Acessibilidade / Reportar erro

Contribuições de florence nightingale como empreendedora social: da enfermagem moderna à contemporânea

RESUMO

Objetivo:

Refletir sobre as transformações da enfermagem moderna e contemporânea bem como sobre o empreendedorismo social de Florence Nightingale.

Método:

Trata-se de uma exposição lógico-reflexiva, com ênfase nos pressupostos teóricos do empreendedorismo social e do legado de Florence Nightingale, da enfermagem moderna à contemporânea, apoiando-se em leituras de textos extraídos em bases de dados eletrônicas, especialmente periódicos, livros e teses.

Resultados:

A exposição lógico-reflexiva centra-se em dois aspectos fundamentais: 1) O legado de Florence Nightingale como empreendedora social; 2) A evolução da enfermagem brasileira: da modernidade à contemporaneidade.

Considerações finais:

O legado de Florence Nightingale é inegável no que tange à evolução da enfermagem moderna e contemporânea e transcende as diferentes áreas do conhecimento. Além de precursora da enfermagem moderna, ela se distingue pela atitude visionária, valor social humanitário e potencial transformador de percursos e realidades presentes na Era Contemporânea.

Descritores:
Enfermagem; História Moderna; Cuidados de Enfermagem; Papel do Profissional de Enfermagem; Contribuições

ABSTRACT

Objective:

To reflect on the transformations of modern and contemporary nursing as well as on Florence Nightingale’s social entrepreneurship.

Method:

This is a logical-reflective exhibition, with an emphasis on the theoretical assumptions of social entrepreneurship and the legacy of Florence Nightingale, from modern to contemporary nursing, based on readings of texts extracted from electronic databases, especially periodicals, books and theses.

Results:

The logical-reflective exhibition focuses on two fundamental aspects: 1) Florence Nightingale’s legacy as a social entrepreneur; 2) The evolution of Brazilian nursing: from modernity to contemporaneity.

Final considerations:

Florence Nightingale’s legacy is undeniable with regard to the evolution of modern and contemporary nursing and transcends different areas of knowledge. In addition to being a precursor to modern nursing, it is distinguished by its visionary attitude, humanitarian social value and potential for transforming the paths and realities present in the Contemporary Era.

Descriptors:
Nursing; Modern History; Nursing Care; Nurse’s Role; Contributions

RESUMEN

Objetivo:

Reflexionar sobre las transformaciones de la enfermería moderna y contemporánea así como sobre el espíritu empresarial social de Florence Nightingale.

Método:

Se trata de una exposición lógico-reflexiva, con énfasis en los presupuestos teóricos del espíritu empresarial social y del legado de Florence Nightingale, de la enfermería moderna a la contemporánea, apoyándose en las lecturas de textos extraídos en las bases de datos electrónicas, especialmente periódicos, libros y tesis.

Resultados:

La exposición lógico-reflexiva se centra en dos aspectos fundamentales: 1) El legado de Florence Nightingale como emprendedora social; 2) La evolución de la enfermería brasileña: de la modernidad a la contemporaneidad.

Consideraciones finales:

El legado de Florence Nightingale es innegable en lo que atañe a la evolución de la enfermería moderna y contemporánea y transciende las diferentes áreas del conocimiento. Además de precursora de la enfermería moderna, ella se distingue por la actitud visionaria, valor social humanitario y potencial transformador de recurridos y realidades presentes en la Era Contemporánea.

Descriptores:
Enfermería; Historia Moderna; Cuidados de Enfermería; Papel del Profesional de Enfermería; Contribuciones

INTRODUÇÃO

Com a campanha Nursing Now, o ano de 2020 foi designado em nível internacional como ano da enfermagem. O que mesmo comemorar neste ano? Quais avanços devem ser reconhecidos e registrados nos 200 anos de Florence Nigthingale? Quais os avanços na área da mulher e da criança em 25 anos de recomendações de organismos internacionais?

Em seu livro “How to Change the World: Social Entrepreneurs and the Power of New Ideas”(11 Bornstein D. How to Change the World: Social Entrepreneurs and the Power of new Ideas. New York: Oxford University Press; 2007. 384 p.), o autor destaca Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna, como protagonista de importantes melhorias na saúde pública em todo o mundo. Para ele, empreendedorismo social dela não se distingue apenas pela sensibilidade em socorrer os soldados atingidos na guerra da Crimeia, atitude por si só exemplar, mas também, em seu contexto, pela iniciativa, determinação e influência política na transformação de uma realidade considerada precária à introdução de medidas de segurança no cuidado em saúde, tais como higiene, saneamento e conforto, que repercutiram em boas práticas para além da área de enfermagem.

Nightingale se condecorou, em âmbito internacional, pela capacidade de transcender preconceitos relacionados às atividades exercidas pelas mulheres, de suplantar a ideia caritativa e assistencialista do cuidado, de dar voz ao silêncio a tantos quantos se dedicavam ao cuidado informal, de evidenciar a enfermagem como profissão e/ou ocupação especializada. Ela tornou-se, portanto, uma personagem de si própria e um marco para a humanidade ao ser incluída entre as 100 mulheres mais influentes do mundo(22 Frello AT, Carraro TE. Florence Nightingale’s contributions: an integrative review of the literature. Esc Anna Nery. 2013;17(3):573-9. doi: 10.1590/S1414-81452013000300024
https://doi.org/10.1590/S1414-8145201300...
-33 Hoyt S. Florence Nightingale’s Contribution to Contemporary Nursing Ethics. J Holist Nurs. 2010;28(4):331-2. doi: 10.1177/0898010110383281
https://doi.org/10.1177/0898010110383281...
).

Outros exemplos empreendedores como os de Florence Nightingale se multiplicam pelo Brasil e pelo mundo, na Era Moderna e Contemporânea. Tratam-se de experiências próximas, mas que nem sempre receberam o devido reconhecimento social. Em âmbito nacional, pode-se evocar nomes como os de Ana Nery e Wanda de Aguiar Horta. Ana Nery, primeira enfermeira brasileira, engrandecida pelo seu forte espírito humanitário no cuidado aos soldados paraguaios e brasileiros por ocasião da Guerra do Paraguai, em 1865, na qual se alistou voluntariamente. Teve o seu nome escrito no Livro dos Heróis, o qual destaca personalidades da história brasileira. E Wanda de Aguiar Horta, reconhecida pelo seu caráter inovador no processo de consolidação das bases científicas da enfermagem brasileira, por meio do desenvolvimento da Teoria das Necessidades Humanas Básicas. Paralelamente ao protagonismo de Nightingale, é preciso que essas e outras iniciativas visionárias sejam potencializadas e visibilizadas, nacional e internacionalmente, no sentido de agregar valor social e político à profissão(44 Cardoso MMVN, Miranda CML. Anna Justina Ferreira Nery: um marco na história da enfermagem brasileira. Rev Bras Enferm [Internet]. 1999 [cited 2020 Jan 27];52(3):339-48. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v52n3/v52n3a03.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v52n3/v52...
).

Em meio a essas e outras inúmeras histórias empreendedoras da enfermagem brasileira e mundial, questiona-se: Qual foi o legado de Florence Nightingale como empreendedora social para a enfermagem moderna e contemporânea? Entende-se, aqui, por empreendedorismo social da enfermagem, a atitude de promover o viver saudável de indivíduos, famílias e comunidades por meio de processos interativos e associativos com vistas à sua emancipação como protagonistas de sua própria história(55 Backes DS, Zamberlan C, Colomé J, Souza MT, Marchiori MT, Lorenzini AE, et al. Systemic Interactivity between Interdependent Concepts of Nursing Care. Aquichan. 2016;16(1):24-31. doi: 10.5294/AQUI.2016.16.1.4
https://doi.org/10.5294/AQUI.2016.16.1.4...
); e, por modernidade e contemporaneidade, os períodos temporais marcados por intensas e profundas transformações nos diferentes campos e dimensões da sociedade. A modernidade se configura como um conjunto de termos que narraram a formação de dois séculos quando se diz de novidade, serenidade e futurismo. Já a vida contemporânea se remete à história do tempo presente, voltado à análise das rupturas e permanências do passado no presente; ela se caracteriza pelo desenvolvimento industrial, globalização, intenso crescimento urbano e populacional, progressos tecnológicos nas diversas áreas e aprimoramento das condições e do prolongamento da expectativa de vida, dentre outros avanços e retrocessos(66 Simyan T, Kačāne I. Towards the Understanding of the Concepts “Modernity,” “Modernism” and “Avant-Gardism” in (Post)-Soviet and German Literary Theory (An Attempt of Terminological Unification). KnE Social Sci. 2018; 3(7):1-31. doi: 10.18502/kss.v3i7.2462
https://doi.org/10.18502/kss.v3i7.2462...
).

OBJETIVO

Refletir sobre as transformações da enfermagem moderna e contemporânea bem como sobre o empreendedorismo social de Florence Nightingale.

MÉTODOS

Trata-se de uma exposição lógico-reflexiva, com ênfase nos pressupostos teóricos do empreendedorismo social e do legado de Florence Nightingale, da enfermagem moderna à contemporânea, apoiando-se em leituras de textos extraídos em bases de dados eletrônicas, especialmente periódicos, livros e teses.

Busca-se retratar, na composição deste ensaio, conexões entre um passado inegável do pensar e agir de Nightingale e os seus atributos empreendedores como protagonista de uma nova história para a enfermagem moderna e contemporânea. Procura-se, ainda, demonstrar o valor individual e coletivo da enfermagem como fundamental para defender a mudança necessária na força de trabalho de enfermagem e nos ambientes de cuidados de saúde.

DE FLORENCE NIGHTINGALE À ENFERMAGEM CONTEMPORÂNEA

A exposição lógico-reflexiva centra-se em dois aspectos fundamentais: O legado de Florence Nightingale como empreendedora social; e A evolução da enfermagem brasileira: da modernidade à contemporaneidade.

O legado de Florence Nightingale como empreendedora social

Os avanços nas diferentes áreas do conhecimento foram possíveis graças à ousadia de pessoas visionárias, isto é, que inovaram em sua forma de pensar e agir, agregando valor individual e coletivo; à audácia de pessoas que foram capazes de romper paradigmas e transcender limites e princípios institucionalizados. É neste perfil de pessoas empreendedoras, portanto, que se situa Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna, cujo perfil empreendedor remontou modelos tradicionais e concebeu novos modos de ser e promover o cuidado de enfermagem, em sua singularidade e multidimensionalidade.

O empreendedorismo social é, por conseguinte, um paradigma emergente de um novo modelo de desenvolvimento, com foco na dimensão humana, social e sustentável. Ele se refere a um agente indutor e gerador de auto-organização do sistema social, por isso, capaz de agregar valor de impacto social. Caracteriza-se por empregar estratégias dinâmicas no desencadeamento de ações locais de alcance global. Nesse sentido, o empreendedorismo social gera transformação e emancipação social, além de empoderamento profissional, do que Nightingale é um exemplo(55 Backes DS, Zamberlan C, Colomé J, Souza MT, Marchiori MT, Lorenzini AE, et al. Systemic Interactivity between Interdependent Concepts of Nursing Care. Aquichan. 2016;16(1):24-31. doi: 10.5294/AQUI.2016.16.1.4
https://doi.org/10.5294/AQUI.2016.16.1.4...
,77 Backes DS, Ilha S, Weissheimer AS, Halberstadt BMK, Megier ER, Machado R. Socially entrepreneurial activities in nursing: contributions to health/healthy living. Esc Anna Nery. 2016;20(1):77-82. doi: 10.5935/1414-8145.20160011
https://doi.org/10.5935/1414-8145.201600...
).

É nesse plano social evolutivo e paradigmático que se situa o legado dessa personalidade. A herança deixada pela precursora da enfermagem moderna é notória e reconhecida pelas diversas áreas do conhecimento. Além de conceber e imprimir valor social e científico ao cuidado de enfermagem, Nigthingale impulsionou aos seus sucessores um novo ideal profissional, ou seja, um novo modo de educar, informar e persuadir o governo e o público para as necessidades de mudanças estruturais e organizacionais(33 Hoyt S. Florence Nightingale’s Contribution to Contemporary Nursing Ethics. J Holist Nurs. 2010;28(4):331-2. doi: 10.1177/0898010110383281
https://doi.org/10.1177/0898010110383281...
).

Dessa perspectiva, o percurso empreendedor de Nightingale ecoou tanto em nível social quanto político e econômico. Se em âmbito social agregou valor humanitário, em âmbito político e econômico possibilitou novos espaços de inserção do enfermeiro, inclusive com potencial competitivo e de sustentabilidade. Sob esse enfoque, os empreendedores sociais se destacam pela capacidade de gerar resultados, mesmo em meio às adversidades de toda ordem.

Os empreendedores sociais centram-se na resolução de problemas sociais que, por meio da utilização de princípios da gestão empresarial, inovação e criatividade, desenvolvem soluções criativas e operam transformações, sobretudo, naquelas realidades invisíveis ou promissoras(22 Frello AT, Carraro TE. Florence Nightingale’s contributions: an integrative review of the literature. Esc Anna Nery. 2013;17(3):573-9. doi: 10.1590/S1414-81452013000300024
https://doi.org/10.1590/S1414-8145201300...
-33 Hoyt S. Florence Nightingale’s Contribution to Contemporary Nursing Ethics. J Holist Nurs. 2010;28(4):331-2. doi: 10.1177/0898010110383281
https://doi.org/10.1177/0898010110383281...
). Dedicam-se a uma missão social, por excelência, como o fez Nightingale, pioneira na assistência e na reforma médico-sanitária, além de propulsora de melhorias na saúde pública em todo o mundo.

Ela foi, portanto, uma empreendedora que se diferenciou pela determinação, capacidade visionária e ousadia em assumir riscos. A sua determinação pelas causas sociais a impulsionou a atender os soldados doentes e feridos na Crimeia e a abdicar-se de um papel social de nobreza que herdara de sua família. Muito além de reorganizar a enfermagem e salvar vidas durante a guerra, ela se projetou, no cenário mundial, pela sua liderança proativa e autoridade política, as quais lhe possibilitaram um lugar de destaque entre as 100 mulheres mais influentes da história mundial(33 Hoyt S. Florence Nightingale’s Contribution to Contemporary Nursing Ethics. J Holist Nurs. 2010;28(4):331-2. doi: 10.1177/0898010110383281
https://doi.org/10.1177/0898010110383281...
).

O empreendedorismo social requer profissionais incomuns, isto é, capazes de perceber oportunidades em meio às contradições, de perceber incertezas dentre as certezas deste mundo, de perceber a possibilidade de iniciar processos, a exemplo de Florence Nightingale, em vez de apenas continuar e/ou reproduzir protocolos. Esse espírito empreendedor, para além de ser um comportamento proativo é, também, uma atitude mental que engloba a motivação e a capacidade para identificar e protagonizar novas possibilidades de intervenção social, com base em uma visão sistêmico-complexa da realidade.

A evolução da enfermagem brasileira: da modernidade à contemporaneidade

A enfermagem brasileira moderna e contemporânea tem vários motivos para celebrar as suas conquistas e se projetar como a profissão do futuro. Primeiro, por ser uma profissão que tem uma compreensão ampla da realidade, isto é, uma compreensão das necessidades do ser humano na integralidade do ser e em seu contexto social. Segundo, pelo seu potencial visionário de explorar novos campos sociais, não necessitando submeter-se aos espaços tradicionais de cuidados, em que, na maioria dos casos, prevalece a noção de doença. E, ainda, pelo fato de a mulher ter a possibilidade de conduzir o seu próprio negócio e obter aceitação e legitimidade naquilo que empreender, considerando que, na enfermagem, a grande maioria são mulheres(55 Backes DS, Zamberlan C, Colomé J, Souza MT, Marchiori MT, Lorenzini AE, et al. Systemic Interactivity between Interdependent Concepts of Nursing Care. Aquichan. 2016;16(1):24-31. doi: 10.5294/AQUI.2016.16.1.4
https://doi.org/10.5294/AQUI.2016.16.1.4...
,88 Andrade AC, Dal Ben LW, Sanna MC. Entrepreneurship in Nursing: overview of companies in the State of São Paulo. Rev Bras Enferm [Internet]. 2015 [cited 2020 Jan 19];68(1):40-4. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v68n1/en_0034-7167-reben-68-01-0040.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v68n1/en_...
).

A enfermagem brasileira vem assumindo liderança prospectiva na identificação das necessidades de cuidado da população, bem como na promoção e na proteção da saúde dos usuários em suas diferentes dimensões, sobretudo pela sua inserção proativa e resolutiva nos diferentes contextos. Constituída por um contingente de mais de 2 milhões de profissionais, presente nos 5.570 municípios, nas 27 unidades da Federação(99 Silva MCN, Machado MH. Health and Work System: challenges for the Nursing in Brazil. Ciênc Saúde Coletiva. 2020;25(1):7-13. doi: 10.1590/1413-81232020251.27572019
https://doi.org/10.1590/1413-81232020251...
), a enfermagem vem se instituindo como a profissão do futuro, pelo fomento de políticas públicas e intervenções de saúde que visam, sobremaneira, a consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde(1010 Lomba MLLF, Toson M, Weissheimer AS, Backes MTS, Büscher A, Backes DS. Social entrepreneurship: translation of knowledge and practices in Brazilian nursing students. Rev Enf Ref. 2018;serIV(19):107-15. doi: 10.12707/RIV18064
https://doi.org/10.12707/RIV18064...
).

Várias iniciativas associadas ao empreendedorismo da enfermagem já podem ser visualizadas em âmbito nacional, mesmo que o enfoque esteja, ainda, fortemente associado à compreensão de negócio. Uma das razões para isso é que o empreendedorismo social tem recebido pouca atenção, e as iniciativas, em âmbito social, não provocam impacto imediato nem mesmo recebem o valor desejado(55 Backes DS, Zamberlan C, Colomé J, Souza MT, Marchiori MT, Lorenzini AE, et al. Systemic Interactivity between Interdependent Concepts of Nursing Care. Aquichan. 2016;16(1):24-31. doi: 10.5294/AQUI.2016.16.1.4
https://doi.org/10.5294/AQUI.2016.16.1.4...
,1010 Lomba MLLF, Toson M, Weissheimer AS, Backes MTS, Büscher A, Backes DS. Social entrepreneurship: translation of knowledge and practices in Brazilian nursing students. Rev Enf Ref. 2018;serIV(19):107-15. doi: 10.12707/RIV18064
https://doi.org/10.12707/RIV18064...
). Nessa direção, o empreendedorismo social suscita, gradativamente, novos questionamentos, novas discussões, principalmente ao ser associado às práticas de cuidado em enfermagem/saúde. É preciso que se multipliquem as iniciativas e que haja o suporte ao cuidado empreendedor de enfermagem, o qual gera controvérsias e dúvidas, a começar pelo debate do tema e pela construção de referenciais específicos para a área.

O cuidado de enfermagem como prática social empreendedora pode ser evidenciado nos mais diferentes movimentos e espaços de atuação profissional do enfermeiro. Pode ser notado nos espaços múltiplos e na dinâmica da organização social do cuidado, bem como nas competências humanointerativas e técnico-políticas do enfermeiro. Logo, a enfermagem possui competências múltiplas e um campo de atuação amplo e socialmente reconhecido, mas precisa ousar, no sentido de investir na formação profissional e explorar oportunidades e novos espaços, entendendo que ser empreendedor é ser capaz de explorar as oportunidades e protagonizar novos campos e práticas de atuação profissional. É ter a capacidade de imaginar, desenvolver e concretizar visões, em que os conceitos de si, a sinergia, liderança e sistema de relações/interações são elementos fundamentais(33 Hoyt S. Florence Nightingale’s Contribution to Contemporary Nursing Ethics. J Holist Nurs. 2010;28(4):331-2. doi: 10.1177/0898010110383281
https://doi.org/10.1177/0898010110383281...
,55 Backes DS, Zamberlan C, Colomé J, Souza MT, Marchiori MT, Lorenzini AE, et al. Systemic Interactivity between Interdependent Concepts of Nursing Care. Aquichan. 2016;16(1):24-31. doi: 10.5294/AQUI.2016.16.1.4
https://doi.org/10.5294/AQUI.2016.16.1.4...
).

As transformações na área de enfermagem iniciadas por Florence Nightingale emergem de problemas sociais e constituem-se parte integrante de um movimento global, com o propósito de melhorar as condições da vida humana. A seu exemplo, inúmeros enfermeiros brasileiros definem-se como empreendedores, por assumirem responsabilidade e risco para criar oportunidades, além de possuírem talento, competência e liderança para fomentar processos de gestão e intervenção inovadoras, a fim de contribuir prospectivamente para a melhoria da saúde pública(77 Backes DS, Ilha S, Weissheimer AS, Halberstadt BMK, Megier ER, Machado R. Socially entrepreneurial activities in nursing: contributions to health/healthy living. Esc Anna Nery. 2016;20(1):77-82. doi: 10.5935/1414-8145.20160011
https://doi.org/10.5935/1414-8145.201600...
).

A herança deixada por Florence Nightingale elucida a importância do comportamento empreendedor na gênese de propostas de valor social. O seu legado empreendedor para a enfermagem moderna e contemporânea é claro e convincente, pois difundiu aos seus sucessores uma nova forma de cuidar e gerir ambientes de cuidado, ou seja, imprimiu um percurso profissional próprio, o que a torna, hoje, reconhecida entre as mulheres mais influentes da história da humanidade. Enfermeira, política e gestora, ela foi efetivamente uma destacada empreendedora social que, de inconformada, assumiu uma postura destemida e visionária na resolução de problemas sociais e de saúde.

Limitações do estudo

Como limitação deste estudo, consideram-se as poucas referências com foco no empreendedorismo social da enfermagem, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Contribuições para a área da Enfermagem

A principal contribuição deste estudo é dar visibilidade à evolução da enfermagem nos 200 anos de Florence Nightingale. Outra contribuição é chamar a atenção para essa pioneira, cujo perfil empreendedor remontou modelos tradicionais e concebeu novos modos de ser e promover o cuidado de enfermagem, em sua singularidade e multidimensionalidade. Ainda, este trabalho induz uma cultura empreendedora na área de enfermagem, bem como estimula novas abordagens teóricometodológicas de intervenção social, com vistas ao avanço da ciência de enfermagem. Demonstra-se, em especial, a necessidade de formar enfermeiros para o empreendedorismo social, que implica, segundo essa visão, formar profissionais críticos, flexíveis e proativos para o que é novo e diferente, ou seja, profissionais capazes de identificar oportunidades em meio às contradições e de possibilitar, assim, uma nova organização em âmbito local e global.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O legado de Florence Nightingale é inegável no que tange à evolução da enfermagem moderna e contemporânea e transcende as diferentes áreas do conhecimento. Além de precursora da enfermagem moderna, ela se distingue pela atitude visionária, valor social humanitário e potencial transformador de percursos e realidades presentes na era contemporânea.

O empreendedorismo social pode ser caracterizado como uma nova forma de agir e interagir com os vários segmentos da sociedade, ou seja, como nova abordagem, capaz de agregar valor social e induzir transformações políticas e econômicas. Daí a necessidade das instituições de ensino superior criarem estratégias integradoras que visem fomentar, estimular e desenvolver o espírito empreendedor de seus estudantes, por meio de novas atitudes e comportamentos, necessários para enfrentar os desafios atuais e futuros.

Refletir sobre o legado de Florence Nightingale é reafirmar o valor social da enfermagem moderna e contemporânea, refundar a sua definição e revigorar os valores filosóficos da disciplina, especialmente no que concerne à sua missão social percebida. Em suma, espera-se que, em um ano de campanha Nursing Now, a herança dessa figura precursora sirva de inspiração e encorajamento para os enfermeiros prosseguirem no protagonismo de melhorias na saúde pública em todo o mundo.

  • FOMENTO
    Projeto financiado pelo Edital/Chamada “Produtividade em Pesquisa CNPq”, sob o título: “O cuidado de enfermagem como prática socialmente empreendedora”. Processo CNPq: 302103/2017-1.

REFERENCES

  • 1
    Bornstein D. How to Change the World: Social Entrepreneurs and the Power of new Ideas. New York: Oxford University Press; 2007. 384 p.
  • 2
    Frello AT, Carraro TE. Florence Nightingale’s contributions: an integrative review of the literature. Esc Anna Nery. 2013;17(3):573-9. doi: 10.1590/S1414-81452013000300024
    » https://doi.org/10.1590/S1414-81452013000300024
  • 3
    Hoyt S. Florence Nightingale’s Contribution to Contemporary Nursing Ethics. J Holist Nurs. 2010;28(4):331-2. doi: 10.1177/0898010110383281
    » https://doi.org/10.1177/0898010110383281
  • 4
    Cardoso MMVN, Miranda CML. Anna Justina Ferreira Nery: um marco na história da enfermagem brasileira. Rev Bras Enferm [Internet]. 1999 [cited 2020 Jan 27];52(3):339-48. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v52n3/v52n3a03.pdf
    » http://www.scielo.br/pdf/reben/v52n3/v52n3a03.pdf
  • 5
    Backes DS, Zamberlan C, Colomé J, Souza MT, Marchiori MT, Lorenzini AE, et al. Systemic Interactivity between Interdependent Concepts of Nursing Care. Aquichan. 2016;16(1):24-31. doi: 10.5294/AQUI.2016.16.1.4
    » https://doi.org/10.5294/AQUI.2016.16.1.4
  • 6
    Simyan T, Kačāne I. Towards the Understanding of the Concepts “Modernity,” “Modernism” and “Avant-Gardism” in (Post)-Soviet and German Literary Theory (An Attempt of Terminological Unification). KnE Social Sci. 2018; 3(7):1-31. doi: 10.18502/kss.v3i7.2462
    » https://doi.org/10.18502/kss.v3i7.2462
  • 7
    Backes DS, Ilha S, Weissheimer AS, Halberstadt BMK, Megier ER, Machado R. Socially entrepreneurial activities in nursing: contributions to health/healthy living. Esc Anna Nery. 2016;20(1):77-82. doi: 10.5935/1414-8145.20160011
    » https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160011
  • 8
    Andrade AC, Dal Ben LW, Sanna MC. Entrepreneurship in Nursing: overview of companies in the State of São Paulo. Rev Bras Enferm [Internet]. 2015 [cited 2020 Jan 19];68(1):40-4. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v68n1/en_0034-7167-reben-68-01-0040.pdf
    » http://www.scielo.br/pdf/reben/v68n1/en_0034-7167-reben-68-01-0040.pdf
  • 9
    Silva MCN, Machado MH. Health and Work System: challenges for the Nursing in Brazil. Ciênc Saúde Coletiva. 2020;25(1):7-13. doi: 10.1590/1413-81232020251.27572019
    » https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.27572019
  • 10
    Lomba MLLF, Toson M, Weissheimer AS, Backes MTS, Büscher A, Backes DS. Social entrepreneurship: translation of knowledge and practices in Brazilian nursing students. Rev Enf Ref. 2018;serIV(19):107-15. doi: 10.12707/RIV18064
    » https://doi.org/10.12707/RIV18064

Editado por

EDITOR CHEFE: Antonio José De Almeida Filho
EDITOR ASSOCIADO: Rafael Silva

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Out 2020
  • Data do Fascículo
    2020

Histórico

  • Recebido
    28 Mar 2020
  • Aceito
    09 Jun 2020
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br