Acessibilidade / Reportar erro

Elementos sonoros da linguagem radiofônica: a sugestão de sentido ao ouvinte-modelo

Sound elements of radio language: the suggestion of meaning to the model listener

Resumos

Nosso objetivo com este trabalho foi refletir sobre o potencial expressivo dos elementos sonoros da linguagem radiofônica, que pode sugerir imagens multisensoriais ao ouvinte-modelo por meio da associação da performance da voz, dos efeitos sonoros, da trilha musical, do silêncio e do tratamento técnico (gravação, mixagem e efeitos de pós-produção como reverberação, equalização, etc.) com o repertório desse ouvinte. Buscamos conceituar tais elementos, a fim de sistematizar ferramentas teóricas adequadas para futuras análises da linguagem radiofônica e da articulação de sentido por meio do som. Para tanto, utilizamos autores de áreas diversas do conhecimento, tais como a semiótica, a sociologia, a musicologia e elegemos a publicidade e a propaganda radiofônicas como nosso objeto de pesquisa.

linguagem radiofônica; ouvinte-modelo; elementos sonoros


The purpose of this thesis is to ponder about the suggestive potential of the sound elements of radio language. To this end, we analyze the performance of voices, music, sound effects, silence and sound techniques (recording, mixing and post-recording effects such as reverberation, equalization) to understand how such suggestions are constructed through elements associated with the listener's cultural background, which create multisensory images. The analysis of radio advertising also allows us to identify the "listener model" of commercials. We believe that this work may contribute to further researches about radio language and to gain a better understanding of its potential. This work is based on a multidisciplinary approach (semiotics, sociology and musicology, for example), and the object of our analysis is radio advertising.

radio language; listener model; sound elements


  • ANTÓN, Emma Rodero. Producción radiofónica Madrid: Cátedra, 2005.
  • BALSEBRE, Armand. El lenguaje radiofónico Madrid: Cátedra, 1996.
  • BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
  • BERTHIER, Patrick. Territoires de la voix. In: Le son et la voix Paris: Éditions L'Harmattan, 1998, p. 59-73.
  • DUFORT, Hugue . Musique et médiations: Le métier, l'instrument, l'oreille Paris: Klicksieck, 1994.
  • ECO, Umberto. Lector in fabula São Paulo: Perspectiva, 2002.
  • LE BRETON, David. Du silence Paris: Éditions Métailié, 1999.
  • SCHAEFFER, Pierre. Machines à communiquer I. Genèse des simulacres. Paris: Seuil, 1970.
  • SCHAFFER, Raymond Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora São Paulo: Editora Unesp, 2001.
  • SILVA, Julia Lucia de Oliveira Albano. Rádio: oralidade mediatizada - o spot e os elementos da linguagem radiofônica São Paulo: Annablume, 1999.
  • TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.
  • ______ . O século da canção Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
  • ______ . Todos entoam São Paulo: Publifolha, 2007.
  • TUDESQ, A. "Les conditions de production et d'ècoute: leur incidences sur les discours radiophonique". In: CHARADEAU, Patrick (org.). Aspects du discours radiophonique Paris: Didier Erudition, 1984, p. 11-19.
  • WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas São Paulo, Companhia das Letras, 1989.
  • YEU, Patrick. Le récit sonore: du son analogique au son numérique. Revue Communication et Langages Paris, Editions Sedes, n. 141, sept./2004.
  • ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo, Educ, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Aceito
    Out 2013
  • Recebido
    Jun 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com