Acessibilidade / Reportar erro

Da orientação profissional à psicologia da carreira: novos desafios

Resumos

Neste artigo, são analisadas algumas referências históricas que marcam o desenvolvimento da psicologia da orientação. São referidas algumas metodologias e suas diretas implicações no aconselhamento da carreira, na intervenção e na avaliação em contexto educativo, e são feitas breves alusões no contexto de emprego e empresa. Explicita-se também a importância que a orientação e desenvolvimento da carreira hoje assumem. Nas conclusões são abordados os novos desafios que se colocam ao especialista em psicologia da carreira.


This article analises the most important historical and conceptual evolutions of guidance. Some methodological issues and the direct implications in counseling, intervention and career assessment are discussed, both in educational and occupational settings. The importance, nowadays, of career guidance are also analyzed. The new challenges that the specialist in the field of career guidance have to face are discussed.


TEMA CENTRAL / CENTRAL THEME

Da orientação profissional à psicologia da carreira: novos desafios 1 1 Este artigo, nas suas linhas gerais, foi objeto de uma palestra proferida na Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Maria Eduarda Duarte

Professora da Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

RESUMO

Neste artigo, são analisadas algumas referências históricas que marcam o desenvolvimento da psicologia da orientação. São referidas algumas metodologias e suas diretas implicações no aconselhamento da carreira, na intervenção e na avaliação em contexto educativo, e são feitas breves alusões no contexto de emprego e empresa. Explicita-se também a importância que a orientação e desenvolvimento da carreira hoje assu­mem. Nas conclusões são abordados os novos desafios que se colocam ao especialista em psicologia da carreira.

ABSTRACT

This article analises the most important historical and conceptual evolutions of guidance. Some methodological issues and the direct implications in counseling, intervention and career assessment are discussed, both in educational and occupational settings. The importance, nowadays, of career guidance are also analyzed. The new challenges that the specialist in the field of career guidance have to face are discussed.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

  • Duarte, M. E. (1993). Preocupações de carreira, valores e saliência das actividades em adultos empregados. Para uma psicologia desenvolvimentista da orientação de adultos em Portugal. Tese de doutoramento. Universidade de Lisboa.
  • Duarte, M. E. (1997). A avaliação em orientação e desenvolvimento da carreira. In M. Gonçalves, I. Ribeiro, S. Araújo, C. Machado, L. Almeida e M. Simões (Eds.). Avaliação psicológica: formas e contextos, vol.V. Associação dos psicólogos portugueses, Braga (pp. 385-391).
  • Ferreira Marques, 1 (1990-91). Lugar da psicologia na ciência e na universidade. In Abertura do ano académico na Universidade de Lisboa. Sessões Solenes. Universidade de Lisboa, 1994 (pp. 143-153).
  • Ferreira Marques, X (1993). El compromiso de la orientación escolar y profesional con los câmbios de la sociedad. In Actas, Asociacion Espanola para la Orientación Escolar y Profesional, Tenerife, 67-75.
  • Herr, E. e Cramer, S. (1992). Career guidance and counseling through the life-span. Systematic approaches (4th ed.). New York: Harper Collins.
  • 1
    Este artigo, nas suas linhas gerais, foi objeto de uma palestra proferida na Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Abr 2000
    Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
    E-mail: revistaoes@ufba.br