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Edição especial sobre teoria da relevância: desafios e perspectivas

Special issue on relevance theory: challenges and perspectives

Número especial sobre teoría de la relevancia: retos y perspectivas

Esta edição de Linguagem em (Dis)curso compõe-se de duas seções. A primeira seção corresponde ao número especial sobre teoria da relevância: desafios e perspectivas (relevance theory: challenges and perspectives), organizada pelos professores doutores Fábio José Rauen, da Universidade do Sul de Santa Catarina, Francisco Yus Ramos, da Universidade de Alicante (Espanha), e Jorge Campos da Costa, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Esta seção contém nove textos, que serão apresentados aqui de modo sintético, visto que estarão descritos mais extensamente pelos organizadores em página específica. A segunda seção reúne cinco artigos regulares do periódico avaliados em fluxo contínuo.

Seção 1 - Teoria da relevância: desafios e perspectivas.

O artigo Can pictures have explicatures?, de Charles Forceville (Universidade de Amsterdam, Holanda) e Billy Clark (Universidade de Middlesex, Inglaterra), faz uma avaliação sobre a possibilidade de as imagens serem compreendidas como geradoras de significados explícitos - as explicaturas - ou não, tendo em vista a perspectiva segundo a qual a noção de explicatura excluiria essa possibilidade, salvo quando imagens são acompanhadas por significados linguísticos.

Tim Wharton (Universidade de Brighton, Inglaterra), em What words mean is a matter of what people mean by them, examina em que medida a aquisição do léxico é o exercício de uma habilidade de caráter associacionista, uma habilidade geral de leitura mental ou uma habilidade especificamente pragmática.

Esther Romero e Belén Soria (Universidade de Granada, Espanha), em Relevance theory and metaphor, mostram o estado da arte do tema da metáfora na perspectiva da teoria da relevância, e questionam a perspectiva deflacionária da metáfora como uma ocorrência variável num continuum. Os autores entendem que a interpretação da metáfora pode ser explicada recorrendo-se a conceitos metafóricos ad hoc que levam a um mapeamento parcial de um domínio conceitual para outro.

No artigo Not all emoticons are created equal, Francisco Yus (Universidade de Alicante, Espanha) analisa os emoticons na perspectiva pragmática da teoria da relevância, verificando em que medida eles contribuem para a relevância da informação comunicada pelo texto digitado. Yus propõe oito funções pragmáticas, correspondentes aos modos como tais imagens satisfazem a busca de relevância pelos usuários.

Em Inferences in advertisements: exemplifying with Relevance Theory, Jane Rita Caetano da Silveira e Ana Maria Tramunt Ibaños (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil) analisam peças publicitárias que combinam elementos verbais e imagéticos utilizando a teoria da relevância, especialmente em termos de gatilhos existentes nessas peças para desencadear a compreensão de inferências.

The communicative relevance in fictional discourse, artigo de Elena Godoy e Rodrigo Bueno Ferreira (Universidade Federal do Paraná, Brasil), traz a discussão de duas questões programáticas sobre a lógica do discurso ficcional conforme o filósofo John Searle: por que a evolução teria selecionado a ficção como um comportamento transcultural e o que permite a um autor utilizar palavras literalmente sem se comprometer com seus significados literais na comunicação ficcional. No trabalho os autores tentam mostrar que a comunicação ordinária e a do discurso ficcional são construídas segundo representações de segunda ordem (metarrepresentações).

No artigo The mechanism of humour under relevance-theoretic perspective, Sídnei Cursino Guimarães (Brasil) propõe um modelo para explicar o mecanismo do humor, combinando o conceito de bissociação (proposto por Koestler) e os princípios comunicativo e cognitivo de relevância da teoria de Sperber e Wilson. A autora sugere que a construção do humor ocorre com o recurso da bissociação que, por sua vez, é refletido pela junção de um entimema e um paradoxo.

Jorge Campos da Costa e Claudia Strey (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil), no artigo Inferences and interfaces: validity and relevance, consideram que os antigos gregos buscaram examinar a relação entre argumentos válidos, informais e falaciosos. Motivados por alguns achados da lógica aristotélica, os autores examinam alguns problemas relativos aos operadores lógicos e as relações de sentido nas línguas naturais, constituídos como inferências na interface lógica/cognição/comunicação. Os autores aproximam, então, fundamentos da lógica clássica e aqueles da semântica, da pragmática, associados à noção de relevância.

Finalmente, Fábio José Rauen (Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil), no artigo For a goal conciliation theory: ante-factual abductive hypotheses and proactive modelling, apresenta a arquitetura de sua teoria de conciliação de metas, proposta para descrever e explicar a formulação e a avaliação de hipóteses abdutivas antefactuais em contextos proativos, assumindo que o indivíduo produz uma inferência para a melhor solução nesses casos.

Seção 2: Artigos correntes

Representar e intervir: linguagem, prática discursiva e performatividade é artigo assinado por Décio Rocha (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), que objetiva, especialmente, explorar a relação entre linguagem e realidade. Utilizando-se de material da mídia para analisar práticas discursivas, busca sustentar a tese de que o discurso é uma forma de intervir no mundo, antes que uma forma de representá-lo.

O artigo de Odair José Moreira da Silva (Universidade de São Paulo), As portas que giram: um estudo discursivo sobre a degradação do corpo em A última gargalhada, tematiza o expressionismo alemão no cinema utilizando a perspectiva da semiótica francesa, originada em Greimas, observando os temas e as figuras do discurso fílmico na construção do sentido da narrativa, especialmente o modo de evidenciar a degradação social.

Os temas raça, gênero e sexualidade, em combinação, aparecem no artigo Ordens de indexicalidade mobilizadas nas performances discursivas de um garoto de programa: ser negro e homoerótico, que tem como autores Glenda Cristina Valim de Melo (Universidade de Franca) e Luiz Paulo da Moita Lopes (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Esse texto usa o viés das teorias Queer e tem cunho etnográfico-virtual, obtendo dados para análise por meio de chat com um garoto de programa, buscando estudar suas performances identitárias.

Silvânia Siebert (Universidade do Sul de Santa Catarina) trabalha a crônica em A crônica brasileira tecida pela história, pelo jornalismo e pela literatura. Historiando a complexa formação do que entendemos hoje por crônica, a autora busca traçar o percurso semântico desse gênero, que se caracterizava como relato histórico, até a formação da crônica que pode ser dita "brasileira". Busca, assim, caracterizar as condições de seu aparecimento e desenvolvimento no Brasil, pela articulação dos campos da história, do jornalismo e da literatura.

O último artigo desta edição é Special education classrooms, language, and space: a discursive-linguistic reflection, uma reflexão de Carmem Caetano (Universidade de Brasília) sobre classes de educação especial, tendo como base teórica a Análise Crítica de Discurso tal como proposta por Norman Fairclough. A autora investiga a (re)construção de identidades de professores que trabalham em salas de recursos, entendidas como espaços sociais em que ocorrem eventos sociais, e como são percebidos elementos de poder e ideologia nos discursos aí materializados.

A equipe de Linguagem em (Dis)curso espera que a leitura dos textos desta edição seja instigante e potencialize novos trabalhos.

Maria Marta FurlanettoFábio José Rauen

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2014
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