Acessibilidade / Reportar erro

O verso* * Publicado na revista Fon-fon. Rio de Janeiro, Dezembro de 1923, p. 177.

The verse

Resumo:

Texto publicado na revista carioca Fon-fon, em 1923. Discorre sobre a estética do jovem Nietzsche, em particular sobre a tragédia e os conceitos de apolíneo e dionisíaco.

Palavras-chave:
Nietzsche; apolíneo; dionisíaco; verso

Abstract:

Text published in Fon-Fon magazine, in 1923, Rio de Janeiro. Discusses about the aesthetic of the young Nietzsche, in particular on the tragedy and the concepts of Apollonian and Dionysian.

Keywords:
Nietzsche; apollonian; Dionysian; verse

Nietzsche via, na tragédia grega, a forma mais veemente e máscula da poesia clássica e a tragédia era o consórcio do elemento épico e do lírico, da ação e do coro; era a identificação do elemento apolínio, plástico, sereno e escultural com o elemento dionisíaco, feito de dor, de subjetivismo e música, a subordinação da narrativa ao ritmo. Supunha assim o filósofo achar a misteriosa correlação orgânica que há entre emoções e as ondas sanguíneas do coração; e, pois que a continuidade da paixão produziria a diástole ininterrupta daquele músculo, a necessidade de respirar, salvando a vida, criou o instinto do ritmo. O verso é a emoção pontuada, o rejimem vital da emoção, sem o qual uma asfixia passional seria inevitável. Numerus regit orbem.

  • *
    Publicado na revista Fon-fon. Rio de Janeiro, Dezembro de 1923, p. 177.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2015
Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br