Resumos
O que propomos, no presente artigo, é pensar a montagem - e, mais especificamente, a montagem de imagens de arquivo - como processo de mediação entre elas e o espectador. Para isso, recorremos às ideias de Georges Didi-Huberman, para refletir sobre as imagens do sonho e as imagens de arquivo. Ambas, cada uma à sua maneira, carregam vestígios da memória e possuem caráter lacunar. Apenas quando são articuladas no sonho, ou na montagem - no caso do cinema documentário - que se configura um novo sentido. Analisaremos Sem sol, de Chris Marker, em que as imagens de arquivo são montadas de forma a proporcionar uma reflexão sobre a memória e a história. O filme é construído com imagens de arquivo e leituras de cartas de um cinegrafista viajante, o que confere à narrativa um caráter imaginativo, característica essencial da lembrança e da memória.
montagem; imagem de arquivo; sonho; memória; Sem Sol
In this article, we propose to reflect upon montage - and, more specifically, on the montage of archival footage - as a process of mediation between images and the viewer. To this end, we use Georges Didi-Huberman's ideas to reflect upon dream images and archival footage, both of which - in their own way - contain vestiges of memory and have a lacunary character. However, only when they are articulated in dreams or in montages - in the case of documentary cinema - do they convey a new meaning. An analysis is made of Chris Marker's film, which is composed of archival footage and readings of letters from a traveling cameraman, giving the narrative an imaginative character, an essential characteristic of recollections and memories.
montage; archive image; dream; memory; Sunless
- ALTER, Nora. Chris Marker. Chicago: University of Illinois Press, 2006.
- BENJAMIN, Walter. "Experiência e pobreza". In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura São Paulo: Brasiliense, 1994.
- DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
- DIDI-HUBERMAN, Georges. Images in spite of all: four photographs from Auschwitz. Chicago: University of Chicago Press, 2008.
- ______. Ante la imagen: pregunta formulada a lós fines de una historia del arte. Murcia: Cendeac, 2010.
- ______. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
- FAROCKI, Harun. Qué es realmente um estudio de edición? In: FAROCKI, Harun. Crítica de la mirada Buenos Aires: Editorial Altamira, 2003.
- LEANDRO, Anita. O tremor das imagens: notas sobre o cinema militante. Devires, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, jul-dez/ 2010.
- LUPTON, Catherine. Chris Marker: memories of the future. Londres: reaktion Books, 2008.
- MARKER, Chris. (1994). A free replay (notes on Vertigo). Disponível em: <http://www.chrismarker.org/a-free-replay-notes-on-vertigo/>. Acessado em: 16 jul. 2013.
- NEGREIROS, Tainah. O cinema de Chris Marker como uma reflexão contemporânea sobre a memória. Revista Universitária de Audiovisual, 2009. Disponível em: <http://www.ufscar.br/rua/site/?p=1967>. Acessado em: 27 set. 2012.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
29 Jul 2014 -
Data do Fascículo
Jun 2014
Histórico
-
Aceito
Set 2013 -
Recebido
Jul 2013