Resumos
O texto busca refletir a respeito da experiência vivida pelo ser humano e diabético, ao ter que enfrentar a perda de alguma parte do seu corpo. Fundamentou-se a reflexão em Merleau-Ponty (1971), partindo de sua afirmativa de que o corpo fala e portanto também silencia. Mas que silêncio é esse de que me refiro? Um silêncio simbólico, mais silencioso que o verdadeiro silêncio. Um silêncio forte, pesado e significativo. Um silêncio que atordoa, permanente e eterno. Um silêncio que marca, que lembra e que também se adapta. Um silêncio proveniente da vida e da adaptação a nova forma de viver.
diabético; corpo; enfermagem
El texto hace una reflexión sobre la experiencia vivida por el ser humano que está diabético y tiene que afrontar la pérdida de alguna parte de su cuerpo. La reflexión se fundamentó en Merleau-Ponty, cuando argumenta que el cuerpo habla y, por lo tanto, también silencia. Pero, ¿qué tipo de silencio es ese al qué me refiero? Un silencio simbólico, más silencioso todavía que el verdadero silencio. Un silencio fuerte, pesado y significativo. Un silencio que apabulla, permanente y eterno. Un silencio que marca, que recuerda y que también se adapta. Un silencio proveniente de la vida y de la adaptación a la nueva forma de vivir.
diabético; cuerpo; enfermería
This text intends to reflect on the experience of diabetics who face the loss of a part of their body. The reflection is based on Merleau-Ponty's idea that the body speaks and therefore it also silences. But what silence is this text referring to? It refers to a symbolic silence, more silent than the real silence, a strong, heavy and meaningful silence. A kind of silence that stuns, that is permanent and eternal. A silence that marks, that reminds and also adapts itself. A silence deriving from life and from the adaptation of a new way of living.
diabetes; silence
REFLEXÃO
Áreas de silêncio e corpo diabético
Silence and the diabetic patient
Áreas de silencio y cuerpo diabético
Maria da Glória Santana
Doutora da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Saúde do Adulto
RESUMO
O texto busca refletir a respeito da experiência vivida pelo ser humano e diabético, ao ter que enfrentar a perda de alguma parte do seu corpo. Fundamentou-se a reflexão em Merleau-Ponty (1971), partindo de sua afirmativa de que o corpo fala e portanto também silencia. Mas que silêncio é esse de que me refiro? Um silêncio simbólico, mais silencioso que o verdadeiro silêncio. Um silêncio forte, pesado e significativo. Um silêncio que atordoa, permanente e eterno. Um silêncio que marca, que lembra e que também se adapta. Um silêncio proveniente da vida e da adaptação a nova forma de viver.
Palavras-chave: diabético, corpo, enfermagem
ABSTRACT
This text intends to reflect on the experience of diabetics who face the loss of a part of their body. The reflection is based on Merleau-Ponty's idea that the body speaks and therefore it also silences. But what silence is this text referring to? It refers to a symbolic silence, more silent than the real silence, a strong, heavy and meaningful silence. A kind of silence that stuns, that is permanent and eternal. A silence that marks, that reminds and also adapts itself. A silence deriving from life and from the adaptation of a new way of living.
Keywords: diabetes, silence
RESUMEN
El texto hace una reflexión sobre la experiencia vivida por el ser humano que está diabético y tiene que afrontar la pérdida de alguna parte de su cuerpo. La reflexión se fundamentó en Merleau-Ponty, cuando argumenta que el cuerpo habla y, por lo tanto, también silencia. Pero, ¿qué tipo de silencio es ese al qué me refiero? Un silencio simbólico, más silencioso todavía que el verdadero silencio. Un silencio fuerte, pesado y significativo. Un silencio que apabulla, permanente y eterno. Un silencio que marca, que recuerda y que también se adapta. Un silencio proveniente de la vida y de la adaptación a la nueva forma de vivir.
Palavras clave: diabético, cuerpo, enfermería
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BIBLIOGRAFIA
BOEMER, M. R. A condução de estudos segundo a metodologia de investigação fenomenológica. Revista Latino Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.2, n.1, p.83-84, abr/jun. 1984.
CAPALBO C. Fenomenologia e hermenêutica. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural, 1986.
DAMASCENO, M. M. C. O ex-sistir do diabético da fenomenologia à enfermagem. Rio de Janeiro, 1996. (Tese de Doutorado) Escola de enfermagem Ana Nery da UFRJ.
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MARTINS, J.; FARINHA, M. F. S. Temas fundamentais de fenomenologia. São Paulo: Moraes, 1984.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. De R. Piero. São Paulo: Freitas Bastos, 1971. 465p.
REZENDE, Antônio Muniz de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1990. (Coleção Polêmica do Nosso Tempo, v. 38).
ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1961.
Recebido em outubro de 1999
Aprovado em junho de 2000
- BOEMER, M. R. A condução de estudos segundo a metodologia de investigação fenomenológica. Revista Latino Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.2, n.1, p.83-84, abr/jun. 1984.
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- MARTINS, J.; FARINHA, M. F. S. Temas fundamentais de fenomenologia. São Paulo: Moraes, 1984.
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- ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1961.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
28 Ago 2014 -
Data do Fascículo
Mar 2000
Histórico
-
Aceito
Jun 2000 -
Recebido
Out 1999