Acessibilidade / Reportar erro

A estética como elemento para compreensão da criatividade nas organizações

Resumos

O trabalho, de natureza teórica, reflete sobre a necessidade de ampliar a compreensão da criatividade, comumente considerada, apenas, sob a perspectiva objetiva, ignorando o aspecto subjetivo, em particular, envolvendo a Estética. A questão central que norteia o artigo é a contribuição da Estética para explicar os processos que envolvem a criatividade. Inicialmente, descrevem-se as funções da ação humana, com destaque para a Estética, de modo a evidenciar como, filosoficamente, para a percepção, análise e interpretação da realidade, exige-se considerar tanto a dimensão objetiva, como a subjetiva. É resgatado a Estética nos estudos organizacionais, assim como a criatividade. Em seguida, é demonstrada a articulação entre a Estética e a criatividade, ampliando a compreensão dos processos criativos, habitualmente centrados em perspectivas objetivas. Verifica-se, ao final, que a Estética ajuda a explicar os processos da interação humana e, em particular, os decorrentes da criatividade nas organizações, afinal a criatividade está além da racionalidade, ou seja, da dimensão objetiva apenas.


The work, of theoretical nature, reflects on the necessity to extend the understanding of the creativity, that has been considered, in the objective perspective, ignoring the subjective perspective, in particular, involving the Aesthetics. The central question that guides the article is the contribution of the Aesthetics to explain the processes involving the creativity. Initially, the functions of the action describe human being, with Aesthetic prominence for in order evidencing, as filosoficamente the perception, analysis and interpretation of the reality demand to consider the objective dimension in such a way, as the subjective one. The Aesthetics one in the organizacionais studies is rescued, as well as the creativity. Finally, the understanding of the creative processes is demonstrated to the joint between Aesthetics and the creativity, extending, habitually centered in objective perspectives. It is verified the end that the Aesthetic one helps to explain the processes of the interaction human being, and in particular, decurrent of the creativity in the organizations after all the creativity that they are beyond the rationality, of the objective dimension only.


ARTIGOS

A estética como elemento para compreensão da criatividade nas organizações

Raimundo Leal

Prof. EAUFBA e CEPPEV/Fundação Visconde de Cairu

RESUMO

O trabalho, de natureza teórica, reflete sobre a necessidade de ampliar a compreensão da criatividade, comumente considerada, apenas, sob a perspectiva objetiva, ignorando o aspecto subjetivo, em particular, envolvendo a Estética. A questão central que norteia o artigo é a contribuição da Estética para explicar os processos que envolvem a criatividade. Inicialmente, descrevem-se as funções da ação humana, com destaque para a Estética, de modo a evidenciar como, filosoficamente, para a percepção, análise e interpretação da realidade, exige-se considerar tanto a dimensão objetiva, como a subjetiva. É resgatado a Estética nos estudos organizacionais, assim como a criatividade. Em seguida, é demonstrada a articulação entre a Estética e a criatividade, ampliando a compreensão dos processos criativos, habitualmente centrados em perspectivas objetivas. Verifica-se, ao final, que a Estética ajuda a explicar os processos da interação humana e, em particular, os decorrentes da criatividade nas organizações, afinal a criatividade está além da racionalidade, ou seja, da dimensão objetiva apenas.

ABSTRACT

The work, of theoretical nature, reflects on the necessity to extend the understanding of the creativity, that has been considered, in the objective perspective, ignoring the subjective perspective, in particular, involving the Aesthetics. The central question that guides the article is the contribution of the Aesthetics to explain the processes involving the creativity. Initially, the functions of the action describe human being, with Aesthetic prominence for in order evidencing, as filosoficamente the perception, analysis and interpretation of the reality demand to consider the objective dimension in such a way, as the subjective one. The Aesthetics one in the organizacionais studies is rescued, as well as the creativity. Finally, the understanding of the creative processes is demonstrated to the joint between Aesthetics and the creativity, extending, habitually centered in objective perspectives. It is verified the end that the Aesthetic one helps to explain the processes of the interaction human being, and in particular, decurrent of the creativity in the organizations after all the creativity that they are beyond the rationality, of the objective dimension only.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALENCAR, Eunice M.L.S. A gerência da criatividade: abrindo as janelas para a criatividade pessoal e nas organizações. São Paulo: Makron Books, 1996.
  • _______. Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações. Revista de Administração de Empresas. São Paulo. v. 38, n.2, abr/jun 1998.
  • BAUMGARTEN, Alexander G. Estética. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
  • BONO, Edward de. Criatividade levada a sério: como gerar idéias produtivas através do pensamento lateral. São Paulo: Pioneira, 1994.
  • CAMERON, J. Criatividade: a mina de ouro. Seja criativo e conquiste o seu espaço. Tradução: Maria Clara de B. W. Fernandes. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.
  • CARR, A.; HANCOCK, P. Art and aesthetics at work an overview. Tamara: Journal of Critical Postmodern Organization Science. Las Cruces, 2002. Vol. 2, Issue, 1. p. 1-8.
  • CHANLAT, J. F. (coord.) O Indivíduo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 1992.
  • DEGOT, V. Portrait of the manager as na artist. Dragon, v. 2, nº 4, 1987.
  • DORSCH, F.; HACKER, H.; STAPF, K. Dicionário de psicologia. Petrópolis: Vozes, 2001.
  • DUAILIBI, R. & SIMONSEN Jr., H. Criatividade & marketing. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.
  • GAGLIARDI, P. Exploring the aesthetic side of organization life. In: CLEGG, S.R.; HARDY, C., NORD, W.R. (eds). Handbook of organization studies. London : Sage, 1996.
  • GUILFORD, J.P. Creativity: retrospect and prospect. In: PARNES, S.J.; NOLLER, R.B.; BIONDI, A.M. (eds). Guide to creative action. N. York: Scribner's, 1977.
  • HANCOCK, P. Aestheticizing the worl of organization: creating beautiful untrue things. Tamara: Journal of Critical Postmodern Organization Science. Las Cruces, 2002. Vol. 2, Issue, 1. p. 91.
  • KANT, Immanuel. Textos selecionados. São Paulo: Nova Cultural, 1991. - (Os pensadores)
  • _______. Crítica da faculdade de julgar. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
  • KAO, John. Jamming a arte e a disciplina da criatividade na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • KNELLER, George. F. Arte e ciência da criatividade. 5ª ed. São Paulo: IBRASA, 1978.
  • KOESTLER, A. The Act of creation. New York:MacMillan, 1964.
  • LEAL, R. S. Arte, estética e administração: ampliando a compreensão da dinâmica organizacional In: Anais ... III Encontro Nacional de Estudos Organizacionais, São Paulo, 2004.
  • _______. The aesthetics while influential element of the organizational culture: a perspective of analysis. In: Anais ... Third International Conference -Iberoamerican Academy of Management, São Paulo, 2003a.
  • _______. A dimensão ética-estética como premissa para a gestão organizacional In: Anais ... Encontro Nacional da Associação de Entidades de Pós-Grad em Administração, Atibaia, SP. 2003b.
  • _______. A dimensão ética-estética como parâmetro para gerência nos novos tempos In: Anais ... XXXVIII Congresso Latinoamericano de Escolas de Administração, Lima, Peru, 2003c.
  • _____________. Razão, práxis e estética: integração de diferentes dimensões de análise organizacional In: Anais ... XXVI Encontro Nacional da Associação de Entidades de Pós-Grad. em Administração, Salvador, 2002.
  • _______. Dimension aesthetics: the essence of the creativity and innovation in the choices and changes organizations. In: Anais ... Second International Conference of the Iberoamerican. Academy of Management. México, 2001.
  • _______. A dimensão estética enquanto elemento influenciador da cultura organizacional: construção de um referencial de análise. Anais ... do XXIII Encontro Nacional da Associação de Entidades de Pós-Graduação em Administração. Florianópolis, 2000b.
  • _______. Contribuições da estética para a análise organizacional: a abordagem de uma dimensão humana esquecida. Anais ... do I Encontro Nacional de Estudos Organizacionais Eneo, Curitiba, 2000a.
  • MASLOW, H.H. The creativity attitude. In: MOONEY, R.L. & RAZIK, T.A. (Eds.) Explorations in creativity. N. York: Harper & Row, 1967.
  • MAY, R. A coragem de criar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
  • MOSQUERA, J. J. Psicologia da arte. Porto Alegre: Sulina, 1973.
  • MUKAROVSKA, Hana. Escritos sobre estética e semiótica da arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1979.
  • OECH, Roger Von. Um "toc" na cuca. São Paulo: Cultura, 1988.
  • OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 5ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.
  • PLATÃO. A República. 7ª ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993.
  • PREDEBON, José. A criatividade e a aventura do novo. Revista da ESPM. São Paulo. v. 9, n.5, set/out 2002. p. 86-91.
  • RAMIREZ, R. An aesthetic theory of social organization. Dragon, v. 2, n. 4, 1987.
  • ROGERS, C.R. Freedom to learn. Columbus: Charles & Merril Publ., 1969.
  • RUSTED, B. It's not called show art! Aesthetic decisions as organizational practice, Dragon, v. 2 , n. 4, 1987.
  • SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
  • SCHMITT, B. & SIMONSON, A. A estética do marketing. São Paulo: Nobel, 2000.
  • SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representação. III parte Crítica da filosofia kantiana; parerga e paralipomena, capítulos V, VIII, XII, XIV. 5ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. - (Os pensadores)
  • STEIN, M. I. Stimulating crativity. Group procedures. New York: Academic Press. vol II, 1974.
  • STERNBERG, Robert J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.
  • STRATI, Antonio. Aesthetic understanding of organizational life. Academy of Management Review, vol. 17, nº. 3, 1992.
  • _______. Organization and aesthetics. London : Sage, 1999.
  • TORANCE, E. P. Rewarding creative behavior. Englewood Cliffs. New Jersey: Prentice-Hall, 1965.
  • WATKINS, C.; KING, I. W. Organisational performance: a view from the Arts. Tamara: Journal of Critical Postmodern Organization Science. Las Cruces, 2002. Vol. 2, Issue, 1. p. 31.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2007
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br