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A fetichização do livro didático no Brasil

The fetishization of textbooks in Brazil

Resumos

Este artigo discutirá como as diversas polêmicas sobre a qualidade dos livros didáticos veiculadas pela imprensa nos últimos anos demonstram a supervalorização deste instrumento didático/pedagógico em nossa cultura escolar. Este status alcançado nas representações sociais pelos livros didáticos é resultado de uma complexa trajetória histórica, uma significativa relevância econômica, e de contornos ideológicos e políticos, sobretudo no período republicano brasileiro. Por fim, debaterá como a consagração deste material parece ofuscar outras discussões como as reais condições de trabalho, formação e aprendizado de professores e alunos brasileiros do ensino básico.

Livro Didático; PNLD; Ensino de História


The aim of this article is to discuss how several polemics over the quality of textbooks released by the press in recent years have demonstrated how this pedagogical/didactic instrument has been overvalued. This status, which was achieved in the social representations by the educational materials, is the result of a complex historical trajectory, a significant economic importance, the ideological and political outlines, especially in the Brazilian republican period. Finally, it will discuss how the reputation of this material seems to overshadow other discussions such as the real working conditions, training and development for teachers and students from elementary schools in Brazil.

Textbook; PNLD; History Teaching


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Abr 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    Maio 2011
  • Aceito
    Ago 2011
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