Resumos
OBJETIVO: Evidenciar as contribuições da aplicação de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) para o processo de aprendizagem em saúde e enfermagem. MÉTODOS: Estudo de revisão sistemática realizada nas bases de dados PUBMED/MEDLINE, SCOPUS, CINAHL e ISI Web of Knowledge. Foram analisados 13 estudos, publicados no idioma inglês no período de 2004 a 2008. RESULTADOS: Predominaram as pesquisas sobre OVAs desenvolvidas com enfoque em pacientes (50%), estudantes (38,4%) e profissionais de saúde (7,1%). Quanto aos níveis de evidência 30,8% dos estudos foram classificados como nível II e nível III-1, respectivamente e 30,4% de nível IV. CONCLUSÃO: Os OVAs contribuíram significativamente para o aumento do conhecimento e aprendizagem em pacientes, alunos e cuidadores, constituindo uma promissora perspectiva para educação em saúde e enfermagem.
Enfermagem; Aprendizagem; Informática em enfermagem; Tecnologia educacional; Simulação por computador
OBJETIVO: Evidenciar las contribuciones de la aplicación de Objetos Virtuales de Aprendizaje (OVAs) para el proceso de aprendizaje en salud y enfermería. MÉTODOS: Estudio de revisión sistemática realizada en las bases de datos PUBMED/MEDLINE, SCOPUS, CINAHL e ISI Web of Knowledge. Fueron analizados 13 estudios, publicados en el idioma inglés en el período de 2004 a 2008. RESULTADOS: Predominaron las investigaciones sobre OVAs desarrolladas con enfoque en pacientes (50%), estudiantes (38,4%) y profesionales de salud (7,1%). En cuanto a los niveles de evidencia el 30,8% de los estudios fueron clasificados como nivel II y nivel III-1, respectivamente y el 30,4% como nivel IV. CONCLUSIÓN: Los OVAs contribuyeron significativamente en el aumento del conocimiento y aprendizaje en pacientes, alumnos y cuidadores, constituyendo una prometedora perspectiva para la educación en salud y en enfermería.
Enfermería; Aprendizaje; Informática aplicada a la enfermería; Tecnología educacional; Simulación por computador
OBJECTIVE: To highlight the contributions of the application of Virtual Learning Objects (OVAs) for the learning process in health and nursing. METHODS: A systematic review was conducted using the databases of PubMed / MEDLINE, Scopus, CINAHL and ISI Web of Knowledge. We analyzed 13 studies, published in the English language, for the period of 2004 to 2008. RESULTS: The predominate research about OVAs was developed with a focus on patients (50%), students (38.4%) and healthcare professionals (7.1%). With regard to the levels of evidence, 30.8% of the studies were classified as level II and level III-1, respectively, and 30.4% were level IV. CONCLUSION: The OVAs have contributed significantly to the increase in knowledge and learning in patients, students and caregivers, providing a promising perspective for education in health and nursing.
Nursing; Learning; Nursing informatics; Educational technology; Computer simulation
ARTIGO ORIGINAL
Objetos virtuais de aprendizagem: contribuições para o processo de aprendizagem em saúde e enfermagem* * Trabalho realizado na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis (SC), Brasil .
Objetos virtuales de aprendizaje: contribuciones para el proceso de aprendizaje en salud y enfermería
Ana Graziela AlvarezI; Grace Teresinha Marcon Dal SassoII
IPós-graduanda (Doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis (SC), Brasil
IIDoutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis (SC), Brasil
Autor Correspondente Autor Correspondente: Ana Graziela Alvarez R. Joinville, 1008 - apto. 201 - Vila Nova Blumenau - SC - Brasil CEP. 89035-200 E-mail: grazielaalvarez@gmail.com
RESUMO
OBJETIVO: Evidenciar as contribuições da aplicação de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) para o processo de aprendizagem em saúde e enfermagem.
MÉTODOS: Estudo de revisão sistemática realizada nas bases de dados PUBMED/MEDLINE, SCOPUS, CINAHL e ISI Web of Knowledge. Foram analisados 13 estudos, publicados no idioma inglês no período de 2004 a 2008.
RESULTADOS: Predominaram as pesquisas sobre OVAs desenvolvidas com enfoque em pacientes (50%), estudantes (38,4%) e profissionais de saúde (7,1%). Quanto aos níveis de evidência 30,8% dos estudos foram classificados como nível II e nível III-1, respectivamente e 30,4% de nível IV.
CONCLUSÃO: Os OVAs contribuíram significativamente para o aumento do conhecimento e aprendizagem em pacientes, alunos e cuidadores, constituindo uma promissora perspectiva para educação em saúde e enfermagem.
Descritores: Enfermagem; Aprendizagem; Informática em enfermagem; Tecnologia educacional; Simulação por computador
RESUMEN
OBJETIVO: Evidenciar las contribuciones de la aplicación de Objetos Virtuales de Aprendizaje (OVAs) para el proceso de aprendizaje en salud y enfermería.
MÉTODOS: Estudio de revisión sistemática realizada en las bases de datos PUBMED/MEDLINE, SCOPUS, CINAHL e ISI Web of Knowledge. Fueron analizados 13 estudios, publicados en el idioma inglés en el período de 2004 a 2008.
RESULTADOS: Predominaron las investigaciones sobre OVAs desarrolladas con enfoque en pacientes (50%), estudiantes (38,4%) y profesionales de salud (7,1%). En cuanto a los niveles de evidencia el 30,8% de los estudios fueron clasificados como nivel II y nivel III-1, respectivamente y el 30,4% como nivel IV.
CONCLUSIÓN: Los OVAs contribuyeron significativamente en el aumento del conocimiento y aprendizaje en pacientes, alumnos y cuidadores, constituyendo una prometedora perspectiva para la educación en salud y en enfermería.
Descriptroes: Enfermería; Aprendizaje; Informática aplicada a la enfermería; Tecnología educacional; Simulación por computador
INTRODUÇÃO
A crescente inserção de tecnologias baseadas na webOvasárea de educação em saúde revela nodinâmica nonidades de aprendizagem online, de modo flexe enfermagem. Estao(1-3).
Neste cenário, os Objetos Virtuais de Aprendizagem(OVAs) oferecem uma oportunidade para a dinâmica no processo de ensino e aprendizagem em saúde e enfermagem. Esta tecnologia pode ser definida como um recurso digital que pode ser utilizado para o suporte ao ensino, delineados sob uma perspectiva pedagógica e planejamento integrado ao processo de ensino e aprendizagem(4-5).
Alguns fatores favorecem o uso da tecnologia na educação em saúde, destacando-se: flexibilidade, construção simples, possibilidade de reuso, fácil atualização, interoperabilidade, apoio ao ensino presencial ou online(4-7).
Considerando que os OVAs podem propiciar aconstrução do percurso cognitivo do aluno e que estudosna área são ainda incipientes, o tema despertou oseguinte questionamento: Quais as contribuições do usode OVAs para o processo de ensino e aprendizagem em saúde e enfermagem?
O objetivo da revisão foi evidenciar as contribuições da aplicação de OVAs para a aprendizagem em saúde e enfermagem.
MÉTODOS
Trata-se de uma revisão sistemática(8) sem metanálise, desenvolvida nas etapas(9): Definição da pergunta de pesquisa; Especificação de critérios de inclusão e exclusão;Identificação de estudos relevantes e teste do método; Busca em bases de dados online PUBMED/MEDLINE, SCOPUS, CINAHL e ISI Web of Knowledge (ago/2009); Inclusão de artigos; Revisão dos resumos por dois revisores e aplicação dos critérios de inclusão/exclusão;Discussão para consenso entre revisores; Análise de textos completos pelos revisores, aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e codificação dos estudos (A1 atéA13); Inclusão de resultados em planilha eletrônica; e Apresentação de resultados e discussão.
Os critérios de inclusão foram pesquisas sobre OVAsrelacionadas à saúde e/ou enfermagem, de jan/2004 adez/2008, inglês e texto completo disponível; artigos originais com descrição clara de método e apresentação de resultados. Os critérios de exclusão incluíram: falta de adesão à temática do estudo, impossibilidade de classificar nível de evidência e texto completo indisponível.
Os termos utilizados para busca de artigos nas bases de dados encontram-se disponibilizados no vocabulário Mesh (Medical Subject Headings), exceto o termo "objectlearning", por se tratar-se de um tema relativamente recente. A busca foi organizada conforme Quadro 1.
Para o estudo, foram considerados OVAs todo o tipo de mídia utilizada no processo de ensino e aprendizagem online (vídeos, áudios, fóruns de discussão,ambientes simulados, entre outros).
Na primeira etapa foram encontrados 85 artigos, que foram importados para o software EndNoteWeb®2.7, sendo excluídos 40 artigos por repetição.
A análise dos 45 artigos com textos completos foi realizada por dois revisores, e, após a aplicação dos critérios de exclusão, restaram13 artigos, servindo de referência para as análises. A força de evidência dos estudos foi classificada pela escala do The Joana Briggs Institute(10) (Quadro 2).
RESULTADOS
Os artigos selecionados foram inseridos em planilha eletrônica (Excel 2007®), onde foram classificados quanta: código do artigo, referência completa, nível de evidência, método, objetivos e contribuições para aprendizagem (Quadro 3).
Com base nas análises foi possível identificar uma predominância de pesquisas sobre OVAS desenvolvidas com enfoque em pacientes (50%), estudantes (38,4%) e profissionais de saúde (7,1%).
Quanto à força de evidência dos estudos, 30,8% foram classificados como nível II (A12, A7, A4, A13), 30,8% como nível III-1 (A5, A11, A3, A8) e 38,4% de nível IV (A10, A1, A2, A6, A9) e nenhum estudo de nível I.
DISCUSSÃO
Os OVAs aumentaram o conhecimento de alunos, causando impacto nas médias de aprendizagem de alunos em cursos online(13). A tecnologia educacional trouxe ainda contribuições significativas para as experiências de aprendizagem de alunos em cenários de simulação clínica(11-12) e impacto no sentimento de pertencimento dos mesmos(20) .
Avaliações da qualidade dos OVAs resultaram na satisfação de alunos quanto aos seguintes critérios:utilidade, qualidade, apresentação e adequação de conteúdos(12,16,19).
Quanto aos profissionais de saúde, o acesso aosOVAs melhorou o uso de equipamentos auxiliares no tratamento, orientação do paciente e na elaboração do plano de cuidados(15).
Na perspectiva dos pacientes, os OVAsproporcionaram melhorias na aprendizagem quanto ao cuidado com sua própria saúde(15,17,21), melhoraram o conhecimento sobre determinados temas(23), melhoraram a memória(18) e ainda, contribuíram para redução de complicações relacionadas à presença de doença crônica(22).
Com base na análise das contribuições dos OVAs para a aprendizagem em saúde e enfermagem,destacaram-se os aspectos relacionados à melhora do conhecimento e aprendizagem quando utilizados tanto por alunos, como por profissionais de saúde e pacientes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante da diversidade de estudos publicados na atualidade em periódicos indexados nas bases de dados pesquisadas, percebemos a escassez de publicações relacionadas ao uso de OVAs no processo de ensino e aprendizagem em saúde e enfermagem. Na maioria das vezes, as publicações restringiram-se a relatos de desenvolvimento de tecnologias voltadas à aprendizagemem, mas não incluíam a avaliação dos resultados de sua aplicação.
A principal contribuição do estudo foi identificar pesquisas com níveis de evidência suficiente para demonstrar as contribuições dos OVAs no processo de ensino e aprendizagem em saúde e enfermagem,colaborando para a prática baseada na evidência.
Ressaltamos que os OVAs podem contribuir significativamente para a aprendizagem dos pacientes,profissionais de saúdes e estudantes e, por este motivo,acreditamos na necessidade de desenvolvimento de novos estudos para aprofundamento do tema, de modo a identificar o impacto de sua aplicação na aprendizagem em saúde e enfermagem nas mais diversas áreas de cuidado.
Artigo recebido em 04/04/2010 e aprovado em 08/08/2011
- 1. Campbell M, Gibson W, Hall A, Richards D, Callery P.Online vs. face-to-face discussion in a Web-based research methods course for postgraduate nursing students: a quasi-experimental study. Int J Nurs Stud. 2008;45(5):750-9.
- 2. Gadotti M. Perspectivas atuais da educação. São PauloPerspect 2000; 14(2):3-11.
- 3. Silva M. Educação online. São Paulo: Loyola; 2003.
- 4. Wiley DA. Conecting learning objects to instructionaltheory: a definition, a methaphor and a taxonomy. In:Wiley DA, editor. The instructional use of learning objects[Internet]. Logan (UT): Utah State University [cited 2011Set 10]. Available from: <http://www.reusability.org/read/chapters/wiley.
- 5. Catalan VM, Silveira DT, Cogo AL. Projeto criação deobjetos virtuais de aprendizagem [Internet] . In:Congresso Brasileiro de Educação à Distância; 2007.[citado2011 Out 8]. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/4202007124606PM.
-
6Advanced Distributed Learning. Sharable Content ObjectReference Model SCORM. 2004. 2th ed. – Overview.
- 7. Alencar CJ. Avaliação de conteúdos e objeto deaprendizagem da teleodontologia aplicado a anestesia eexodontia em odontopediatria. [dissertação]. São Paulo:Universidade de São Paulo; 2008.
- 8. Galvão CM, Sawada NO, Trevizan MA. Systematic review:a resource that allows for the incorporation of evidenceinto nursing practice. Rev Latinoam Enferm.2004:12(3):549-56.
- 9. Pai M, McCulloch M, Gorman JD, Pai N, Enanoria W, Kennedy G, et al. Systematic reviews and meta-analyses:An illustrated, step-by-step guide. The Natl Med J Índia..2004;17(2):86-
-
10The Joanna Briggs Institute. Clinical practice manuals literaturereview. Nasogastric tube insertion [Internet]. [cited 2011 Oct18]. Available from: <http://www.joannabriggs.edu.au/pubs/approach.
- 11. Dal Sasso GT, Souza ML. A simulação assistida porcomputador: a convergência no processo de educar-cuidar daenfermagem. Texto contexto Enferm..2006;15(2):231-9.
- 12. Lima DV, Lacerda RA. Hemodynamic oxygenation effectsduring the bathing of hospitalized adult patients critically ill: systematic review. Acta Paul Enferm. 2010;23(2):278-85.
- 13. Fonseca LM, Leite AM, Mello DF, Dalri MC, Scochi CG. Semiotics and semiology of the preterm newborn:evaluation of an educational software application. ActaPaul Enferm. 2008 ;21(4):543-8.
- 14. Corradi MI, Silva SH, Scalabrin EE. Virtual objects to supportthe teaching-learning process of physical examination innursing. Acta Paul Enferm. 2011;24(3):348-53.
- 15. Cardoso JP et al. O uso de sistemas especialistas paraapoio à sistematização em exames ortopédicos do quadril,joelho e tornozelo. Rev Saúde.com; 2005; 1(1): 24-34.
- 16. Wiecha J, Heyden R, Sternthal E, Merialdi M.. Learning ina virtual world: experience with using second life formedical education. J Med Internet Res. 2010;12(1):e1.
- 17. Oliveira EF, Azevedo JL, Azevedo OC. Eficácia de um simulador multimídia no ensino de técnicas básicas de videocirurgia para alunos do curso de graduação emmedicina. Rev Col Bras Cir. 2007;34(4):251-6.
- 18. Queiroz R, Cardoso JP, Lopes CR, Rosa VA. A informáticae o ensino em fisioterapia: uma proposta de utilização deferramentas computacionais. In: VII Semana deMobilização Científica, Salvador, 2004. Anais. 2004.
- 19. Hasan S. Instructional design and assessment: a tool toteach communication skills to pharmacy students. Am JPharm Educ. 2008; 72(3). Article 67.
- 20. Sardo PM. Aprendizagem baseada em problemas emreanimação cardiopulmonar no ambiente virtual deaprendizagem Moodle®. [dissertação]. Florianópolis:UFSC/PEN; 2007.
- 21. Yeh ML, Chen HH, Liu PH. Effects of multimedia with printed nursing guide in education on self-efficacy andfunctional activity and hospitalization in patients with hipreplacement. Patient Educ Couns. 2005;57(2):217-24.
- 22. Gerber BS, Brodsky IG, Lawless KA, Smolin LI, ArozullahAM, Smith EV, et al. Implementation and evaluation ofa low-literacy diabetes education computer multimediaapplication. Diabetes Care. 2005;28(7):1574-80.
- 23. Miller DP Jr, Kimberly JR Jr, Case LD, Wofford JL. Usinga computer to teach patients about fecal occult bloodscreening. A randomized trial. J Gen Intern Med.2005;20(11):984-8.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
02 Dez 2011 -
Data do Fascículo
2011
Histórico
-
Recebido
04 Abr 2010 -
Aceito
08 Ago 2011