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CONTEXTUALIZAÇAO E EXPERIMENTAÇÃO UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA SEÇÃO "EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA" DA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA 2000-2008

CONTEXTUALIZATION AND EXPERIMENTATION AN ANALYSES OF PAPERS PUBLISHED ON THE SECTION "EXPERIMENTATION ON CHEMISTRY EDUCATION" FROM THE JOURNAL "QUIMICA NOVA NA ESCOLA" 2000-2008

Resumos

Este estudo investigou artigos publicados na seção "Experimentação no Ensino de química" da Revista Química Nova na Escola entre 2000 e 2008. O objetivo foi analisar se e como a contextualização vem sendo usada nos experimentos incluídos nessa seção. A fundamentação teórica consistiu no estudo dos conceitos de experimentação e contextualização. A metodologia incluiu a seleção e análise de experimentos verificando: qual concepção de contextualização estava sendo usada; a coerência entre a contextualização e os conceitos químicos envolvidos; quais conteúdos foram mais recorrentes e se ao longo desse período houve mudança na frequência e na concepção de contextualização proposta nos experimentos. Os resultados indicaram que a concepção de contextualização mais recorrente foi a de "exemplificação de fatos do cotidiano".

Contextualização; experimentação; ensino de química


This study investigated papers published in the section "Experimentation in the Chemistry Education", of the New Chemistry at School Journal, from 2000 to 2008. The aim was to examine if and how contextualization has been used in the experiments included in that journal section. The theoretic background was grounded on the concept studies of experimentation and contextualization. Methodology included selection and analysis of experiments, finding out: which contextualization concept was used; check the coherence between contextualization and chemistry concepts involved; identify which subjects were more frequently selected, as well as, analyse if along the period studied there was any change on the frequence and conception of experiments proposed. Results indicated that the most common contextualization concept was "the use of daily facts exemplification".

Contextualization; experimentation; chemistry teaching


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  • 1
    Raquel Thomaz da Silva - Graduanda do Curso de Química da Universidade Federal do Paraná
  • 2
    Ana Cristina Trindade Cursino - Graduanda do Curso de Química da Universidade Federal do Paraná
  • 3
    Joanez Aparecida Aires - Professora Doutora do Curso de Química da Universidade Federal do Paraná
  • 4
    Orliney Maciel Guimarães - Professora Doutora do Curso de Química da Universidade Federal do Paraná

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2009

Histórico

  • Recebido
    27 Jan 2009
  • Aceito
    26 Jun 2009
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