Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho psicomotor de escolares com dificuldades de aprendizagem em cálculos

Psychomotor performance of students with learning disabilities in calculus

Resumos

As dificuldades de aprendizagem (DA) apresentam-se como desafio porque dizem respeito a alunos com bom desempenho cognitivo e baixo desempenho escolar, sem razões aparentes, excluída deficiência mental, privações socioeconômicas, perturbação emocional severa ou perda sensorial. Vasta diversidade conceitual inclui teóricos que associam DA com baixo desempenho psicomotor. O objetivo deste estudo foi verificar se há correlação entre DA em cálculo e psicomotricidade. Estudo descritivo e transversal com 37 escolares entre 7 e 12 anos com DA em cálculo constou dos testes cognitivo, acadêmico e psicomotor - lateralidade, noção de corpo e estruturação espaço-temporal. Verificou-se desempenho psicomotor bom, embora especificamente o fator espaço/tempo tenha mostrado correlação significativa com o desempenho matemático.

psicomotricidade; competência psicomotora; aprendizagem


The learning disabilities (LD) present a challenge because they refer to students with good cognitive performance but low academic performance at school, which stands out for no apparent reason, since they do not have any mental disability, socio-economic deprivation, serious emotional disturbance or sensory loss. The extensive and diverse conceptual framework includes theoreticians that associate LD to low psychomotor performance. The aim of this study was to check whether there is a correlation between LD in calculus and psychomotor performance. A descriptive and transversal study with 37 students between 7 and 12 years of age, with LD in calculus, consisted of the following tests: cognitive, academic and psychomotor (which included laterality, notion of the body and structuration of space/time). Good psychomotor performance has been found; although, the space/time factor has specifically showed a significant correlation with mathematical performance.

psychomotor skills; psychomotor competence; learning process


  • AMERICAN PSICHIATRIC ASSOCIATION. Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais 4. ed. Washington, D.C., 1995. Disponível em: <http://www.psicologia.com.pt/instrumentos/dsm_cid/dsm.php>. Acesso em: maio/jun. 2011.
  • ALMEIDA, E. Geometria através do corpo/movimento: impacto de uma proposta de intervenção transdisciplinar na aprendizagem da geometria no 1º ciclo do ensino básico. 2007. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física e Desporto) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal, 2007.
  • ALMEIDA, R. S. Caracterizar o perfil psicomotor de crianças com dificuldades de aprendizagem, com idades compreendidas entre 6 e 12 anos de idade. 2010.105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física e Desporto) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal, 2010.
  • ALMEIDA, L. S. Considerações em torno da medida da inteligência. In: PASQUALI, L. (Org). Teoria e métodos de medida em ciências do comportamento. Brasília: UnB; Inep, 1996.
  • ANGELINI, Arrigo Leonardo et al. Manual de matrizes progressivas coloridas de Raven - Escala Especial São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia, 1999.
  • BRASIL. Decreto nº 7611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 nov. 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm>. Acesso em: 21 jun. 2013.
  • BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: avaliação para a identificação das necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC, 2005.
  • BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
  • BUCZEK, Maria do Rocio Marinho. Movimento, expressão e criatividade pela educação física - metodologia ensino fundamental - 1º ao 5º ano. Curitiba: Base Editorial, 2009.
  • CAPELLINI, Simone A.; TONELOTTO, Josiane Maria de Freitas; CIASCA, Sylvia Maria. Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião dos professores. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 21, n. 2, p. 79-90, maio/ago. 2004.
  • CAPELLINI, Simone A.; SOUZA, Aline Viganô. Avaliação da função motora fina, sensorial e perceptiva em escolares com dislexia. In: SENNYEY, Alexa L.; CAPOVILLA, Fernando César; MONTIEL, José M. Transtornos da aprendizagem: da avaliação à reabilitação. São Paulo: Artes Médicas, 2008.
  • CAPELLINI, Simone A.; TONELOTTO, Josiane Maria de Freitas; CIASCA, Sylvia Maria.; COPPEDE, Aline Cirelli; VALLE, Talita R. Função motora fina de escolares com dislexia, distúrbio e dificuldades de aprendizagem. Pró-Fono: Revista de Atualização Científica, São Paulo. v. 22, n. 3, jul./set. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-56872010000300008&script=sci_abstract&tlng=pt> . Acesso em: 10 nov. 2011.
  • CASTRO-CALDAS, A.; RATO, J. Competências matemáticas emergentes: avaliação neuropsicológica de crianças em idade pré-escolar. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA, 7., 2010. Actas.. Minho: Universidade do Minho, 2010.
  • COELHO, Cristina Lúcia Maia. Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 94, n. 236, p. 125-149, jan./abr. 2013.
  • CORREIA, L. Para uma definição portuguesa de dificuldades de aprendizagem específicas. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 13, n. 2, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000200002>. Acesso em: 10 jan. 2013.
  • CRUZ, Vitor. Dificuldades de aprendizagem - Fundamentos Porto: Porto Editora, 1999.
  • CRUZ, Vitor. Dificuldades na aprendizagem da matemática. Revista de Educação Especial e Reabilitação, Cruz Quebrada, Portugal, v.10, n. 2, p. 57-65, 2003.
  • CUNHA, M. F. C. Desenvolvimento psicomotor e cognitivo: influência na alfabetização de criança de baixa renda. 1990. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.
  • DAMÁSIO, António R. O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
  • DAMÁSIO, António R. O mistério da consciência São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
  • DEHAENE, Stanislaset al. Arithmetic and the brain. Current Opinion in Neurobiology, v.14, n. 2, p. 218-224, abr. 2004. Disponível em: <http://psycnet.apa.org/?&fa=main.doiLanding&uid=2004-95222-013>. Acesso em: 2 fev. 2010.
  • DIAS, Tatiane Lebre; ENUMO, Sonia Regina Fiorim; AZEVEDO JR., Romildo Rocha. Influências de um programa de criatividade no desempenho cognitivo e acadêmico de alunos com dificuldade de aprendizagem. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722004000300011&script=sci_abstract&tlng=pt> . Acesso em: 5 nov. 2010.
  • FÁVERO, M. T. M. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem da escrita. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPE, 2004, Maringá. Anais... Paraná: Universidade Estadual de Maringá, 2004.
  • FEITOSA, Fábio Biasotto, et al. Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses. Psicologia em Estudo [on line], v. 14, n. 2, p. 259-266, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722009000200006&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: nov. 2011
  • FIN, Gracielle; BARRETO, Dagmar B. M.. Avaliação motora de crianças com indicadores de dificuldades no aprendizado escolar no município de Fraiburgo-SC. Revista Unoesc & Ciência, Joaçaba, v.1, n.1, p. 5-12, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.motricidade.com.br/wp-content/themes/motricidade/publicacoes/avaliacao_motora/edm/2010.9.pdf> Acesso em: maio 2012.
  • FONSECA, Lineu C. et al. Eletroencefalograma quantitativo em crianças com dificuldades de aprendizagem: análises de frequências. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, São Paulo, v. 64, n. 2b, jun. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2006000300005>. Acesso em: nov. 2011.
  • FONSECA, Vitor. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
  • FONSECA, Vitor. Insucesso escolar: abordagem psicopedagógica às dificuldades de aprendizagem. 2. ed. Lisboa: Ancora, 1999.
  • FONSECA, Vitor. Dificuldades de aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica ao insucesso escolar. 3. ed. Lisboa: Âncora, 2004.
  • FONSECA, Vitor. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Lisboa: Âncora, 2005.
  • FONSECA, Vitor. OLIVEIRA, Joana. Aptidões psicomotoras de aprendizagem: estudo comparativo e correlativo com base na Escala de McCarthy. Lisboa: Âncora, 2009.
  • GALLAHUE, David. L.; OZMUN, John. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.
  • GALLAHUE, David. L.; OZMUN, John. C.; DONNELLY, Frances Cleland. Educação Física desenvolvimentista para todas as crianças. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2008.
  • GESELL, A. A criança dos 5 aos 10 anos 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • GOEZ, Helly R.; ZELNIK, Nathanel. Handedness in patients with developmental coordination disorder. Journal of Child Neurology, v. 23, n. 2, p. 151-154, fev. 2008. Disponível em: <http://jcn.sagepub.com/content/23/2/151.abstract>. Acesso em: 10 jan. 2011.
  • GUEDES, Dartagnan P.; GUEDES, Joana Elisabete R. P. Crescimento e desempenho motor em escolares do município de Londrina, Paraná, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 558-570, 1993. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X1993000500007&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: nov. 2011.
  • HAMMILL, Donald D. On Defining learning disabilities: an emerging consensus. Journal of Learning Disabilities, Texas/EUA, v. 23, n. 2, p. 74-85, fev. 1990.
  • HERCULANO-HOUZEL, S. Neurociências na educação Rio de Janeiro: CEDIC, 2009.
  • BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Matemática na educação básica: 2009. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentos-microdados>. Acesso em: maio 2011.
  • KAUFMANN, Liane; DOWKER, Ann. Typical Development of Numerical Cognition: behavioral and neurofunctional issues. Journal of Experimental Child Psychology, v. 103, n. 4, p. 395-399, ago. 2009.
  • KOVAS, Yuliaet al. Mathematical ability of 10-year-old boys an girls: genetic and environmental etiology of typical and low performance. Journal of Learning Disabilities, Texas, v. 40, n. 6, p. 554-567, nov./dez. 2007.
  • LINHARES, M. B. M. Avaliação Psicológica de aspectos cognitivos em crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem. In: FUNAYAMA, C. A. R. (Org), Problemas de Aprendizagem: enfoque multidisciplinar. Ribeirão Preto: Regis Summa, 1988.
  • LE BOULCH, Jean. O corpo na escola no século XXI São Paulo: Phorte, 2008.
  • MUITO além do peso. Produção Executiva: Marcos Nisti. Direção: Estela Renner. [S.l.]: Maria Farinha Filmes, 2013. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4&list=PLb0s6Q0hyCUvNkNUS4PJqY6qtRPZLNow8>
  • MEDINA-PAPST, Josiane; MARQUES, Inara. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 36-42, 2010.
  • MOREIRA, Nilson Roberto; FONSECA, Vitor; DINIZ, Alves. Proficiência motora em crianças normais e com dificuldades de aprendizagem: estudo comparativo e correlacional com base no teste de proficiência motora de Bruininks-Oseretsky. Revista de Educação Física da UEM, Maringá, v.11, n. 1, p. 11-26, 2000.
  • MOURÃO-CARVALHAL, Maria Isabel; VASCONCELOS-RAPOSO, José. Diferenças entre gênero nas habilidades: correr, saltar, lançar e pontapear. Motricidade, Vila Real, Portugal, v.3, n. 3, p. 44-56, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/mot/v3n3/v3n3a06.pdf>. Acesso em: jan. 2012.
  • NETO, C. O jogo e os quotidianos da vida da criança. In: KREBS, R., COPETTI, F.; BELTRAM, T. (Org). Perspectivas para o desenvolvimento infantil Santa Maria: Edições SIEC, 1999. p. 49-66.
  • LD online. National Joint Committee on Learning Disabilities. Disponível em:<http://www.ldonline.org/about/partners/njcld>. Washington: Weta, 2010. Acesso em: nov. 2011.
  • OLIVEIRA, Márcio A. de; LOSS, J. F.; PETERSEN, R. D. de S. Controle de força e torque isométrico em crianças com DCD. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.19, n. 2, p. 89-103, 2005.
  • NÚÑEZ, Rafael E. No innate number line in the human brain. Journal of Cross-Cultural Psychology, Califórnia, v. 42, n. 4, p. 651-668, 2011. Disponível em: <http://jcc.sagepub.com/content/42/4/651.abstract>. Acesso em: 25 jan. 2012.
  • PEREIRA, Karina. Perfil psicomotor: caracterização de escolares da primeira série do ensino fundamental de um colégio particular. 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2005.
  • ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • ROSA NETO, Francisco et al. Desenvolvimento motor de crianças com indicadores de dificuldades na aprendizagem escolar. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 15, n. 1, p. 45-51, 2007.
  • SIEGEL, Linda. S. Why we do not need inteliggence test acore in the definition and analyses of learning disabilities. Journal of Learning Disabilities, Texas, v. 22, n. 8, p. 514-518, out. 1989.
  • SILVA, Juliana da; BELTRAME, Thaís Silva. Desempenho motor e dificuldades de aprendizagem em escolares com idades entre 7 e 10 anos. Revista Motricidade, Vila Real, Portugal, v. 7, n. 2, p. 57-68, 2011. Disponível em: <http://www.revistamotricidade.com/arquivo/2011_vol7_n2/v7n2a07.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2011.
  • SMITH, Corinne; STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2001.
  • SMITS-ENGELSMAN, Bouwien et al. Fine motor deficiencies in children with developmental coordination disorder and learning disabilities: an underlying open-loop control deficit. Human Movement Science, v. 22, n. 4-5, p. 495-513, nov. 2003. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S016794570300068X>. Acesso em: 15 jan. 2010.
  • STEIN, Lilian Milnitsky. TDE - Teste de Desempenho Escolar: manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
  • VILAR, C. E. C. Dificuldades de aprendizagem e psicomotricidade - estudo comparativo e correlativo das competências de aprendizagem académicas e de fatores psicomotores de alunos do 2º e 4º ano do ensino básico, com e sem dificuldades na aprendizagem. 2010. 69 f. Dissertação (Mestrado em Reabilitação Psicomotora) - Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa (UTL), 2010.
  • VOLMAN, M. J. M.; SCHENDEL, B. M. V.; JONGMANS, M. J. Handwriting difficulties in primary school children: a search for underlying mechanisms. The American Journal of Occupational Therapy, Maryland, v. 60, n. 4, p. 451-460. jul./ago. 2006.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Maio 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2014

Histórico

  • Aceito
    02 Dez 2013
  • Recebido
    08 Jul 2013
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br