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Evidências da globalização na educação contábil: estudo das grades curriculares dos cursos de graduação em universidades brasileiras e portuguesas

Resumos

A formação dos contadores tem sido uma preocupação constante dos organismos internacionais de contabilidade como o IFAC - International Federation of Accountants e o IASB - International Accounting Standards Board, bem como da ONU - Organização das Nações Unidas, por meio de setores como o ISAR - Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting/ UNCTAD - United Nations Conference on Trade and Development. Por sua vez, as instituições de ensino contábil dos diversos países são estimuladas a adequar-se às mudanças provocadas pela globalização, Assim, entende-se que quanto maior a similaridade entre o currículo adotado por um certo país e o currículo internacional, maior será a evidência de harmonização na educação contábil desse país, Para efeito de comparação, os autores consideram que a proposta feita pelo ISAR/UNCTAD/ONU de um Curriculum Mundial (CM) é a que contém a estrutura conceituai ideal ou os blocos de conhecimentos a serem ministrados pelas universidades em suas grades curriculares de Contabilidade. O estudo compara o resultado da análise de 25 Universidades Brasileiras e 25 Portuguesas em relação ao CM, Analisando-se o posicionamento em relação ao CM, percebe-se que o Bloco de Conhecimentos Administrativos e Organizacionais - tanto do Brasil como de Portugal - é o que apresentou maior aproximação. O que mais se distanciou foi o bloco de conhecimentos gerais. Outra característica notada nos resultados é a quantidade ainda baixa de disciplinas de Tecnologia de Informação na maioria das grades curriculares.

Curriculum Contábil; Educação; Globalização; Curriculum Mundial; Pesquisa Comparativa


Accounting education has been a constant concern for International Accounting organisms such as IFAC and IASB, as well as the UN, through sections such as ISAR/UNCTAD. Accounting education institutions from different countries, in turn, are stimulated to adapt to the changes provoked by globalization. Thus, the authors believe that, the greater the similarity between the curriculum adopted by a certain country and the international curriculum, the greater will be the evidence of harmonization in that country's accounting education. For the sake of comparison, the authors consider that the ISAR/UNCTAD/UN's proposal of a Model Curriculum (MC) contains the ideal conceptual structure or the blocks of knowledge to be supplied by the universities in their Accounting curricula. The study compares the results of an analysis of 25 Brazilian and 25 Portuguese colleges in relation to the MC. When analyzing their position in relation to the MC, it is noticed that the Administrative and Organizational Knowledge Block - in Brazil as well as in Portugal-presented greater proximity. The general knowledge block was most distant. Another characteristic observed in the results is the low amount of subjects on Information Technology in most of the curricula.

Accounting Curriculum; Education; Globalization; Global Curriculum; Comparative research


Evidências da globalização na educação contábil: estudo das grades curriculares dos cursos de graduação em universidades brasileiras e portuguesas* * Artigo original apresentado no IX Congresso de Contabilidade, Portugal, nov. 2002. Atualizações e inclusões feitas em janeiro 2004 e julho de 2004.

Edson Luiz RiccioI; Marici Cristine Gramacho SakataII

IProfessor Livre-Docente do Depto. de Contabilidade e Atuária- FEA/USP - Campus Capital E-mail: elriccio@usp.br

IIDoutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP - Campus Capital E-mail: mcsakata@usp.br

RESUMO

A formação dos contadores tem sido uma preocupação constante dos organismos internacionais de contabilidade como o IFAC - International Federation of Accountants e o IASB - International Accounting Standards Board, bem como da ONU - Organização das Nações Unidas, por meio de setores como o ISAR - Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting/ UNCTAD - United Nations Conference on Trade and Development. Por sua vez, as instituições de ensino contábil dos diversos países são estimuladas a adequar-se às mudanças provocadas pela globalização, Assim, entende-se que quanto maior a similaridade entre o currículo adotado por um certo país e o currículo internacional, maior será a evidência de harmonização na educação contábil desse país, Para efeito de comparação, os autores consideram que a proposta feita pelo ISAR/UNCTAD/ONU de um Curriculum Mundial (CM) é a que contém a estrutura conceituai ideal ou os blocos de conhecimentos a serem ministrados pelas universidades em suas grades curriculares de Contabilidade. O estudo compara o resultado da análise de 25 Universidades Brasileiras e 25 Portuguesas em relação ao CM, Analisando-se o posicionamento em relação ao CM, percebe-se que o Bloco de Conhecimentos Administrativos e Organizacionais - tanto do Brasil como de Portugal - é o que apresentou maior aproximação. O que mais se distanciou foi o bloco de conhecimentos gerais. Outra característica notada nos resultados é a quantidade ainda baixa de disciplinas de Tecnologia de Informação na maioria das grades curriculares.

Palavras-chave: Curriculum Contábil, Educação, Globalização, Curriculum Mundial, Pesquisa Comparativa.

ABSTRACT

Accounting education has been a constant concern for International Accounting organisms such as IFAC and IASB, as well as the UN, through sections such as ISAR/UNCTAD. Accounting education institutions from different countries, in turn, are stimulated to adapt to the changes provoked by globalization. Thus, the authors believe that, the greater the similarity between the curriculum adopted by a certain country and the international curriculum, the greater will be the evidence of harmonization in that country's accounting education. For the sake of comparison, the authors consider that the ISAR/UNCTAD/UN's proposal of a Model Curriculum (MC) contains the ideal conceptual structure or the blocks of knowledge to be supplied by the universities in their Accounting curricula. The study compares the results of an analysis of 25 Brazilian and 25 Portuguese colleges in relation to the MC. When analyzing their position in relation to the MC, it is noticed that the Administrative and Organizational Knowledge Block - in Brazil as well as in Portugal-presented greater proximity. The general knowledge block was most distant. Another characteristic observed in the results is the low amount of subjects on Information Technology in most of the curricula.

Keywords: Accounting Curriculum, Education, Globalization, Global Curriculum, Comparative research.

INTRODUÇÃO

A Contabilidade permeia as sociedades nos diversos países, Seu caráter regulatório e padronizadortem sido ressaltado, ainda mais, pela globalização, como elemento fundamental para controle e avaliação do desempenho das instituições públicas e privadas.

O fenômeno da globalização tem gerado muitas alterações nas economias locais, principalmente em países emergentes, Para esses, as mudanças têm sido radicais e demandam grandes esforços nacionais para a alteração dos modelos econômicos, Entre essas, citam-se as mudanças nas leis nacionais como pré-requisito para a desregulamentação, privatização e o incremento de padrões industriais e tecnológicos internacionais para os diversos setores da economia: indústria, serviços, gestão pública e educação. As instituições educacionais estrangeiras e brasileiras iniciaram um processo de adaptação às pressões da globalização através da internacionalização dos currículos e de atividades, ou seja, diferentes estratégias estão sendo criadas para lidar com essas questões (KUMAR e USUNIER, 2001; KWIEK, 2001; WALLACE, 2003), que para muitas instituições são prioridade absoluta para continuarem viáveis, Isso inclui a internacionalização do ensino contábil, (ALTBACH e TEEICHLER, 2001; MCCABE, 2001, MENDIVIL, 2002).

Ao utilizar uma abordagem sistêmica da Contabilidade no mundo, percebe-se que a educação superior em Contabilidade é um sub-sistema do sistema mundial de contabilidade, por sua vez, formado por outros sub-sistemas: associações de profissionais, empresas, instituições públicas, órgãos regulamentadores, instituições de ensino, para citar alguns apenas, todos envolvidos na regulamentação, estruturação e propagação do conhecimento e da prática contábil no mundo.

Entre vários assuntos, a formação dos contadores tem sido uma preocupação constante dos organismos internacionais de Contabilidade como o IFAC e o IASB, bem como da ONU, por meio de setores como o ISAR/UNCTAD.

Por sua vez, as instituições de ensino contábil dos diversos países são estimuladas a adequarse às mudanças provocadas pela globalização e pela conseqüente necessidade de harmonização de conceitos e práticas. Se isso é verdade, acredita-se que deveria haver indícios de convergência das grades curriculares de Contabilidade entre os diversos países.

Na América Latina e em especial na América do Sul, os países têm características econômicas, sociais e políticas diversas, mas se assemelham no fato de serem países emergentes, Entretanto, ao longo dos últimos 40 anos, algumas ações conjuntas geraram programas de integração regional entre os países sul-americanos: a criação da ALALC - Associação Latino-Americana de Livre Comércio, em 1960, a ALADI - Associação Latino-Americana de Integração, em 1980e posteriormente o MERCOSUL - Mercado Comum do Sul, em 1995. O MERCOSUL criou vários instrumentos de integração, inclusive na área educacional, Na maioria, são referentes a aspectos abrangentes como educação básica, e não específicos como no caso de grades curriculares de Cursos de Graduação em Contabilidade. Foi criado na América Latina a "Unión de Universidades de América Latina" e, juntamente com ela, um sistema de Informação para Educação Superior (SIESALC) para compartilhar informações e recursos educacionais entre todas as instituições da América Latina (SOSA e FEBRES, 2002).

Acredita-se que a crescente harmonização dos princípios contábeis internacionais induz à conseqüente formação de um profissional de contabilidade com características similares nos diferentes países, Para que isso aconteça, entendem os autores que a educação formal dos contadores, no mundo, deve convergir para os mesmos conjuntos de conhecimentos, harmonizados e globalizados, exceção feita ao conjunto de conhecimentos específicos de cada país, como história e cultura local. Assim, entendese que quanto maior for a similaridade entre o currículo adotado por um certo país e o currículo internacional, tanto maior será a evidência de harmonização na educação contábil desse país, Para efeito de comparação, os autores consideram que a proposta feita pelo ISAR/UNCTAD/ONU é a que contém a estrutura conceituai ideal ou os blocos de conhecimentos a serem ministrados pelas Universidades em suas grades curriculares de Contabilidade.

Neste estudo, os autores categorizam as disciplinas das grades curricu lares de Contabilidade de acordo com a estrutura conceituai do ISAR/UNCTAD, ou seja, nos vários blocos de conhecimento, O estudo compara o resultado da análise de 25 Universidades Brasileiras e 25 Portuguesas em relação ao CM do ISAR/UNCTAD. A tabulação dos dados foi estruturada de forma a permitir a visualização dos resultados por país, universidade, bloco de conhecimento, categoria e disciplina. Além disso, os autores coletaram as declarações das Universidades quanto aos objetivos do curso de Contabilidade que oferecem, e procederam à análise a fim de detectar incidências de categorias.

OBJETIVOS

Considerando que a educação formal dos contadores parece convergir para os mesmos blocos de conhecimento, respeitadas as especificidades nacionais, os autores estabeleceram como questão da pesquisa verificar qual a proximidade dos currículos de formação contábil praticados em Portugal e no Brasil em relação ao CM definido pelo ISAR/ UNCTAD/ONU.

Este trabalho foi iniciado pela análise exploratória das grades curriculares de educação superior em Contabilidade praticadas por Universidades/Instituições Portuguesas e Brasileiras, comparando-as entre si e com as recomendações do ISAR/UNCTAD. O trabalho compara as grades curriculares a fim de identificar semelhanças e diferenças de enfoque na educação contábil entre os 2 países, A análise utilizou dados obtidos nos sites de 25 Universidades Brasileiras e 25 Universidades/Instituições de Ensino Portuguesas, Procurou-se identificar características comuns, diferenciadoras, ou que indicassem convergência em relação às recomendações do IFAC e ISAR, bem como evidências que pudessem ser relacionadas à globalização da educação contábil.

REVISÃO DA LITERATURA

O papel da grade curricular de Contabilidade na formação dos contadores.

Vários trabalhos têm sido publicados sobre questões curriculares (SMYTHE e NIKOLAI, 2002; GURGANUS, 1995), satisfação (DONELAN ET AL., 2002), habilidades e blocos de conhecimento (KIMMEL, 1995; BONKe SMITH, 1998; HERRING e WILLIAMS, 2000), O papel da grade curricular contábil na formação dos contadores, também, tem sido bastante discutido, Tais discussões envolvem características como sexo, raça e habilidades, bem como influências do meio educacional, social e político, entre outras, Além disso, uma outra discussão se torna importante nos dias de hoje: a internacionalização e a globalização de programas acadêmicos (ADHIKARI ET AL., 1999) que podem envolver conhecimento de línguas estrangeiras, cultura geral, foco, flexibilidade, entre outras características.

Porter e Carr (1999, p. 565) indicam a ocorrência de transformações nos cursos de Contabilidade no mundo anglo-americano como reação à "incapacidade dos programas existentes em preparar adequadamente os estudantes para o ambiente dinâmico e complexo dos negócios no qual entram após formados", Walsh (1998) analisa o currículo necessário para a formação do contador em função da globalização da economia. Posteriormente, Calhoun e Walsh (2000) demonstraram que existe similaridade entre os programas do IFAC (IEG9), UNCTAD, AACSB - Association to Advance Collegiate Schools of Business e ACCA -Association of Chartered Certified Accountants, apesar de pequenas diferenças de conteúdo.

No entanto, nota-se a ausência, na literatura contábil internacional, de estudos abordando a educação superior em Contabilidade nos países da América Latina e entre esta e o Continente Europeu, Por outro lado, os textos que descrevem os objetivos dos cursos de Contabilidade das Universidades pesquisadas não fazem explicitamente referências sobre as intenções de direcionamento dessas grades curriculares para os padrões do IFAC e ISAR/UNCTAD.

Currículo Internacional de Contabilidade

Órgãos internacionais como IFAC, ISAR/ UNCTAD, AACSB e ACCA têm conduzido estudos objetivando a recomendação de um modelo curricular para programas acadêmicos de Contabilidade.

O ISAR/UNCTAD publicou proposta de um Currículo Modelo, também sugerido como benchmark para os países em desenvolvimento", para que estabeleçam qualificações similares aos padrões mundiais.

O MODELO DA PESQUISA

Esse modelo de pesquisa propõe examinar as evidências referentes a: fatores em comum, fatores diferenciadores e globalização existentes nas grades curriculares de Universidades do Brasil e de Portugal. Analisa até que ponto as grades seguem as recomendações feitas pelas instituições internacionais. A pesquisa, também, procurou encontrar indícios que permitam entender como as Universidades preparam os futuros profissionais, ou seja, em quais habilidades necessárias para atuarem em um mundo globalizado.

Como base conceitual, este trabalho utiliza a estrutura de quatro blocos de conhecimentos definidos pelo ISAR/UNCTAD (1999):

Os blocos 1, 2 e 3, são exatamente os sugeridos no texto do ISAR/UNCTAD(1999), O bloco 4 -Conhecimentos Gerais - foi adaptado pelos autores a partir do texto original apresentado pelo documento a fim de formar categorias de conhecimento que possibilitassem comparação e análise.

O estudo categoriza as disciplinas das grades curriculares de cada Universidade de acordo com a estrutura conceituai acima. Dessa forma, podese efetuar uma comparação dos resultados por país, universidade, bloco de conhecimento, categoria e disciplina.

Além disso, os autores acessaram as declarações das Universidades que contêm os OBJETIVOS dos Cursos de Contabilidade. A partir da análise de conteúdo dos textos, os autores destacaram palavras e expressões que demonstram o tipo de profissional que a Universidade se propõe a formar.

As palavras e expressões foram agrupadas segundo a freqüência de aparecimento nos textos.

Ambas as análises permitem o entendimento dos objetivos reais e declarados de cada Universidade para o curso de Ciências Contábeis, Os resultados apoiam as discussões acerca da globalização das grades curriculares do Brasil e de Portugal e de pesquisa anterior envolvendo os demais países da América do Sul.

POPULAÇÃO

A população deste estudo é formada por todas as Universidades dos Países em questão, que segundo Forster (2004), em seu Banco de Dados sobre Universidades no Mundo, totalizam 142 Universidades no Brasil e 60 Universidades e Institutos em Portugal, Embora possa haver alguma variação, tomou-se por base esses dados.

AMOSTRA E COLETA DE DADOS

Para a pesquisa, a amostra compreendeu 25 cursos de Contabilidade em Universidades e Faculdades do Brasil e 25 cursos de Contabilidade ou área relacionada em Universidades e Instituições de Ensino de Portugal, Como em Riccio e Sakata (2002), os detalhes das grades curriculares toram levantados por meio de acesso ao Website, além do contato com a Universidade por meio de email para a complementação de informações, A escolha das Universidades toi baseada no conhecimento dos autores e informações obtidas junto a professores e estudantes dos países pesquisados.

A tabela abaixo apresenta as Universidades pesquisadas:

Tabela 2

RESULTADOS E CONCLUSÕES

A média de disciplinas oferecidas nas 25 Universidades Brasileiras (média de 42 disciplinas) e 25 Universidades Portuguesas (média de 45 disciplinas) é próxima, o que permitiu as comparações, No entanto, não se pode considerar esses valores isoladamente, uma vez que se faz necessário estudar todo o conteúdo programático da disciplina e não apenas a nomenclatura. Porém, tratando-se de uma pesquisa exploratória, tais resultados podem oferecer indícios sobre as diferenças na Educação Contábil entre os países.

A média simples das disciplinas por blocos de conhecimento é mostrada a seguir:

As disciplinas de Contabilidade, nas Universidades Brasileiras constituem praticamente 50%do curso, De forma agregada, tem-se uma média de 25 disciplinas contábeis em cada curso (ver Anexo 1), Os gráficos apresentados, a seguir, mostram a distribuição das disciplinas por curso, Embora existam variações - como o número de horas aula - nenhuma das 25 Universidades apresentou grandes variações diante das demais. O segundo bloco de disciplinas mais oferecidas é o de conhecimentos organizacionais, que engloba as disciplinas quantitativas, econômicas e administrativas, sendo que o número de disciplinas varia de 5 a 10 por curso. As disciplinas de conhecimentos gerais, em menor quantidade, aparecem em terceiro lugar em quantidade de oferecimentos, As diferenças encontradas entre os cursos foram maiores: alguns oferecem apenas uma disciplina, enquanto outros chegam a oterecer até 12 disciplinas. Deve-se notar que dentre essas disciplinas se encontram as de Religião, e Universidades contessionais oterecem um maior leque de disciplinas dessa ordem, como, por exemplo, as Pontitícias Universidades Católicas, presentes em diversos Estados Brasileiros. O aluno pode cursar disciplinas optativas, tanto dentro da escola como em outras escolas de diferentes áreas. As disciplinas de Tecnologia de Informação são pouco oferecidas. A maioria oferece de 1 a 2, em geral disciplinas básicas de Introdução à Informática, não abrangendo Sistemas Empresariais, Sistemas Contábeis, Integrados ou Auditoria de Sistemas.

Seguindo a mesma metodologia de análise usada para as Universidades Brasileiras, o resultado mostrou que a maior concentração de disciplinas nas Universidades Portuguesas, diferente do Brasil, se dá nas disciplinas de Conhecimentos Organizacionais, embora a diferença seja pequena, seguida pelas disciplinas de Contabilidade. São oferecidas, em média, de 15 a 20 disciplinas de Conhecimentos Organizacionais embora em algumas Universidades sejam oferecidas mais de 25 disciplinas de Contabilidade.

As disciplinas de Conhecimentos Gerais não são homogêneas em quantidade variando de 0 a 11 disciplinas. Quanto às disciplinas optativas, essas são oferecidas sem homogeneidade entre as Universidades Portuguesas.

Comparação: Brasil e Portugal em relação ao CM do ISAR/UNCTAD

A comparação foi realizada pela quantificação dos blocos de conhecimento de acordo com a quantidade de desdobramentos do primeiro nível de abertura. As disciplinas das 50 Universidades (25 brasileiras e 25 portuguesas) foram classificadas de acordo com o padrão do ISAR/UNCTAD e receberam o valor "1" quando possuíam correspondência com o ISAR/UNCTAD e "0" quando não possuíam.

Dessa forma, tem-se um total de 26 "disciplinas-padrão", sendo 5 de conhecimentos administrativos e organizacionais, 1 de Tecnologia de Informação, 10 de Contabilidade e assuntos afins e 10 de Conhecimentos Gerais, (ver Tabela 1)

Considerando o total de módulos de disciplinas presentes no documento do ISAR/UNCTAD, tem-se que o Brasil se aproxima das disciplinas sugeridas pelo Modelo. Nos gráficos 1, 2 3 e 4, o eixo Y corresponde à distância, em número de disciplinas, das grades curriculares das Universidades em relação ao documento do ISAR/ UNCTAD, e o eixo X corresponde a cada uma das 25 Universidades de cada País analisado.





Abrindo a comparação por Bloco de con hecimentos, o gráfico abaixo mostra que quanto às disciplinas de Contabilidade, o Brasil também está mais próximo do documento da UNCTAD.

Quanto ao bloco de Conhecimentos Organizacionais e Administrativos, Portugal encontra-se mais próximo ao sugerido no documento da UNCTAD.

Quanto ao bloco de Conhecimentos Gerais, ambos os países possuem grandes variações em comparação ao documento da UNCTAD, ficando distantes das disciplinas sugeridas pela UNCTAD.

A tabela 3 apresenta o resumo dos dados encontrados:

Os autores entendem que a existência de certas disciplinas no currículo representa indícios de globalização, como por exemplo, línguas estrangeiras e temas internacionais.

Com relação às línguas estrangeiras em Portugal, toram encontradas 27 disciplinas (Inglês e Francês), No Brasil toram encontradas 4 (Inglês).

Com relação a temas internacionais toram encontradas 17 disciplinas em Portugal e 8 no Brasil, conforme lista de quantidade e disciplinas a seguir:

- Brasil: (4) Contabilidade Internacional; (3) Economia Internacional e (1) Marketing Internacional.

- Portugal: (4) Economia Internacional; (2) Direito Econômico Internacional; (2) Gestão Financeira Internacional; (2) Negócios Internacionais; (1) Teoria e Sistemas das Relações Internacionais; (1) Contratos Internacionais; (1) Marketing Internacional; (1) Cooperação Internacional; (1) Organizações Internacionais; (1) Finanças Internacionais; (1) Contabilidade Internacional.

Análise dos objetivos declarados dos Cursos de Ciências Contábeis

Os autores analisaram os textos contendo os objetivos dos cursos declarados pelas Universidades sobre a formação do profissional de contabilidade. Do total de 50 Universidades 14 não apresentavam os objetivos do curso em seu site. Procurou-se categorizar as expressões que mais apareceram nos "Objetivos do Curso", Em Portugal, os objetivos declarados com maior freqüência são: proporcionar uma visão ampla e interdisciplinar da Contabilidade e do Mercado; em seguida a necessidade de unira teoria à prática, e em terceiro lugar fornecer conhecimentos em gestão e controle. A categoria correspondente à Globalização é citada em 6 sites de Universidades/Instituições de Ensino Portuguesas. A tabela 4 abaixo mostra as categorias que mais se destacaram:

No Brasil, os objetivos declarados, com maior freqüência, são: oferecer conhecimentos em gestão e controle e, em seguida, necessidade de conhecer sistemas de informação e de finanças. Docência e pesquisa aparecem em igual freqüência. A categoria correspondente à Globalização aparece logo a seguir, em 5 sites de Universidades Brasileiras. A tabela 5 abaixo mostra as categorias que mais se destacaram:

DISCUSSÃO FINAL

Embora existam certas limitações no estudo, pode-se notar que algumas indicações de globalização no currículo são evidentes, especialmente pela análise dos objetivos de curso declarados nos sites. No entanto, na comparação com o currículo modelo sugerido pelo ISAR/UNCTAD, a variação aindaé grande. No geral, as Universidades Brasileiras estão mais próximas do modelo que as Portuguesas (principalmente em relação às disciplinas de Contabilidade), mas nenhuma tanto em Portugal quanto no Brasil informa, ao menos no site, estar seguindo um padrão internacional, Algumas Universidades/Instituições, em particular, mostram-se muito afastadas desse modelo. Analisando essa aproximação ao modelo do ISAR/UNCTAD, percebe-se que o Bloco de Conhecimentos Administrativos e Organizacionais, tanto no Brasil como em Portugal é o que apresentou maior aproximação. O que mais se distanciou foi o bloco de Conhecimentos Gerais, Outra característica notada nos resultados é a baixa quantidade de disciplinas de Tecnologia de Informação presente na maioria das grades curriculares, Foram encontradas 27 disciplinas de línguas estrangeiras nas Universidades Portuguesas como Inglês e Francês - pode-se notar indícios de globalização refletindo provavelmente o resultado da União Européia. Outra evidência esperada da globalização do currículo contábil seria a presença de disciplinas relacionadas a assuntos internacionais. De um total de 1906 disciplinas obrigatórias na América do Sul, apenas 3 referem-se a Contabilidade Internacional, 10 a Negócios Internacionais e uma a Economia Internacional, Os autores consideram um índice por demais baixo, uma vez que o estudo da Contabilidade Internacional poderia ser um dos indicativos de globalização.

LIMITAÇÕES E PESQUISAS FUTURAS

Algumas limitações deste estudo podem ser destacadas, Em primeiro lugar, o estudo não considera as diferenças entre Universidades Públicas e Privadas. Em segundo, a análise das grades curriculares, neste estudo, é exploratória e não tem a intenção de concluir aspectos referentes à qualidade do ensino de Contabilidade em qualquer uma das Universidades citadas, Outros estudos devem ser desenvolvidos a fim de fornecer considerações mais aprofundadas sobre outros fatores, tais como aspectos culturais, políticos e socioeconómicos.

Recebido em 12.01.04

Aceito em 02.06.04

2ª Versão aceita em 06.07.04

NOTA:

Endereço dos autores:

EDSON LUIZ RICCIO

MARICI CRISTINE GRAMACHO SAKATA

Universidade de São Paulo

Faculdade de Economia, Adm. e Contabilidade

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - Butantã

São Paulo - SP - 05508-900

ANEXO 1

UNIVERSIDADES DO BRASIL

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UNIVERSIDADES E INSTITUTOS DE PORTUGAL

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  • *
    Artigo original apresentado no IX Congresso de Contabilidade, Portugal, nov. 2002. Atualizações e inclusões feitas em janeiro 2004 e julho de 2004.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      09 Jun 2011
    • Data do Fascículo
      Ago 2004

    Histórico

    • Revisado
      02 Jun 2004
    • Recebido
      12 Jan 2004
    • Aceito
      06 Jul 2004
    Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3 - sala 118, 05508 - 010 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 2648-6320, Tel.: (55 11) 2648-6321, Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
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