosystem's in terms of the relationships between emotional aspects and their role in students' motivation, within an educational context. It also analyzes how a less fragmented approach to some ecology content may contribute positively to the learning process.

Keywords: Science teaching, emotional aspects, motivation, field class, ecology.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em abril de 2003 e selecionado para publicação em janeiro de 2004.

  • ARENDT, H. Entre o passado e o futuro São Paulo: Perspectiva, 1972. 351 p.
  • BENETTI, B. A temática ambiental e os procedimentos didáticos: perspectivas de professores de Ciências In: VIII ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 6, 2002, São Paulo. Anais.. São Paulo: FEUSP, 2002. 1 CD-ROM.
  • CARVALHO, L. M. A temática ambiental e a escola do 1ş grau São Paulo, 1989. 286 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
  • CECCON, S.; DINIZ, R. E. S. A temática ambiental no ensino de biologia: estudando o cerrado e discutindo cidadania. In: VIII ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 6, 2002, São Paulo. Anais.. São Paulo: FEUSP, 2002. 1 CD-ROM.
  • CHAPANI, D. T.; CAVASSAN, O. O estudo do meio como estratégia para o ensino de Ciências e educação ambiental. Mimesis, Bauru, v. 18, n. 1, p. 19-39, 1997.
  • DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes São Paulo: Companhia da Letras. 2001. 330 p.
  • GROSSMAN, P. L.; WILSON, S. M.; SHULMAN, L. S. Teacher of substance: subject matter knowledge for teaching. In: REYNOLDS, MC. (ed.). Knowledge base for the beginning teacher New York: Perganon, 1989. Chapter 3, p. 23-36.
  • KAWASAKI, C. S. Nutrição vegetal: campo de estudo para o ensino de Ciências. São Paulo, 1998. 313f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
  • LANZ, R. A pedagogia Waldorf 5. ed. São Paulo: Antroposófica. 1990. 179 p.
  • LEÃO, R. M. A floresta e o homem São Paulo: Edusp. 2000. 448 p.
  • LOPES, G. C. L. R.; ALLAIN, L. R. Lançando um olhar crítico sobre as saídas de campo em biologia através do relato de uma experiência. In: VIII ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 6 , 2002, São Paulo. Anais.. São Paulo: FEUSP, 2002. 1CD-ROM.
  • LORENZI, H.; MELLO FILHO, L. E. As plantas tropicais de R. Burle Marx São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2001. 448p.
  • LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 2. ed. Nova Odessa: Plantarum, 1998. 2 v. em 1. 352p.
  • MACHADO, A. B. M. Conservação da natureza e educação. In: CONGRESSO NACIONAL SOBRE ESSÊNCIAS NATIVAS, 1982, Campos do Jordão. Anais.. Campos do Jordão: [s.n.], 1982. p. 109-108.
  • MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. 128p.
  • __________. Os sete saberes necessários à educação do futuro São Paulo: Cortez/UNESCO. 2001. 118 p.
  • MOREIRA, A. L. O. R.; SOARES, J. J. Percepção de Floresta: uma pesquisa entre visitantes de 7 a 12 anos do Parque do Ingá em Maringá/PR. In: VIII ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 6, 2002, São Paulo. Anais.. São Paulo: FEUSP, 2002. 1 CD-ROM.
  • PASQUALI, M. S. et al Ensinando elementos da natureza no Bosque Saint-Hilaire. In: VIII ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 4, 2002, São Paulo. Anais.. São Paulo: FEUSP, 2002. 1 CD-ROM.
  • PIAGET, J. Seis estudos de psicologia 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2001. 136p.
  • PINHEIRO, P. G. A representatividade das ilustrações botânicas presentes nos livros didáticos de Ciências no processo de ensino e aprendizagem Bauru, 2001. 64f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista.
  • ROCHA, L. M. Unidades de conservação e organizações não-governamentais em parceria: programas de educação ambiental. In: TABANEZ, M. F.; PÁDUA, S. M. (org.). Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Brasília: IPÊ, 1998, p. 237-246.
  • SALLES, J. C.; GUIDO, L. F. E.; CUNHA, A. M. O. Atividades de educação ambiental no ensino sobre ecossistemas brasileiros. In: VIII ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 6, 2002, São Paulo. Anais.. São Paulo: FEUSP, 2002. 1 CD-ROM.
  • SANTOS, F. M. T. Afeto, emoção e motivação: uma nova agenda para a pesquisa em ensino de Ciências. In: I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 1, 1997, Águas de Lindóia. Anais.. Porto Alegre: IF/UFRGS, 1997, p. 249-255.
  • SANTOS, S. A. M. A excursão como recurso didático no ensino de biologia e educação ambiental. In: VIII ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 6, 2002, São Paulo. Anais.. São Paulo: FEUSP, 2002. 1 CD-ROM.
  • SASTRE VILARRASA, G.; MORENO MARIMON, M. New perspectives on moral reasoning. Educação e Pesquisa, São Paulo: EDUSP, 2000, v. 26, n. 2, p. 123-135.
  • SENICIATO, T. Ecossistemas terrestres naturais como ambientes para as atividades de ensino de Ciências Bauru, 2002. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista.
  • __________; CAVASSAN, O. A afetividade ao ambiente natural: o que nos revelam os livros didáticos. In: VIII ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 6, 2002, São Paulo. Anais.. São Paulo: FEUSP, 2002. 1 CD-ROM.
  • SILVA, P. M.; FONTINHA, S. R. Adaptações à vida nos ecossistemas. In: __________. Ambiente: componente e interações. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1996. 2v. cap. 4. p. 32-40.
  • SPOSITO, N. E. C. Concepções de estudantes do ensino médio sobre a nutrição vegetal Bauru, 2001. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista.
  • TABANEZ, M. F. et al Avaliação de trilhas interpretativas para educação ambiental In: __________; PÁDUA, S. M. (org.). Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Brasília: IPÊ, 1997. p. 89-102.
  • WALLON, H. A evolução psicológica da criança Lisboa: Edições 70, 1995. 220p.
  • VIGOTSKI, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância São Paulo: Martins Fontes, 1998. 326 p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Set 2009
  • Data do Fascículo
    2004

Histórico

  • Recebido
    Abr 2003
  • Aceito
    Jan 2004
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br