Acessibilidade / Reportar erro

Uma disputa no contexto brasileiro entre alguns seguidores de um modelo da Análise do Discurso (Linha francesa) e os que usam metodologias de pesquisa interpretativa e/ou quantitativa em Lingüística Aplicada

Resumos

A finalidade deste trabalho é examinar interpretações recentes da lingüística aplicada (LA) no contexto brasileiro formuladas por alguns seguidores da escola francesa de análise de discurso (AD). Coracini (1998), Bertoldo (2000) e Coracini e Bertoldo (2003) argumentam que a LA dicotomiza a teoria e a prática. Segundo eles, os métodos quantitativos e qualitativos fornecem resultados questionáveis, devido ao fato de esses métodos se basearam na premissa de que um sujeito consciente pode fazer uso dos resultados advindos da pesquisa para efetuar mudanças no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e segunda. Afirmo que os argumentos deixam de engajar a LA num debate justo


The purpose of this paper is to examine recent views of applied linguistics (AL) in the Brazilian context presented by some of the followers of the French school of discourse analysis (DA). Coracini (1998), Bertoldo (2000) and Coracini and Bertoldo (2003) argue that AL dichotomizes theory and practice. In their view, qualitative and quantitative methods provide questionable results since those methods are based on the premise that a conscious subject can make use of the results of research to effect changes in the teaching/learning of foreign and second languages. I contend that the arguments advanced fail to engage AL in a fair debate.


Uma disputa no contexto brasileiro entre alguns seguidores de um modelo da Análise do Discurso (Linha francesa) e os que usam metodologias de pesquisa interpretativa e/ou quantitativa em Lingüística Aplicada* * Agradeço a leitura crítica das seguintes pessoas: a pós-graduanda Alessandra Sartori; os colegas Ana Maria Barcelos, Heloísa Britto de Mello, JoAnne Busnardo, José Carlos Paes de Almeida Filho, Maria Aparecida Caltabiano-Magalhães, Maria Helena Abrahão, Marilda Cavalcanti, Simone Reis, Telma Gimenez, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva e vários outros leitores anônimos e pareceristas que leram diferentes versões deste trabalho. Assumo toda a responsabilidade pelas afirmações feitas.

John Robert Schmitz

Unicamp

ABSTRACT

The purpose of this paper is to examine recent views of applied linguistics (AL) in the Brazilian context presented by some of the followers of the French school of discourse analysis (DA). Coracini (1998), Bertoldo (2000) and Coracini and Bertoldo (2003) argue that AL dichotomizes theory and practice. In their view, qualitative and quantitative methods provide questionable results since those methods are based on the premise that a conscious subject can make use of the results of research to effect changes in the teaching/learning of foreign and second languages. I contend that the arguments advanced fail to engage AL in a fair debate.

RESUMO

A finalidade deste trabalho é examinar interpretações recentes da lingüística aplicada (LA) no contexto brasileiro formuladas por alguns seguidores da escola francesa de análise de discurso (AD). Coracini (1998), Bertoldo (2000) e Coracini e Bertoldo (2003) argumentam que a LA dicotomiza a teoria e a prática. Segundo eles, os métodos quantitativos e qualitativos fornecem resultados questionáveis, devido ao fato de esses métodos se basearam na premissa de que um sujeito consciente pode fazer uso dos resultados advindos da pesquisa para efetuar mudanças no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e segunda. Afirmo que os argumentos deixam de engajar a LA num debate justo.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • ASHER, R. E.; SIMPSON, J.M.Y. (Org.). The Encyclopedia of Language and Linguistics. v. 3. Oxford: Pergamon Press, 1994, 1082p.
  • BERTOLDO, E. S. Um discurso da lingüística aplicada: entre o desejo da teoria e a contingência da prática. 2000. 284f. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada/ Ensino-Aprendizagem de Segunda Língua e Língua Estrangeira) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 342p.
  • BERTOLDO, E.S. O discurso de divulgação científica da lingüística aplicada. In: CORACINI, M. J.; BERTOLDO, E. S. (Org.). O desejo da teoria e a contingência da prática Campinas: Mercado de Letras, 2003a. 342p.
  • BERTOLDO, E.S. Um discurso de LA: demarcando territórios. In: CORACINI, M. J.; BERTOLDO E. S. (Org.). O desejo da teoria e a contingência da prática Campinas: Mercado de Letras, 2003b. 342p.
  • BERTOLDO, E.S. O discurso pedagógico da lingüística aplicada. In: CORACINI, M. J.; BERTOLDO, E. S. (Org.). O desejo da teoria e a contingência da prática Campinas: Mercado de Letras, 2003c. 342p.
  • BING, J. M.; BERGWALL, V. L. The question of questions: beyond binary thinking, In: COATES, J. (Org.). Language and gender: a reader. Oxford: Blackwell Publishers, 1998.
  • BRIGHT, W. (Org.). International Encylopedia of Linguistics v. 1, New York: Oxford University Press, 1992. 429p.
  • CAVALCANTI, M. P. A propósito de lingüística aplicada. Trabalhos em Lingüística Aplicada, v. 7, p. 5-12, Campinas, SP, 1986.
  • CHAFE, W. "Discourse", p. 355-358. In: BRIGHT, W. (Org.). International Encylopedia of Linguistics v. 1, New York: Oxford University Press, 1992. 429p.
  • CHARAUDEAU, P. Análise do discurso: controvérsias e perspectivas, In: MARI, H.; Pires, S.; CRUZ, A. R.; MACHADO, I. L. (Org.). Fundamentos e dimensões da análise do discurso Núcleo de Análise do Discurso, FALE/UFMG. Belo Horizonte: Carol Borges Editora, 1999.
  • CHARNEY, D. Empiricism in not a four-letter word. CCC, v. 47, n. 4, p.567-593, 1996.
  • CLARKE, M. A. Whole language: reform and resistance. Language and Educacion, v.7, n. 2, p. 79-95, 1993.
  • CLARKE, M. A. The dysfunctions of theory/practice discourse, TESOL Quarterly, v. 28, n. 1, p. 9-26, 1994.
  • COATES, J. (Org.). Language and gender: a reader Oxford: Blackwell Publishers, 1988.
  • CORACINI, M.J.; BERTOLDO, E. S. (Org.). O desejo da teoria e a contingência da prática. Campinas: Mercado de Letras, 2003. 342p.
  • CORACINI, M. J.; BERTOLDO, E. S. Introdução. In: CORACINI, M. J.; Bertoldo, E.S. (Org.). O desejo da teoria e a contingência da prática Campinas: Mercado de Letras, 2003. 342p.
  • CORACINI, M. J. O discurso da lingüística aplicada e a questão da identidade: entre a modernidade e a pós-modernidade. In: CORACINI, M. J.; BERTOLDO, E.S. (Org.). O desejo da teoria e a contingência da prática Campinas: Mercado de Letras, 2003a. 342p.
  • CORACINI, M.J. O olhar da ciência e a construção da identidade do professor de língua. In: CORACINI, M.J.; BERTOLDO, E.S. (Ed.). O Desejo da Teoria e a Contingência da Prática Campinas: Mercado de Letras. 2003b. 342p.
  • CORACINI, M. J. A consciência crítica nos discursos sobre e da sala de aula. In: CORACINI, M. J.; BERTOLDO, E. S. (Org.). O desejo da teoria e a contingência da prática Campinas: Mercado de Letras, 2003c. 342p.
  • CORACINI, M. J. A consciência crítica nos discursos sobre e da sala de aula. In: CORACINI, M.J.; BERTOLDO, E. S. (Org.). O desejo da teoria e a contingência da prática. Campinas: Mercado de Letras, 2003d. 342p.
  • CORACINI, M. J. A abordagem reflexiva na formação do professor de língua. In: CORACINI, M. J.; BERTOLDO, E. S. (Org.). O desejo da teoria e a contingência da prática Campinas: Mercado de Letras, 2003e. 342p.
  • CORACINI, M. J. A teoria e a prática: A questão da diferença no discurso Sobre E da sala de aula. D.E.L.T.A, v.14, n. 1, p. 33-57, 1998. 342p.
  • CRYSTAL, D. The Cambridge encyclopedia of language 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. 480p.
  • DAVIS, K. A. Qualitative theory and methods in applied linguistics research. TESOL Quarterly, v. 29, n. 3, p. 427-453, 1995.
  • DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y.S. Handbook of qualitative research. London: Sage Publications, 1994.
  • EDGE, J.; RICHARDS, K. May I see your warrant, please?: Justifying outcomes in qualitative research. Applied Linguistics, v.19, n.3, p. 334-356, 1998.
  • FEYERABEND, P. Contra o método Lisboa: Relógio D'Água, 1993.
  • GRANGER, S. The be+ past participle construction in spoken English with special reference on the passive. Amsterdam: North Holland, 1981. 390p.
  • GLEICK, J. Chaos: Making a new science New York: Penguin Books, 1987.
  • HANNS, L.A. Dicionário comentado do alemão de Freud Rio de Janeiro: Imago, 1996.
  • HATCH, E.; LAZARATON, A. The research manual: Design and statistics for applied linguistics Boston, Mass.: Heinle & Heinle Publishers, 1991.
  • KRAMSCH, C. Context and culture in language teaching Oxford: Oxford University Press, 1993. 407p.
  • KRASHEN, S. Principles and practice in second language acquisition Oxford: Pergamon, 1982. 200p.
  • LARSON-FREEMAN, D. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, v. 18, n. 2, p. 141-165, 1997.
  • LAZARATON, A, Qualitative research in applied linguistics: a progress report. TESOL Quarterly, v. 29, n.3, p. 455-471, 1995.
  • McLAUGHLIN, B. The monitor model: some methodological considerations. Language Learning, v. 28, n. 3, p. 309-332, 1978.
  • McLAUGHLIN, B. Theory and research in second language learning: an emerging paradigm, Language Learning, v. 30, n. 2, p. 331- 350, 1980.
  • McHOUL, A. Discourse. In: ASHER, R.E.; SIMPSON, J.M.Y. (Org.). The Encyclopedia of Language and Linguistics, v. 2, p.940-949. Oxford: Pergamon Press, 1994. 1082p.
  • MOITA LOPES, L.P. Ensino de leitura em Inglês em escolas públicas de primeiro grau. Análise de alguns dados etnográficos. Anais do IV ANPOL, PUC-SP, p. 603-610, 1989.
  • MOITA LOPES, L. P. Oficina de lingüística aplicada Campinas: Mercado de Letras, 1996. 189p.
  • MUCKELBAUER, J. On reading Foucault differently: through Foucault's resistance, College English, v. 63, n. 1, p. 71-94, 2000.
  • PÊCHEUX, M. A análise do discurso: três épocas. Trad. Jonas de A. Romualdo. In: GADET, E.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michael Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
  • PENNYCOOK, A. Incommensurable discourses, Applied Linguistics, v. 15, n. 2, p. 115-138, 1994.
  • PENNYCOOK, A. Towards a critical applied linguistics for the 1990s. Issues in Applied Linguistics, v. 1, n. 1, p. 8-28, 1998.
  • PHILIP, M. Michael Foucault. In: SKINNER, Q. (Org.). The return of grand theory in the human sciences Cambridge: Canto, 1990.
  • POSSENTI, S. Os limites do discurso Curitiba: Criar Edições, 2002.
  • REICHARDT, C. S.; COOK, T.C. Beyond qualitative versus quantitative methods In: COOK, T.C.; REICHARDT, C. (Org.). Qualitative and quantitative methods in evaluation research. Beverly Hills: Sage Publication, 1979. p. 7-32.
  • ROBERTS, M.J. On the nature and condition of social science. Daedalus: Journal of the American Academy of Arts and Sciences, v. 103, n. 3, p. 45-65, 1974.
  • ROBERTS, C. There's nothing so practical as some good theories, International Journal of Applied Linguistics, v.7, n.1, p. 66-78, 1997.
  • SCARAMUCCI, M. V. R. A dicotomia quantitativo/qualitativo na pesquisa em lingüística aplicada: paradigmas opostos, p. 510-518. In: SIGNORINI, I.; TERZI, S. B. (Org.). Anais do IV Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1995.
  • SILVEIRA, F. M. G. L. Lembra quando Pêcheux dizia que os sujeitos envolvidos numa interação discursiva são plenamente assujeitados pela formação social a que pertencem? Tudo mentira1995. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
  • SKINNER, Q. (Org.). The return of grand theory in the human sciences Cambridge: Canto, 1990.
  • SPINK, M. J.; MENEGON, V. M. A pesquisa como prática discursiva: superando os horrors metodológicos. p. 63-92. In: SPINK, M.J. (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000. 296p.
  • SRIDHAR, S. N. What are applied linguistics? Studies in the Linguistic Sciences. v. 20, n. 2, p. 165-176, (fevereiro) 1990.
  • STEWART, I. Does God play dice: The mathematics of chaos. Harmondsworth, England, Penguin, 1990.
  • THOMAS, G. What's the use of theory? Harvard Educational Review v.67, n. 1, p. 74-104, 1997.
  • TOMIC, O. M.; Shuy, R. W. (Org.). The relation of theoretical and applied Linguistics. New York: Plenum Press, 1987. 193p.
  • VAN DIJK, T. A. Discourse & Society: a new journal for a new research focus. Discourse & Society, v. 1, n. 1, p. 5-16, 1990.
  • VAN LIER, L. Interaction in the language classroom curriculum London: Longman, 1996.
  • VAN LIER, L. Forks and hope: pursuing understanding in different ways. Applied Linguistics v. 15, n. 3, p. 328-346, 1994.
  • WIDDOWSON, H. Teaching language as communication Oxford. Oxford University Press, 1978. 184p.
  • WIDDOWSON, H. Applied linguistics- the pursuit of relevance. (p. 74-87) In: Kaplan, R. B. et al. (Org.). On the scope of applied linguistics Rowley: Newbury House, 1980. 87p.
  • WILKINS, D. Dangerous dichotomies in applied linguistics and language teaching In: Crystal, David (Org.). Linguistic Controversies: Essays in Linguistic Theory and Practice in Honour of F.R. Palmer. London: Edward Arnold, 1982. 257p.
  • *
    Agradeço a leitura crítica das seguintes pessoas: a pós-graduanda Alessandra Sartori; os colegas Ana Maria Barcelos, Heloísa Britto de Mello, JoAnne Busnardo, José Carlos Paes de Almeida Filho, Maria Aparecida Caltabiano-Magalhães, Maria Helena Abrahão, Marilda Cavalcanti, Simone Reis, Telma Gimenez, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva e vários outros leitores anônimos e pareceristas que leram diferentes versões deste trabalho. Assumo toda a responsabilidade pelas afirmações feitas.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      28 Jan 2013
    • Data do Fascículo
      2005
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com