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Processo de enfermagem na saúde mental: revisão integrativa da literatura

Proceso de enfermería en salud mental: revisión integrativa de la literature

RESUMO

Objetivo:

identificar evidências da literatura sobre a aplicação do processo de enfermagem no cuidado desenvolvido pelo enfermeiro na saúde mental.

Método:

revisão integrativa da literatura, entre 1990 e 2013, nas bases PubMed, Scopus, CINAHL e LILACS. Descritores: processos de enfermagem, saúde mental, cuidados de enfermagem.

Resultados:

identificaram-se 19 artigos. Uso limitado e parcial do processo de enfermagem no cuidado estabelecido por meio da relação terapêutica que respeita a individualidade do paciente. Observaram-se propostas de cuidados sistematizados para pacientes que apresentam aspectos patológicos no limite entre físico e psíquico, podendo ser uma resposta à influência da prática baseada em evidências.

Conclusão:

constatou-se movimento antagônico entre cuidado pautado na relação e situado na padronização de diagnósticos que respondem ao mal-estar físico. Verificou-se falta de evidência para o uso do processo de enfermagem na saúde mental e aponta-se para necessidade da criação de novas possibilidades de diálogo entre perspectivas relacional e biológica.

Descritores:
Pesquisa em Enfermagem; Saúde Mental; Cuidados de Enfermagem; Processos de Enfermagem; Pesquisa

RESUMEN

Objetivo:

identificar evidencias de la literatura sobre aplicación del proceso de enfermería en el cuidado brindado por el enfermero en salud mental.

Método:

revisión integrativa de la literatura, entre 1990 y 2013, bases PubMed, Scopus, CINAHL y LILACS. Descriptores: procesos de enfermería, salud mental, atención de enfermería.

Resultados:

se identificaron 19 artículos. Uso limitado y parcial del proceso de enfermería en atención, establecido mediante relación terapéutica que respeta la individualidad del paciente. Se observaron propuestas de atención sistematizadas para pacientes con aspectos patológicos limítrofes entre físico y psíquico, pudiendo constituir respuesta a influencia de práctica basada en evidencias.

Conclusión:

se constató movimiento antagónico entre atención pautada en la relación y referido en estandarización de diagnósticos correspondientes al malestar físico. Se verificó falta de evidencias para uso del proceso de enfermería en salud mental y se expresa necesidad de creación de nuevas posibilidades de diálogo entre perspectivas relacional y biológica.

Descriptores:
Investigación en Enfermería; Salud Mental; Atención de Enfermería; Procesos de Enfermería; Investigación

ABSTRACT

Objective:

to identify evidences from the literature on the application of nursing process in care developed by the nurse in mental health.

Method:

integrative literature review between 1990 and 2013, in the PubMed, Scopus, CINAHL and LILCACS bases. Descriptors: nursing processes, mental health, nursing care.

Results:

19 papers were identified. Limited and partial usage of the nursing process in care established by a therapeutic relationship that respects the patient’s individuality. We observe care proposals systematized for patients that present pathological aspects in the limits between the physical and psychical, which might be a response to the influence of the practice based on evidences.

Conclusion:

it was found an antagonistic movement between care based on the relationship and located in the standardization of diagnoses that respond to physical malaise. A lack of evidence was verified for the usage of the nursing process in mental health, and we point at the necessity for the creation of new possibilities for dialogue between relational and biological perspectives.

Descriptors:
Nursing Research; Mental Health; Nursing Care; Nursing Processes; Search

INTRODUÇÃO

A reforma psiquiátrica brasileira, movimento organizado a partir de um campo heterogêneo de saberes e práticas que incluí clínica, política, cultura e relações jurídico-legais, influenciou a construção dos novos modelos de atenção à saúde mental adotados na atualidade(11 Fraga MNO, Souza AMA, Braga VAB. Reforma brasileira psiquiátrica: muito a refletir. Acta Paul Enferm [Internet]. 2006[cited 2015 Jun 10];19(2):207-211. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v19n2/a13v19n2.pdf
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).

Consequentemente, esse movimento sustentou transformações no campo da assistência, o que resultou na necessidade de reorganização do processo de trabalho dos profissionais envolvidos na atenção oferecida ao doente mental(11 Fraga MNO, Souza AMA, Braga VAB. Reforma brasileira psiquiátrica: muito a refletir. Acta Paul Enferm [Internet]. 2006[cited 2015 Jun 10];19(2):207-211. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v19n2/a13v19n2.pdf
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). No bojo dessas mudanças, a enfermagem passa a desenvolver ações voltadas a superar o paradigma da tutela através da compreensão do sofrimento em sua complexa relação entre os determinantes psíquicos, sociais e políticos(22 Fernandes JD, Sadigursky D, Silva RMO, Amorim AB, Teixeira GAS, Araujo MCF. Ensino da enfermagem psiquiátrica/saúde mental: sua interface com a Reforma Psiquiátrica e diretrizes curriculares nacionais. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2009[cited 2015 Jun 10];43(4):962-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n4/a31v43n4.pdf
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-33 Villela SC, Scatena MCM. A enfermagem e o cuidar na área de saúde mental. Rev Bras Enferm [Internet]. 2004[cited 2015 Jun 10];57(6):738-41. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n6/a22.pdf
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).

Assim, o cuidado de enfermagem em saúde mental, na atualidade, demanda do enfermeiro a postura de agente terapêutico(44 Kantorski LP, Souza J, Willrich JQ, Mielke FB, Pinho LB. Saberes e estudos teóricos em enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2004[cited 2015 Jun 10];25(3):408-19. Available from: http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/4534
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-55 Evans AM. Transference in the nurse-patient relationship. J Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2007[cited 2015 Jun 10];14(2):189-95. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2850.2007.01062.x/abstract
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). Porém, sustentar o lugar de agente terapêutico requer uma postura em que se prioriza o estabelecimento da relação terapêutica, compreendida como uma tecnologia de cuidado de enfermagem que permite o reconhecimento das experiências de vida do paciente e o estímulo à sua responsabilização na produção de seu sintoma e, por consequência, na tomada das decisões terapêuticas(44 Kantorski LP, Souza J, Willrich JQ, Mielke FB, Pinho LB. Saberes e estudos teóricos em enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2004[cited 2015 Jun 10];25(3):408-19. Available from: http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/4534
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5 Evans AM. Transference in the nurse-patient relationship. J Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2007[cited 2015 Jun 10];14(2):189-95. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2850.2007.01062.x/abstract
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-66 Mcsherry A. Jacques Lacan’s theory of the subject as real, symbolic and imaginary: how can Lacanian theory be of help to mental health nursing practice? J Psych Ment Health Nurs [Internet]. 2013[cited 2015 Jun 10];20(9):776-81. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jpm.12011/abstract
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).

A relação terapêutica constitui a ação central da prática do enfermeiro na saúde mental, e sua consolidação se dá por meio do processo de enfermagem, que caracteriza a forma de pensar do enfermeiro, cuja finalidade é a formulação do cuidado(55 Evans AM. Transference in the nurse-patient relationship. J Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2007[cited 2015 Jun 10];14(2):189-95. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2850.2007.01062.x/abstract
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6 Mcsherry A. Jacques Lacan’s theory of the subject as real, symbolic and imaginary: how can Lacanian theory be of help to mental health nursing practice? J Psych Ment Health Nurs [Internet]. 2013[cited 2015 Jun 10];20(9):776-81. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jpm.12011/abstract
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-77 Bartlett R, Bland A, Rossen E, Kautz D, Benfield S, Carnevale T. Evaluation of the outcome-present state test model as a way to teach clinical reasoning. J. Nurs. Educ. 2008; 47(8):337-44.).

Para desenvolver o Processo de Enfermagem (PE), é fundamental que o enfermeiro tenha conhecimento sobre: necessidades de saúde, forma de abordagem e coleta de informações, método de organização das informações coletadas visando um plano de cuidados, identificação e proposição de intervenções e avaliação da assistência prestada(77 Bartlett R, Bland A, Rossen E, Kautz D, Benfield S, Carnevale T. Evaluation of the outcome-present state test model as a way to teach clinical reasoning. J. Nurs. Educ. 2008; 47(8):337-44.).

Dessa forma, o PE torna-se central para o estabelecimento do cuidado de enfermagem em saúde mental e favorece que o enfermeiro assuma uma posição autônoma como agente terapêutico, o que consequentemente qualifica a assistência de enfermagem oferecida e também pode ser entendido como a contribuição do enfermeiro ao projeto terapêutico singular(33 Villela SC, Scatena MCM. A enfermagem e o cuidar na área de saúde mental. Rev Bras Enferm [Internet]. 2004[cited 2015 Jun 10];57(6):738-41. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n6/a22.pdf
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,88 Beteguelli P, Toledo VP, Crepschi JLB, Duran ECM. Sistematização da assistência de enfermagem em um ambulatório de saúde mental. Rev Eletron Enferm [Internet]. 2005[cited 2015 Jun 10];7(3):334-43. Available from: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v7i3.899
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).

Ainda, o PE possibilita uma amplitude maior na avaliação do estado de saúde do paciente, pois o foco do cuidado deve ser dirigido ao reconhecimento do significado individual da experiência do sofrimento psíquico no seu contexto social, político e cultural, não se restringindo à sintomatologia psicopatológica e ao diagnóstico psiquiátrico(99 Crowe M. Psychiatric diagnosis: some implications for mental health nursing care. J Adv Nurs [Internet]. 2006[cited 2015 Jun 10];53(1):125-33. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2648.2006.03691.x/pdf
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).

Portanto, quando o enfermeiro assume sua posição como agente terapêutico junto a pacientes portadores de sofrimento psíquico, sua contribuição terapêutica pode dar-se por meio do PE(1010 Kantorski LP, Pinho LB, Saeki T, Souza MCBM. Relacionamento terapêutico e ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental: tendências no Estado de São Paulo. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2005[cited 2015 Jun 10];39(3):317-24. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v39n3/10.pdf
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). Assim, o cuidado de enfermagem torna-se consoante ao atual contexto e políticas públicas do Brasil que preconizam sua atenção de forma contextualizada com os determinantes sociais, políticos, econômicos e culturais dos sujeitos(11 Fraga MNO, Souza AMA, Braga VAB. Reforma brasileira psiquiátrica: muito a refletir. Acta Paul Enferm [Internet]. 2006[cited 2015 Jun 10];19(2):207-211. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v19n2/a13v19n2.pdf
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,1111 Lei n. 10.216 de 6 de abril de 2001 (BR). Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da União [Internet]. 6 abr 2001[cited 2015 Jun 10]; Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm
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).

Vê-se, dessa forma, a possibilidade do PE estruturar o cuidado aos portadores de sofrimento psíquico, fundamentado no estabelecimento da relação terapêutica, que amplia a perspectiva da atenção encampando as questões clínicas, sociais, políticas e culturais do sujeito atendido. Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar as evidências encontradas na literatura sobre a aplicação do PE no cuidado desenvolvido pelo enfermeiro na saúde mental.

MÉTODO

Trata-se de uma revisão integrativa, entendida como a análise sistemática e síntese da investigação sobre um tema específico de escopo amplo ou restrito com análise descritiva(1212 Stetler CB, Morsi D, Rucki S, Broughton S, Corrigan B, Fitzgerald J, et al. Utilization-focused integrative reviews in a nursing service. Appl. Nurs. Res. 2006;11(4):195-206.). Esse método é de particular importância quando existe a necessidade de resolver um problema clínico ou avaliar a utilização de determinado conceito no contexto científico(1212 Stetler CB, Morsi D, Rucki S, Broughton S, Corrigan B, Fitzgerald J, et al. Utilization-focused integrative reviews in a nursing service. Appl. Nurs. Res. 2006;11(4):195-206.).

Para a elaboração do presente estudo, observou-se as seguintes etapas: identificação do tema ou questionamento da revisão integrativa, amostragem ou busca na literatura, categorização dos estudos, interpretação dos resultados e apresentação da revisão integrativa(1313 Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. 2005;52(2):546-53.).

A questão de pesquisa foi elaborada com a aplicação da estratégia PICO, um acrônimo no idioma inglês que significa “paciente, intervenção, comparação e resultados (outcomes)”, sendo elementos fundamentais da questão de pesquisa e da elaboração da pergunta para a busca de evidências na literatura(1414 Santos CMC, Pimenta CAM, Nobre MRC. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2007[cited 2015 Jun 10];15(3):508-11. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n3/v15n3a23.pdf
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).

Desse modo, conferiu-se a P os pacientes da saúde mental, ao I a aplicação do PE no cuidado em saúde mental, ao C a comparação entre os resultados obtidos e ao O a presença de evidências na literatura sobre a aplicação do processo de enfermagem no contexto da saúde mental, que resultou na seguinte questão: Quais são as evidências encontradas na literatura sobre a aplicação do PE no cuidar do enfermeiro na saúde mental?

Foram consultadas quatro bases de dados para a seleção das publicações, a saber: National Library of Medicine (PubMed), SciVerse Scopus, Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), sendo utilizadas diferentes estratégias de busca e três descritores controlados.

O descritor controlado consiste em um termo de um vocabulário estruturado e organizado, de modo a ser empregado para a indexação dos artigos nas bases de dados por ser um descritor de assunto(1515 Pompeo DA, Rossi LA, Galvão CM. Revisão integrativa: etapa inicial do processo de validação de diagnóstico de enfermagem. Acta Paul Enferm [Internet]. 2009[cited 2015 Jun 10];22(4):434-38. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v22n4/a14v22n4.pdf
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). Dessa forma, a consulta para identificação dos descritores deu-se no Descritores Ciência da Saúde (DeCS/Bireme) e no Medical Subject Headings (MeSH/PubMed), e os identificados foram: processos de enfermagem (nursing process), saúde mental (mental health) e cuidados de enfermagem (nursing care).

Os critérios de inclusão foram: artigos em periódicos, dissertações, estudos inéditos, relatos de experiência e teses compreendidos entre o período de janeiro de 1990 e julho de 2013, com resumo disponível, em português ou inglês e texto completo redigido em inglês, espanhol, português e francês, que retratem o PE na prática da enfermagem em saúde mental. A delimitação do tempo para a realização da busca se justifica ao se reconhecerem as mudanças no processo de trabalho dos profissionais de saúde mental no contexto brasileiro após o movimento da reforma psiquiátrica, sustentada pela nova legislação sobre a assistência à saúde no país e conseguintes legislações que legitimaram as novas formas de atenção na saúde mental(1111 Lei n. 10.216 de 6 de abril de 2001 (BR). Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da União [Internet]. 6 abr 2001[cited 2015 Jun 10]; Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm
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,1616 Lei n.8.080 de 19 de setembro de 1990 (BR). Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União [Internet]. 19 set 1990. [cited 2015 Jun 10]; Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm
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).

A extração dos dados e classificação do nível de evidência foi realizada utilizando instrumento proposto por Stetler et al.(1212 Stetler CB, Morsi D, Rucki S, Broughton S, Corrigan B, Fitzgerald J, et al. Utilization-focused integrative reviews in a nursing service. Appl. Nurs. Res. 2006;11(4):195-206.). Para apresentar a síntese dos artigos selecionados, utilizou-se quadro sinóptico com a descrição dos seguintes aspectos: nome dos autores, ano, objetivo, delineamento do estudo, resultados e conclusões(1717 Garbin LM, Silveira RCCP, Braga FTMM, Carvalho EC. Infection prevention measures used in hematopoietic stem cell transplantation: evidences for practice. Rev Latino-Am Enfermagem. 2011;19(3):640-50.). E para a interpretação dos resultados e apresentação da revisão, optou-se em discutir os achados a partir dos temas convergentes encontrados nos artigos.

RESULTADOS

Foram identificados 365 artigos utilizando-se os critérios de busca definidos: 176 na PubMed, 20 na Scopus, 37 na CINAHL e 132 na LILACS. Seguiu-se, então, com a leitura dos títulos e resumos para realizar a pré-seleção a partir dos critérios de inclusão estabelecidos, resultando num total de 48 estudos: 20 na PubMed, 8 na Scopus, 13 na CINAHL e 7 na LILACS.

Os 48 artigos foram lidos na íntegra e, destes, foram excluídos 29 estudos, pois 14 discutem o referencial teórico do cuidado de enfermagem em saúde mental sem aproximação com o método do PE; oito abordam temas distintos com a inclusão do processo como método de organização dos resultados; três discutem o cuidado de enfermagem em saúde mental sem articulação ao PE; um desenvolve a contraposição entre o diagnóstico médico e o de enfermagem na prática clínica do enfermeiro; e três estudos foram encontrados em mais de uma base de dados.

Assim, 19 (100%) artigos foram incluídos nesta revisão e estão organizados a partir de seu delineamento metodológico. Foram encontrados seis (31,6%) artigos de cunho quantitativo, conforme Quadro 1.

Quadro 1
Apresentação da síntese de estudos quantitativos quanto aos autores, objetivo, delineamento do estudo, resultados e conclusão

Sete (36,8%) trabalhos de caráter qualitativo foram identificados, conforme Quadro 2.

Quadro 2
Apresentação da síntese de estudos qualitativos quanto ao autor, objetivo, método, resultados e conclusões

Há três (15,8%) relatos de caso, conforme Quadro 3. Vale salientar que, nesta revisão, consideraram-se três (15,8%) estudos teóricos, conforme Quadro 4, pelo motivo de desenvolverem clara indicação de aplicação da construção teórica na prática, no que se refere ao PE.

Quadro 3
Apresentação da síntese dos relatos de caso quanto ao autor, objetivo, resultado e conclusões
Quadro 4
Apresentação da síntese dos estudos teóricos quanto ao autor, objetivo, resultados e conclusões

O Brasil foi o país que mais apresentou estudos incluídos na presente revisão, seis (31,6%), seguido pelos Estados Unidos da América, com três (15,8%); dois (10,5%) foram desenvolvidos na Austrália; dois (10,5%), na Espanha; um (5,3%), no Canadá; um (5,3%), na África do Sul; um (5,3%), na Nigéria; um (5,3%), na Colômbia; um (5,3%), na Noruega; e um (5,3%), na Holanda. Sobre o idioma, obtivemos os seguintes resultados: 11 (57,9%) estudos apresentados na língua inglesa; cinco (26,3%), na portuguesa; e três (15,8%), na espanhola.

É fraca a evidência de aplicação do processo de enfermagem para estabelecer o cuidado em saúde mental, pois, sobre a força de evidência(1212 Stetler CB, Morsi D, Rucki S, Broughton S, Corrigan B, Fitzgerald J, et al. Utilization-focused integrative reviews in a nursing service. Appl. Nurs. Res. 2006;11(4):195-206.), observou-se um (5,26%) de nível III(2222 Montgomery P, Rose D, Carter L. Patient health outcomes in psychiatric mental health nursing. J. Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2009[cited 2015 Jun 10];16(1):32-45. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2850.2008.01327.x/abstract
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), sete (36,84%) de nível IV(77 Bartlett R, Bland A, Rossen E, Kautz D, Benfield S, Carnevale T. Evaluation of the outcome-present state test model as a way to teach clinical reasoning. J. Nurs. Educ. 2008; 47(8):337-44.,1818 Olaogun A, Oginni M, Oyedeji TA, Bbahiwe B, Olatubi I. Assessing the use of the NANDA - International Nursing Diagnoses ate the Obafemi Awolowo University Teaching Hospitals Complex, Ile Ife, Nigeria. Int J Nurs Terminol Classif [Internet]. 2011[cited 2015 Jun 10];22(4):157-61. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1744-618X.2011.01190.x/epdf
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-3232 Hirdes A, Kantorski LP . Sistematização do cuidado de enfermagem psiquiátrica. Texto Contexto Enferm. 2000;9(2):94-105.) e três (15,78%) de nível VI(3333 Courey T. Mental health needs of children and adolescents at camp: are they being assessed and treated appropriately by the camp nurse? J Child Adolesc Psychiatr Nurs. 2006;19(4):215-23.

34 Poggenpoel M. Psychiatric nurse: pacient interaction facilitating mental health. Curations. 1994;17(1):51-7.
-3535 Morrison EG. Inpatient practice: an integrated framework. J. Psychosoc. Nurs. Ment. Health Serv. 1992;30(1):26-9.). Vale salientar que a escala utilizada descreve como estudos de forte evidência aqueles que estão no nível I de força de evidência(1212 Stetler CB, Morsi D, Rucki S, Broughton S, Corrigan B, Fitzgerald J, et al. Utilization-focused integrative reviews in a nursing service. Appl. Nurs. Res. 2006;11(4):195-206.) .

Estudos quantitativos

Podemos observar que, dos seis (100%) estudos quantitativos (Quadro 1), cinco (83,4%) utilizaram dados primários e um (16,6%) estudo utilizou dados secundários, caracterizado como revisão sistemática da literatura. Ainda, é importante observar que quatro (66,7%) são estudos originais e individuais, um (16,6%) foi desenvolvido em uma perspectiva quanti-qualitativa e um (16,6%) utilizou o método de revisão integrativa da literatura.

Dois (33,3%) estudos quantitativos discorrem sobre todas as etapas do PE, especificam a avaliação clínica desenvolvida e a posterior elaboração dos diagnósticos propostos, articulando-os às intervenções, resultados esperados. Além disso, discutem como o emprego do PE como método do cuidado pode orientar a prática do enfermeiro, uma vez que ambos são propostas para o desenvolvimento do cuidado a uma população específica(2020 Jesus IS, Sena ELS, Meira EC, Gonçalves LHT, Alvarez AM. Sistematized care for elders with dementia living in a long-stay institution. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2010[cited 2015 Jun 10];31(2):285-92. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n2/12.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n2/12....
-2121 Mattos CMZ, Garces SBB, Costa FTL, Rosa CB, Bunelli AV, Hansen D, et al. Processo de enfermagem aplicado a idosos com Alzheimer que participam do projeto estratégias de reabilitação. Estud Interdiscip Envelhec [Internet]. 2011[cited 2015 Jun 10];16(supl):433-47. Available from: http://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/17921
http://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelh...
). Outro aborda a primeira fase do processo e enfatiza a necessidade de sistematizar a coleta de dados para favorecer uma proposta de cuidados integrada às intervenções e resultados, e para tal apresenta a utilização do referencial pautado nos padrões funcionais de saúde(1919 Piedrahita LE, Garcia MA, Mesa JS, Rosero IS. Identificación de los factores relacionados con el intento de suicidio, en niños y adolescentes a partir de la aplicación del proceso de atención de enfermería. Colomb Med [Internet]. 2011[cited 2015 Jun 10];42(3):334-41. Available from: http://www.bioline.org.br/pdf?rc11056
http://www.bioline.org.br/pdf?rc11056...
). Um estudo assume como ponto principal o ensino do PE e utiliza a estratégia Outcome - Present State Test (OPT) que visa a tomada de decisões e promove o uso da linguagem NANDA International, Inc - Nursing Interventions Classification (NIC) - Nursing Outcomes Classification (NOC), ou linguagem NNN, enquanto outro prioriza a descrição dos diagnósticos de enfermagem(77 Bartlett R, Bland A, Rossen E, Kautz D, Benfield S, Carnevale T. Evaluation of the outcome-present state test model as a way to teach clinical reasoning. J. Nurs. Educ. 2008; 47(8):337-44.,1818 Olaogun A, Oginni M, Oyedeji TA, Bbahiwe B, Olatubi I. Assessing the use of the NANDA - International Nursing Diagnoses ate the Obafemi Awolowo University Teaching Hospitals Complex, Ile Ife, Nigeria. Int J Nurs Terminol Classif [Internet]. 2011[cited 2015 Jun 10];22(4):157-61. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1744-618X.2011.01190.x/epdf
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). A revisão integrativa toma como foco principal a articulação entre a proposição de intervenções e os resultados esperados(2222 Montgomery P, Rose D, Carter L. Patient health outcomes in psychiatric mental health nursing. J. Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2009[cited 2015 Jun 10];16(1):32-45. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2850.2008.01327.x/abstract
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).

Os quatro estudos que avançam no desenvolvimento do PE para além da fase de coleta de dados utilizam a taxonomia NANDA-I e a linguagem NNN e trazem de maneira marcante o cuidado compartilhado, integrando o paciente na avaliação e tomada de decisões(77 Bartlett R, Bland A, Rossen E, Kautz D, Benfield S, Carnevale T. Evaluation of the outcome-present state test model as a way to teach clinical reasoning. J. Nurs. Educ. 2008; 47(8):337-44.,1818 Olaogun A, Oginni M, Oyedeji TA, Bbahiwe B, Olatubi I. Assessing the use of the NANDA - International Nursing Diagnoses ate the Obafemi Awolowo University Teaching Hospitals Complex, Ile Ife, Nigeria. Int J Nurs Terminol Classif [Internet]. 2011[cited 2015 Jun 10];22(4):157-61. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1744-618X.2011.01190.x/epdf
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
,2020 Jesus IS, Sena ELS, Meira EC, Gonçalves LHT, Alvarez AM. Sistematized care for elders with dementia living in a long-stay institution. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2010[cited 2015 Jun 10];31(2):285-92. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n2/12.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n2/12....
-2121 Mattos CMZ, Garces SBB, Costa FTL, Rosa CB, Bunelli AV, Hansen D, et al. Processo de enfermagem aplicado a idosos com Alzheimer que participam do projeto estratégias de reabilitação. Estud Interdiscip Envelhec [Internet]. 2011[cited 2015 Jun 10];16(supl):433-47. Available from: http://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/17921
http://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelh...
).

Estudos qualitativos

Nesta revisão, os sete (100%) trabalhos qualitativos abrangem uma ampla variedade de temas que destacam o PE, como podemos verificar ilustrados na Quadro 2.

Seis (85,7%) abordaram a importância da participação do paciente na avaliação e compartilhamento das informações para a construção de cuidados participativos(2424 Coombs T, Curtis J, Crookes P. What is the process of a comprehensive mental health nursing assessment? results from a qualitative study. Int Nurs Rev [Internet]. 2013[cited 2015 Jun 10];60(1):96-102. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1466-7657.2012.01036.x/abstract
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,2929 Coombs T, Curtis J, Crookes P . What is a comprehensive mental health nursing assessment? a review of the literature. Int J Ment Health Nurs [Internet]. 2011[cited 2015 Jun 10];20(5):364-70. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1447-0349.2011.00742.x/abstract
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
). Vale destacar que destes, quatro (57,1%) enfatizam tal participação e tornam-na destaque para o desenvolvimento da relação enfermeiro-paciente(2424 Coombs T, Curtis J, Crookes P. What is the process of a comprehensive mental health nursing assessment? results from a qualitative study. Int Nurs Rev [Internet]. 2013[cited 2015 Jun 10];60(1):96-102. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1466-7657.2012.01036.x/abstract
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
,2626 Hummelvolt JK, Severinsson E. Coping with everyday reality: mental health professionals’ reflexions on the care provided in an acute psychiatric Ward. Aust. N. Z. J. Ment Health Nurs. 2001;10(3):156-66.-2727 Goosens PJJ, Achterberg TV, Klein EAMK. Nursing processes used in the treatment of patients with bipolar disorder. Int. J. Ment. Health Nurs. 2007;16(3):168-77.,2929 Coombs T, Curtis J, Crookes P . What is a comprehensive mental health nursing assessment? a review of the literature. Int J Ment Health Nurs [Internet]. 2011[cited 2015 Jun 10];20(5):364-70. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1447-0349.2011.00742.x/abstract
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). Ainda, um estudo afirma que o PE favorece a interação entre profissional e paciente e pode ser utilizado como método de assistência pelos demais profissionais que compõem a equipe de saúde mental(2525 Hirdes A, Kantorski LP. Care systematization in psychiatric nursing within the psychiatric reform context. J Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2002[cited 2015 Jun 10];9(1):81-6. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1046/j.1351-0126.2001.00446.x/abstract
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).

Somente dois (28,6%) estudos quantitativos utilizam a linguagem NNN(2323 Adamy EK, Krauzer IM, Hillesheim C, Silva BA, Garghetti FC. A inserção da sistematização da assistência de enfermagem no contexto da pessoa com necessidades especiais. Rev Pesqui Cuid Fundam. 2013;5(3):53-65.,2828 Escalada Hernández P, Munõz Hermoso P, Marro Larrañaga I. Atención de enfermería a pacientes psiquiátricos. NANDA-NIC-NOC: una revisión de la literatura. Rev Rol Enfermería [Internet]. 2013[cited 2015 Jun 10];36(3):166-77. Available from: https://medes.com/publication/83931
https://medes.com/publication/83931...
). Os demais apresentam distintas referências teóricas para apoiar a utilização do PE, a exemplo de um trabalho que adota o referencial de Irving(3737 Irving S. Enfermagem Psiquiátrica Básica. Rio de Janeiro (RJ): Ed Interamericana; 1979. 291 p.) para apoiar os cuidados de enfermagem em uma perspectiva relacional que sistematiza o PE nas seguintes etapas: diagnóstico, planejamento, ações e avaliação(2525 Hirdes A, Kantorski LP. Care systematization in psychiatric nursing within the psychiatric reform context. J Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2002[cited 2015 Jun 10];9(1):81-6. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1046/j.1351-0126.2001.00446.x/abstract
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).

Dois estudos tomam somente a primeira etapa do PE, ou seja, o histórico, colocando-a em um ponto privilegiado e propõe que a avaliação abrangente de enfermagem na saúde mental pode nortear as demais etapas do PE: planejamento, diagnóstico, intervenções e avaliação de resultados de enfermagem(2424 Coombs T, Curtis J, Crookes P. What is the process of a comprehensive mental health nursing assessment? results from a qualitative study. Int Nurs Rev [Internet]. 2013[cited 2015 Jun 10];60(1):96-102. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1466-7657.2012.01036.x/abstract
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,2929 Coombs T, Curtis J, Crookes P . What is a comprehensive mental health nursing assessment? a review of the literature. Int J Ment Health Nurs [Internet]. 2011[cited 2015 Jun 10];20(5):364-70. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1447-0349.2011.00742.x/abstract
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).

Um estudo evidencia que os modelos teóricos baseados em teorias da enfermagem não estão suficientemente desenvolvidos, o que leva as enfermeiras a elaborar sua prática apoiadas na tradição, de modo que tal posicionamento pode dificultar o cuidado proposto a partir da relação terapêutica(2626 Hummelvolt JK, Severinsson E. Coping with everyday reality: mental health professionals’ reflexions on the care provided in an acute psychiatric Ward. Aust. N. Z. J. Ment Health Nurs. 2001;10(3):156-66.).

Relatos de caso

Nesta revisão, três (100%) relatos de caso foram incluídos por ilustrar a prática do enfermeiro no uso do processo de enfermagem e estão sintetizados na Quadro 3.

Sobre os relatos de caso, vale destacar que todos apontam como cuidado de enfermagem prioritário o estabelecimento da relação terapêutica enfermeiro-paciente, que tem como ponto de partida o desenvolvimento do histórico de enfermagem e que, por conseguinte, torna o próprio ato do paciente contar sua história de vida uma ação de enfermagem factual e efetiva(3030 Toledo VP, Ramos NA, Wopereis F. Processo de enfermagem para pacientes com anorexia nervosa. Rev Bras Enferm [Internet]. 2011[cited 2015 Jun 10];64(1):193-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v64n1/v64n1a29.pdf
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31 Ruymán Brito-Brito P, Rodriguez-Ramos M, Talaver CPG. Caso clínico: duelo complicado en atención primaria: Planificación de los cuidados. Enferm Clin. 2009;19(6):345-8.
-3232 Hirdes A, Kantorski LP . Sistematização do cuidado de enfermagem psiquiátrica. Texto Contexto Enferm. 2000;9(2):94-105.).

Estudos teóricos

O estudo teórico tem como finalidade estudar teorias, formular quadros de referências e criar conceitos, vale destacar que estes estudos tem origem nas práticas, pelo movimento de integração, reflexão e pesquisa(3838 Demo P. Metodologia científica em ciências sociais. 3ª ed. São Paulo (SP): Atlas; 1995. 293 p.). Dessa forma, por identificar nos estudos teóricos, ilustrados pela Quadro 4, uma indicação clara para a aplicação do PE na saúde mental, optamos por inclui-los nesta revisão.

Os três (100%) estudos teóricos têm clara indicação de que o estabelecimento do PE se dá por meio do desenvolvimento da relação terapêutica(3333 Courey T. Mental health needs of children and adolescents at camp: are they being assessed and treated appropriately by the camp nurse? J Child Adolesc Psychiatr Nurs. 2006;19(4):215-23.

34 Poggenpoel M. Psychiatric nurse: pacient interaction facilitating mental health. Curations. 1994;17(1):51-7.
-3535 Morrison EG. Inpatient practice: an integrated framework. J. Psychosoc. Nurs. Ment. Health Serv. 1992;30(1):26-9.). Ainda, um deles propõe a sincronização das fases da relação às do PE, afirmando que a avaliação e diagnóstico de enfermagem são praticamente equivalentes à fase de orientação. O planejamento de enfermagem é realizado durante a fase de identificação; a implementação das ações de enfermagem é paralela à fase de exploração; e a avaliação dos resultados ou evolução de enfermagem ocorre durante a fase de resolução da relação terapêutica(3535 Morrison EG. Inpatient practice: an integrated framework. J. Psychosoc. Nurs. Ment. Health Serv. 1992;30(1):26-9.). Um estudo mostra que a atividade do enfermeiro psiquiátrico é baseada na interação enfermeiro-paciente e destaca a avaliação e o diagnóstico como as etapas em que os padrões de interação entre o paciente e seu ambiente interno e externo são determinados(3434 Poggenpoel M. Psychiatric nurse: pacient interaction facilitating mental health. Curations. 1994;17(1):51-7.).

DISCUSSÃO

Para a interpretação dos resultados e apresentação da revisão optou-se em discutir os achados a partir dos temas convergentes extraídos dos artigos.

Todos os estudos incluídos nesta revisão, quando apontam a forma pela qual o enfermeiro desenvolve o cuidado na saúde mental, destacam a ação pautada na relação terapêutica enfermeiro-paciente(55 Evans AM. Transference in the nurse-patient relationship. J Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2007[cited 2015 Jun 10];14(2):189-95. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2850.2007.01062.x/abstract
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-66 Mcsherry A. Jacques Lacan’s theory of the subject as real, symbolic and imaginary: how can Lacanian theory be of help to mental health nursing practice? J Psych Ment Health Nurs [Internet]. 2013[cited 2015 Jun 10];20(9):776-81. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jpm.12011/abstract
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,1010 Kantorski LP, Pinho LB, Saeki T, Souza MCBM. Relacionamento terapêutico e ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental: tendências no Estado de São Paulo. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2005[cited 2015 Jun 10];39(3):317-24. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v39n3/10.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v39n3/10...
). Nessa perspectiva, é importante discutir que o estabelecimento da enfermagem psiquiátrica ocorreu nas décadas de 1950 e 1960, quando surgem os primeiros trabalhos adaptando métodos psicoterápicos à prática do enfermeiro, ocorrendo, consequentemente, a estruturação das funções do enfermeiro psiquiátrico(44 Kantorski LP, Souza J, Willrich JQ, Mielke FB, Pinho LB. Saberes e estudos teóricos em enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2004[cited 2015 Jun 10];25(3):408-19. Available from: http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/4534
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).

É nesse contexto que Peplau(3636 Peplau HE. Interpersonal relations in nursing. New York: GP Putnam’s Sons; 1952. 330 p.), precursora das teorias de enfermagem, desenvolve sua teoria apoiada na consideração dos diferentes papéis que o enfermeiro pode assumir durante o estabelecimento da relação terapêutica, pautando-se na perspectiva psicodinâmica para o entendimento dos comportamentos. Ela afirma que cabe ao enfermeiro desenvolver habilidades para se relacionar com o paciente de modo a compreender o significado de seus comportamentos e estabelecer a relação de ajuda(44 Kantorski LP, Souza J, Willrich JQ, Mielke FB, Pinho LB. Saberes e estudos teóricos em enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2004[cited 2015 Jun 10];25(3):408-19. Available from: http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/4534
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,3535 Morrison EG. Inpatient practice: an integrated framework. J. Psychosoc. Nurs. Ment. Health Serv. 1992;30(1):26-9.,3838 Demo P. Metodologia científica em ciências sociais. 3ª ed. São Paulo (SP): Atlas; 1995. 293 p.).

Assim observamos ainda, na atualidade, trabalhos que versam sobre a prática de enfermagem em saúde mental trazendo uma forte indicação do estabelecimento da relação terapêutica enfermeiro- paciente como foco das intervenções, corroborando estudos os quais afirmam que o entendimento do processo psicoterápico é um componente central que distingui a enfermagem em saúde mental(3434 Poggenpoel M. Psychiatric nurse: pacient interaction facilitating mental health. Curations. 1994;17(1):51-7.,3939 Crowe M, Carlyle D, Farmar R. Clinical formulation for mental nursing practice. J. Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2008 [cited 2015 Jun 10];15(10):800-7. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2850.2008.01307.x/abstract
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
).

Salientamos também que a natureza dos problemas de saúde advindos da saúde mental tem sua origem a partir de determinantes multicausais, o que torna possível a coexistência de múltiplos paradigmas (biológico, cognitivo, interpessoal, psicodinâmico, psicanalítico) para apoiar as ações terapêuticas do enfermeiro. Esse fato pode ser assumido como um atributo positivo do cuidado na saúde mental moderna, uma vez que promove a oportunidade de trabalhar de diferentes maneiras com vistas ao alcance do melhor sentido para a existência da pessoa(3434 Poggenpoel M. Psychiatric nurse: pacient interaction facilitating mental health. Curations. 1994;17(1):51-7.,3939 Crowe M, Carlyle D, Farmar R. Clinical formulation for mental nursing practice. J. Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2008 [cited 2015 Jun 10];15(10):800-7. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2850.2008.01307.x/abstract
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).

Em tal inclinação da enfermagem em saúde mental - em que o cuidado é singular e com uma margem estreita para generalizações, uma vez que o foco determinante do cuidado é a relação terapêutica que não pode ser transposta para outros contextos além daquele estabelecido entre o enfermeiro e o paciente - tem-se uma posição antagônica das proposições da prática de enfermagem baseada em evidências, o que pode explicar a resistência de sua adoção na enfermagem psiquiátrica(3939 Crowe M, Carlyle D, Farmar R. Clinical formulation for mental nursing practice. J. Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2008 [cited 2015 Jun 10];15(10):800-7. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2850.2008.01307.x/abstract
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-4040 Arslanian-Engoren C, Redman R, Whall A, Kernohan G, Slevin E, Slevin O. Evidence-Based Nursing and mental health concerns: across nation discussion. Arch Psychiatr Nurs [Internet]. 2006[cited 2015 Jun 10];20(3):106-108. Available from: http://www.psychiatricnursing.org/article/S0883-9417(05)00340-7/abstract
http://www.psychiatricnursing.org/articl...
). Mas se considerarmos a complexidade do objeto de cuidado da enfermagem em saúde mental podemos defender a produção de diálogos possíveis entre as diferentes perspectivas de cuidado (relacional, biológica, política, social), o que favoreceria a multiplicidade de ações com consequente favorecimento dos pacientes assistidos.

A despeito da multiplicidade de ações advindas de diferentes perspectivas sobre o entendimento da relação enfermeiro paciente, uma possibilidade de alinhamento para o cuidado pode ser criada por meio da organização da relação, respeitando as etapas do processo de enfermagem. Como exemplo, podemos adotar o reconhecimento da história que o paciente constrói junto ao enfermeiro, quando estão sob o escopo da relação terapêutica, como uma maneira de construir o histórico de enfermagem e, à medida que tal conhecimento é ampliado, desenvolvemos, simultaneamente, a implementação do cuidado(55 Evans AM. Transference in the nurse-patient relationship. J Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2007[cited 2015 Jun 10];14(2):189-95. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2850.2007.01062.x/abstract
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
,2424 Coombs T, Curtis J, Crookes P. What is the process of a comprehensive mental health nursing assessment? results from a qualitative study. Int Nurs Rev [Internet]. 2013[cited 2015 Jun 10];60(1):96-102. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1466-7657.2012.01036.x/abstract
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
-2525 Hirdes A, Kantorski LP. Care systematization in psychiatric nursing within the psychiatric reform context. J Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2002[cited 2015 Jun 10];9(1):81-6. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1046/j.1351-0126.2001.00446.x/abstract
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.10...
,2727 Goosens PJJ, Achterberg TV, Klein EAMK. Nursing processes used in the treatment of patients with bipolar disorder. Int. J. Ment. Health Nurs. 2007;16(3):168-77.,3232 Hirdes A, Kantorski LP . Sistematização do cuidado de enfermagem psiquiátrica. Texto Contexto Enferm. 2000;9(2):94-105.,3535 Morrison EG. Inpatient practice: an integrated framework. J. Psychosoc. Nurs. Ment. Health Serv. 1992;30(1):26-9.).

O respeito à individualidade do paciente é um pré-requisito para o estabelecimento de tal relação, e, no presente trabalho, observamos que os estudos abordam essa questão de forma enfática, principalmente em relação ao desenvolvimento de parâmetros realistas para a avaliação do paciente, com a identificação de seus pontos fortes(77 Bartlett R, Bland A, Rossen E, Kautz D, Benfield S, Carnevale T. Evaluation of the outcome-present state test model as a way to teach clinical reasoning. J. Nurs. Educ. 2008; 47(8):337-44.,2424 Coombs T, Curtis J, Crookes P. What is the process of a comprehensive mental health nursing assessment? results from a qualitative study. Int Nurs Rev [Internet]. 2013[cited 2015 Jun 10];60(1):96-102. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1466-7657.2012.01036.x/abstract
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
). Ainda temos indicação direta da participação dos pacientes no alcance dos resultados e negociação das ações de enfermagem, com especial destaque para a finalidade que tal participação tem a cumprir no tratamento, ou seja, favorecer autonomia do paciente(3030 Toledo VP, Ramos NA, Wopereis F. Processo de enfermagem para pacientes com anorexia nervosa. Rev Bras Enferm [Internet]. 2011[cited 2015 Jun 10];64(1):193-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v64n1/v64n1a29.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v64n1/v64...
). Nesse contexto, o planejamento dos cuidados de enfermagem estruturados pelo PE pode ser a contribuição desse profissional para a construção do projeto terapêutico singular quando considerada sua inserção na equipe multiprofissional(88 Beteguelli P, Toledo VP, Crepschi JLB, Duran ECM. Sistematização da assistência de enfermagem em um ambulatório de saúde mental. Rev Eletron Enferm [Internet]. 2005[cited 2015 Jun 10];7(3):334-43. Available from: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v7i3.899
http://dx.doi.org/10.5216/ree.v7i3.899...
).

Tal indicação não está descolada do contexto da relação terapêutica enfermeiro-paciente, e, por muitas vezes, a participação do paciente é a forma de manter o desenvolvimento dessa relação, pois, no cuidado de enfermagem em saúde mental, o paciente é protagonista de seu tratamento. O enfermeiro psiquiátrico se utiliza de sua pessoa como recurso terapêutico para facilitar a mobilização dos recursos do paciente cujo objetivo é a promoção, manutenção ou recuperação da saúde mental como parte integral da saúde do indivíduo(3434 Poggenpoel M. Psychiatric nurse: pacient interaction facilitating mental health. Curations. 1994;17(1):51-7.-3535 Morrison EG. Inpatient practice: an integrated framework. J. Psychosoc. Nurs. Ment. Health Serv. 1992;30(1):26-9.).

Essa posição, adotada pelo enfermeiro, é fundamental se considerarmos o contexto da assistência em saúde mental no Brasil, que é pautado por princípios da Reabilitação Psicossocial e toma o resgate da subjetividade como a matriz ética para o direcionamento do tratamento(11 Fraga MNO, Souza AMA, Braga VAB. Reforma brasileira psiquiátrica: muito a refletir. Acta Paul Enferm [Internet]. 2006[cited 2015 Jun 10];19(2):207-211. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v19n2/a13v19n2.pdf
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Um aspecto importante que surge nesta revisão é a inclinação para o desenvolvimento de propostas de cuidados sistematizados a pacientes cujo aspecto patológico está situado entre o limite físico e psíquico, ou seja, pacientes com diagnóstico de Alzheimer(2121 Mattos CMZ, Garces SBB, Costa FTL, Rosa CB, Bunelli AV, Hansen D, et al. Processo de enfermagem aplicado a idosos com Alzheimer que participam do projeto estratégias de reabilitação. Estud Interdiscip Envelhec [Internet]. 2011[cited 2015 Jun 10];16(supl):433-47. Available from: http://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/17921
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), portadores de necessidades especiais(2323 Adamy EK, Krauzer IM, Hillesheim C, Silva BA, Garghetti FC. A inserção da sistematização da assistência de enfermagem no contexto da pessoa com necessidades especiais. Rev Pesqui Cuid Fundam. 2013;5(3):53-65.) e anorexia nervosa(3030 Toledo VP, Ramos NA, Wopereis F. Processo de enfermagem para pacientes com anorexia nervosa. Rev Bras Enferm [Internet]. 2011[cited 2015 Jun 10];64(1):193-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v64n1/v64n1a29.pdf
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).

Tal inclinação pode ser uma resposta a influência atual da prática baseada em evidências, em que o resultado é dirigido pelo diagnóstico(3939 Crowe M, Carlyle D, Farmar R. Clinical formulation for mental nursing practice. J. Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2008 [cited 2015 Jun 10];15(10):800-7. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2850.2008.01307.x/abstract
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). Este último é ponto importante do processo de enfermagem, e os estudos que propuseram estabelecê-lo, nesta revisão, tiveram, em sua maioria, diagnósticos classificados pela taxonomia NANDA(22 Fernandes JD, Sadigursky D, Silva RMO, Amorim AB, Teixeira GAS, Araujo MCF. Ensino da enfermagem psiquiátrica/saúde mental: sua interface com a Reforma Psiquiátrica e diretrizes curriculares nacionais. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2009[cited 2015 Jun 10];43(4):962-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n4/a31v43n4.pdf
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). Dessa forma, se considerarmos a questão da relação como oposta à padronização, o curso lógico da escolha de pacientes para o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem será aquele em que os sintomas não são observados à luz relacional, e sim sob uma perspectiva biológica, segundo a qual a reprodução e padronização são factíveis.

Ainda, vale ressaltar, que os estudos sobre avalição destacam a dificuldade do enfermeiro em avaliar aspectos psíquicos(2424 Coombs T, Curtis J, Crookes P. What is the process of a comprehensive mental health nursing assessment? results from a qualitative study. Int Nurs Rev [Internet]. 2013[cited 2015 Jun 10];60(1):96-102. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1466-7657.2012.01036.x/abstract
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), pois sua formação para a leitura das relações é frágil(1010 Kantorski LP, Pinho LB, Saeki T, Souza MCBM. Relacionamento terapêutico e ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental: tendências no Estado de São Paulo. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2005[cited 2015 Jun 10];39(3):317-24. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v39n3/10.pdf
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).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este estudo revelou a fragilidade das evidências encontradas na literatura sobre a aplicação do processo de enfermagem em saúde mental. Os achados ainda revelaram que a literatura encontrada é limitada, pois não existem estudos que apresentam metodologias as quais avaliam a eficácia da aplicação do processo de enfermagem neste campo. Versam sobre parte do processo de enfermagem, e aqueles que objetivam desenvolvê-lo na totalidade de suas etapas apresentam modelos conceituais, experiências localizadas em um contexto institucional particular ou estudos de caso que tomam patologias que se caracterizam na interface de sintomas psíquicos e físicos.

Constatou-se que os estudos cuja preocupação é construir diagnósticos de enfermagem com a finalidade de criar padrões de cuidado tendem a observar o modelo biológico, o que é antagônico às propostas com enfoque na relação enfermeiro-paciente. O apoio na perspectiva biológica pode ser influência do modelo da prática baseada em evidência que tem como característica a obtenção de resultados dirigidos a partir de diagnósticos rigidamente estabelecidos.

Sua contribuição foi revelar o estado da produção do conhecimento no que se refere ao tema e mostrar a importância da construção do processo de enfermagem na saúde mental, considerando sua base na relação enfermeiro-paciente. Esta tem como enfoque a singularidade da assistência e forte tendência à observação do modelo biomédico como norma para o estabelecimento do cuidado, ponto no qual o presente estudo pretende avançar.

A limitação deste estudo foi referente à metodologia adotada, pois dificultou a discussão da característica principal da enfermagem em saúde mental, que é o relacionamento terapêutico, motivo que nos leva a inferir a possibilidade de resistências para o desenvolvimento de estudos concebidos pela prática baseada em evidências. Porém, na atualidade, faz-se necessária a criação de novas possibilidades de diálogo, pois a saúde mental é uma disciplina que aborda o ser humano em suas diferentes perspectivas, e o PE desenvolvido a partir da relação enfermeiro-paciente pode ser um avanço na construção de laços para um cuidado ampliado.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Feb 2017

Histórico

  • Recebido
    09 Fev 2016
  • Aceito
    15 Out 2016
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