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Engenharia urbana aplicada: um estudo sobre a qualidade do transporte público em cidades médias

Urban applied engineering: a study on quality of public transport in mid-sized cities

Resumos

O presente trabalho mede o nível de satisfação dos usuários em relação ao sistema de transporte coletivo. Os atributos avaliados foram acessibilidade, tempo de viagem, lotação, pontualidade, sistema de informação, características dos veículos, comportamentos dos funcionários, segurança, confiabilidade, características das paradas de ônibus e satisfação geral e nos horários de pico. O questionário de opinião foi validado psicometricamente e, ao todo, foram 1.206 entrevistados nos municípios de Londrina (PR), Ponta Grossa (PR) e Cascavel (PR). Para calcular a fidedignidade desta pesquisa, utilizou-se o alfa de Cronbach e alfa da consistência interna (coeficiente de Pearson) e para a validação dos resultados utilizou-se a análise fatorial com o método de extração dos componentes principais com rotação varimax. Os resultados apontam que o maior índice de satisfação é em relação à distribuição geográfica dos abrigos de ônibus e o atributo de maior insatisfação é a lotação dos veículos. Conclui-se que, comparativamente, Londrina é o município que apresenta os melhores resultados.

Sistema de transporte; Qualidade; Cidades


The goal of the following work is to measure the satisfaction level concerning to the public transportation users. The issues evaluated were accessibility, travel time, capacity, timeliness, information system, vehicle characteristics, staff behaviors towards users, safety, maximum passengers capacity, buses stops' characteristics and overall satisfaction concerning to the peak times. The following work was applied in these sites location: Londrina (PR), Ponta Grossa (PR) and Cascavel (PR). The methodology used was a psychometric survey test and around of 1,206 people were interviewed. To calculate the accuracy of this research, we used the "Alpha Cronbach Test" and alpha internal consistency (Pearson correlation coefficient) and to validate the results, we used the extraction method of main components with the Varimax Rotation for factor analysis. The results show that the highest rate of satisfaction is in the geographical distribution of bus stops and the issue that we've notice greater dissatisfaction is the passenger capacity of the vehicles. So, we come to the conclusion that, relatively speaking, Londrina is the city that provides the best results.

Transport system; Quality; Cites


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jun 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    31 Jul 2013
  • Aceito
    20 Set 2013
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