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Semiologia neurológica numa população de crianças deficientes auditivas

Neurologic semiology in a sample of hearing impaired children

Resumos

Foi constituída uma amostra aleatória de 42 crianças deficientes auditivas neuros-sensoriaís congênitas, profundas e bilaterais, com idade cronológica variando entre 4 e 7 anos, que frequentavam classes de habilitação da cidade de Campinas. As crianças propostas foram comparadas com dois grupos controles de 42 crianças, da mesma faixa etária, de classe comum. Todas foram submetidas ao exame neurológico tradicional. Verificou-se que os aspectos que demonstraram diferenças foram o perímetro craniano e o tono muscular. Nos demais itens avaliados, mostrou-se hiperatividade motora, síndrome cerebelar e síndrome ocular, porém não houve diferença significativa entre os dois grupos.

perda auditiva; sensorioneural; exame neurológico


A random sample of 42 sensorioneural hearing impaired children (severe and bilateral) was studied, from special classes in Campinas, with chronological ages varying between 4 and 7 years old. The children of this sample were compared with two control groups of 42 children of the same chronological age, from regular classes of private and public schools. All of them were submitted to the traditional neurological examination. Hearing impaired children showed differences as to head circumference and muscle tonus. In the other examined items we found motor hyperactivity, cerebellar and ocular syndromes although there were no significant differences between the groups.

hearing loss; sensorioneural; neurologic examination


Vanda M. Gimenes GonçalvesI; Ana Maria S. G. PiovesanaII; Maria Valeriana L. de Moura-RibeiroIII

IProfessor Assistente Doutor. Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências) Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

IIProfessor Assistente. Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências) Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

IIIProfessor Livre-Docente. Este estudo constitui parte do trabalho apresentado na FCM/ UNICAMP, como Tese de Doutorado da autora. Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências) Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

RESUMO

Foi constituída uma amostra aleatória de 42 crianças deficientes auditivas neuros-sensoriaís congênitas, profundas e bilaterais, com idade cronológica variando entre 4 e 7 anos, que frequentavam classes de habilitação da cidade de Campinas. As crianças propostas foram comparadas com dois grupos controles de 42 crianças, da mesma faixa etária, de classe comum. Todas foram submetidas ao exame neurológico tradicional. Verificou-se que os aspectos que demonstraram diferenças foram o perímetro craniano e o tono muscular. Nos demais itens avaliados, mostrou-se hiperatividade motora, síndrome cerebelar e síndrome ocular, porém não houve diferença significativa entre os dois grupos.

Palavras-chave: perda auditiva, sensorioneural; exame neurológico.

SUMMARY

A random sample of 42 sensorioneural hearing impaired children (severe and bilateral) was studied, from special classes in Campinas, with chronological ages varying between 4 and 7 years old. The children of this sample were compared with two control groups of 42 children of the same chronological age, from regular classes of private and public schools. All of them were submitted to the traditional neurological examination. Hearing impaired children showed differences as to head circumference and muscle tonus. In the other examined items we found motor hyperactivity, cerebellar and ocular syndromes although there were no significant differences between the groups.

Key words: hearing loss, sensorioneural; neurologic examination.

Full text available only in PDF format.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Aceite: 28-novembro-1992.

Dra. Vanda Maria Gimenes Gonçalves — Departamento de Neurologia, Hospital das Clínicas, UNICAMP - Caixa Postal 6111 - 13081-970 Campinas SP - Brasil. Fax 55.192.394717.

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  • Semiologia neurológica numa população de crianças deficientes auditivas

    Neurologic semiology in a sample of hearing impaired children
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      19 Jan 2011
    • Data do Fascículo
      Set 1993
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