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Educação médica continuada a distância em endocrinologia e metabologia

Online continuing medical education in endocrinology and metabology

Resumos

A rede de informática que l iga mundialmente entre si os computadores, a Internet, tornou-se importante instrumento de difusão do conhecimento humano. A educação médica através deste meio, sem a necessidade de presença formal nos ambientes de ensino, constitui uma utilização moderna desta valiosa fonte, caracterizando a Educação Médica Continuada a Distância (EMCAD). A procura de videoconferências, de monografias, diretrizes e cursos de atualização em Endocrinologia e Metabologia, nas páginas da Internet, através das máquinas eletrônicas de busca, é tarefa laboriosa e demorada face ao grande número de sítios resultantes desta pesquisa. A presente revisão tem como finalidade facilitar este trabalho, com a utilização de palavras e expressões-chave, apresentando em quadros, classificados de acordo com as subespecialidades ou com o órgão glandular e com o idioma do texto, os principais endereços eletrônicos que abrigam as fontes de atualização profissional, obtidos pela pesquisa prévia realizada pelo autor.

Educação continuada; Educação a distância; Telemedicina


The World Wide Web, also known as the Internet, is an important agent of spreading human knowledge. Medical education through the web without formal presence at the classroom is a modern use of this valuable resource, characterizing the online continuous medical education (eCME). The search of videoconferences, monographs, guidelines and update courses in endocrinology and metabolism at the Internet through search mechanisms is an extremely slow and hard task due to the huge amount of sites resulting from this process. This revision aims to make this quest easier, by presenting in a rational order, according to the subspecialty, glandular organ and language, the most important web pages that deal with this subject, obtained in a previous research promoted by the author.

Continuing medical education; Distance education; Telemedicine


PERSPECTIVAS

Educação médica continuada a distância em endocrinologia e metabologia

Online continuing medical education in endocrinology and metabology

Claus Michael Preger

Porto Alegre, RS

Endereço para correspondência Endereço para correspondência Claus Michael Preger Rua Vitor Meireles 149 / 401 90430-160 Porto Alegre, RS Fax: (51) 3333-1307 E-mail: cmpreger@uol.com.br

RESUMO

A rede de informática que l iga mundialmente entre si os computadores, a Internet, tornou-se importante instrumento de difusão do conhecimento humano. A educação médica através deste meio, sem a necessidade de presença formal nos ambientes de ensino, constitui uma utilização moderna desta valiosa fonte, caracterizando a Educação Médica Continuada a Distância (EMCAD). A procura de videoconferências, de monografias, diretrizes e cursos de atualização em Endocrinologia e Metabologia, nas páginas da Internet, através das máquinas eletrônicas de busca, é tarefa laboriosa e demorada face ao grande número de sítios resultantes desta pesquisa. A presente revisão tem como finalidade facilitar este trabalho, com a utilização de palavras e expressões-chave, apresentando em quadros, classificados de acordo com as subespecialidades ou com o órgão glandular e com o idioma do texto, os principais endereços eletrônicos que abrigam as fontes de atualização profissional, obtidos pela pesquisa prévia realizada pelo autor.

Descritores: Educação continuada; Educação a distância; Telemedicina

ABSTRACT

The World Wide Web, also known as the Internet, is an important agent of spreading human knowledge. Medical education through the web without formal presence at the classroom is a modern use of this valuable resource, characterizing the online continuous medical education (eCME). The search of videoconferences, monographs, guidelines and update courses in endocrinology and metabolism at the Internet through search mechanisms is an extremely slow and hard task due to the huge amount of sites resulting from this process. This revision aims to make this quest easier, by presenting in a rational order, according to the subspecialty, glandular organ and language, the most important web pages that deal with this subject, obtained in a previous research promoted by the author.

Keywords: Continuing medical education; Distance education; Telemedicine

DOS CEM MILHÕES DE ENDEREÇOS eletrônicos dos principais sítios, os sites, existentes atualmente na World Wide Web, ou simplesmente Web, um percentual apreciável corresponde a empreendimentos dedicados ao ensino e aprendizagem e constitui uma grande fonte de informações na rede mundial de comunicação, a Internet.

Há um importante segmento da comunidade de profissionais egressa das salas de aula que permanece ávida de novos conhecimentos e que não tem mais a possibilidade temporal, física ou econômica de retornar ao ensino presencial de praxe.

Visando atender especificamente às necessidades de aprendizado deste grupo, as instituições de ensino, aproveitando os imensos recursos disponibilizados pelos novos sistemas de comunicação, passaram a oferecer cursos a distância nas diversas áreas do conhecimento humano.

À medida que foram surgindo novas técnicas de comunicação, estas foram sendo incorporadas pelo sistema de transmissão de informações e conhecimento. Assim aconteceu com o rádio até o satélite de transmissão, passando pelo computador e, mais recentemente, com a Internet, o sistema de comunicação que, desde 1989, com Berners-Lee, passou a interligar os computadores do planeta, abrindo as comportas do conhecimento humano, difundindo-o mundialmente sem discriminação de cor, raça, ideologia, riqueza ou religião.

A esta metodologia de difusão do ensino, utilizando meios de transmissão cuja fonte encontra-se a distância, sem a presença obrigatória do mestre, denominou-se de Educação a Distância (EAD). A evolução histórica da EAD, que, a rigor, teria iniciado com a invenção da imprensa com tipos fundidos e móveis por Gutenberg, no século XV, até a etapa da telemática que aproveita os recursos da tecnologia da computação a serviço da comunicação, é amplamente apresentada em revisões recentes (1-3).

A Inglaterra foi o berço da primeira universidade sem paredes e sem salas de aula, a Open British University, a Universidade Aberta Britânica, fundada em 1969 (4). Modelo internacional de EAD, possui mais de duzentos mil estudantes recebendo regularmente o ensinamento de seus cursos.

Todas as grandes universidades, chamadas mega-universidades, oferecem cursos a distância (5).

Também em nosso meio, EAD tem sido a matéria central de artigos, monografias e teses (6). Desde 1989, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) patrocinou 80 teses de mestrado e doutorado dissertando sobre esse conteúdo (7).

As bases legais da modalidade de Educação a Distância no Brasil foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), e por vários decretos posteriores (8). Mais recentemente, o Ministério de Educação definiu as metas da EAD no Brasil e regulamentou a oferta das disciplinas de ensino não presencial pela Portaria nº 2.253/01. Também foram estabelecidos pelo MEC os Referenciais de Qualidade de EAD para os respectivos cursos.

Por outro lado, para fins de pesquisa de informações, serviços ou artigos disponíveis na Internet, foram criados instrumentos como os abecedários ativados pelo sistema de Hyperlink ou como as máquinas de busca, em que as palavras-chave ou descritores, ou as expressões-chave são digitadas pelo pesquisador, fazendo com que o sistema busque e apresente todos as referências que se relacionem a elas e que tenham sido registradas, previamente, no banco de dados conectado à máquina (9-13).

Atualmente, as máquinas de larga escala de hipertexto chegam a indexar bilhões de documentos (13,14). Só na pesquisa do conjunto de termos "Medical Distance Education" ou "Educação Médica a Distância" (EMAD), os instrumentos de busca especializados, como o Alta Vista (11) e o Google (13), apresentam três milhões de referências.

Para uma pesquisa mais simples em EMAD e, num sentido mais restrito, em EMCAD – Educação Médica Continuada a Distância, há diversos endereços no exterior (4,15-18) e no Brasil (19-24).

As revistas médicas eletrônicas, que publicam seu inteiro conteúdo pela Internet, tanto no Brasil (25) como no exterior, especialmente em Endocrinologia (26), constituem também uma opção de aprendizagem continuada a distância para os médicos endocrinologistas.

Face ao grande número de alternativas e de resultados obtidos pela pesquisa pelos instrumentos de busca, despende o médico muito tempo e esforço para encontrar, pela tela do computador, um curso de EMCAD que se adapte às suas necessidades. Com o intuito de facilitar a ampla pesquisa de fontes de EMCAD, organizamos um banco de dados da oferta destes cursos no Brasil e no exterior.

MATERIAL E MÉTODOS

O presente trabalho está organizado com seu escopo centrado na publicação eletrônica conforme o método da PGI – Publicação Global pela Internet (27), onde os verbetes ativos – links – e os endereços eletrônicos se conectam às páginas da Internet ou a arquivos explicativos anexos ao artigo principal, estando realçados na cor azul e sublinhados. Para fins de publicação na versão gráfica, os links estão evidenciados em negrito, porém perdem sua função ativa.

Pesquisamos os cursos de EMAD nas páginas da Internet das instituições promotoras e os indexamos conforme o órgão em estudo ou subespecialidade médica. Também anotamos o idioma do país de origem no qual os cursos são ofertados.

Indexamos videoconferências, monografias, cursos de atualização e diretrizes de consenso – Guidelines. Os cursos de pós-graduação sensu lato, de especialização profissional, a distância pela Internet, por serem ainda raros em nosso meio (19,21-24,28-29) e praticamente inexistentes, em endocrinologia e/ou metabologia, e porque os diplomas e certificados correspondentes, emitidos por instituições estrangeiras, devem ser revalidados para gerarem os efeitos legais (8), não foram computados.

A cópia do trabalho gravada em disquete de computador ou a versão eletrônica a ser apresentada na Internet, especificamente, nas páginas dos ABE&M (ISSN 1677-9487), disponíveis no Banco de Dados da SciELO, permite que o clique sobre o endereço eletrônico conduza às paginas correspondentes, onde são visualizados diretamente o texto do curso, a monografia ou a vídeo-conferência, descritas as características dos mesmos, as condições de inscrição e a entidade promotora.

Alguns cursos e apresentações audiovisuais acreditados oferecem testes de avaliação e certificados de aproveitamento.

Para a pesquisa na Internet, usamos as palavras e expressões-chave constantes no quadro 1, isoladas ou em conjunto, separadas pela conjunção and, e com as expressões anotadas entre aspas, sendo que as mesmas palavras e expressões em português foram utilizadas nas diferentes línguas.


Usamos as máquinas de busca (9-13) em pesquisa avançada, na versão internacional do idioma das palavras ou expressões-chave dos temas procurados.

RESULTADOS

A pesquisa forneceu os resultados dispostos nos quadros seguintes, de acordo com a subespecialidade e o idioma, trazendo ainda o título do curso, os requisitos e o endereço eletrônico que, na versão gráfica do presente trabalho, deve ser transcrito para o browser da Internet.

Revisamos e atualizamos os endereços eletrônicos em março/abril de 2005. Os cursos e as monografias pela Internet, em geral, apresentam data de validade, após a qual são considerados superados pelos autores. Em virtude da mudança freqüente de endereços na Internet ou pelo vencimento da validade do curso, é possível, transcorrido algum tempo, não encontrar a página desejada. O leitor deverá, então, realizar sua pesquisa a partir da raiz do endereço eletrônico que corresponde à página principal – a homepage – da entidade hospedeira. Os interessados podem solicitar ao autor a versão eletrônica do presente trabalho em disquete ou por e-mail.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Através do presente banco de dados referente a monografias, cursos de atualização e diretrizes de consenso e vídeo-conferenças existentes nas páginas da Internet, promovidos por centros de estudo e pesquisa em Endocrinologia de diversos países, têm os médicos da especialidade a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e obter certificados de freqüência e/ou aproveitamento em cursos realizados no Brasil e no "exterior", sendo para isto necessário apenas o deslocamento até sua nova sala de aula, ou seja, o local de seu computador ligado à Internet.

AGRADECIMENTOS

Ao professor Dr. Giuseppe Repetto, professor titular da disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da PUCRS, e ao professor Dr. Marcos W. Fridman, professor assistente da disciplina de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da PUCRS, pelo apoio e estímulo à realização do presente artigo, durante o longo período de inatividade física e profissional do autor devido a acidente sofrido.

Recebido em 05/10/04

Revisado em 12/05/05

Aceito em 22/07/05

  • 1. Aretio LG. Educación a Distância Hoy. In: Informática na Educação. Teoria & Prática. UFRGS; 2002 p.25-30.
  • 2. Alves JRM. Educação a Distância e as novas tecnologias de informação e aprendizagem. Disponível em: http://www.engenheiro2001.org.br/programas/980201a1.htm Acesso em 20 mar. 2005.
  • 3. Nasseh B. A brief history of Distance Education. Disponível em: http://www.bsu.edu/classes/nasseh/study/history.html Acesso em 20 mar. 2005.
  • 4. The Open University: Disponível em: http://www.open.ac.uk Acesso em 20 mar. 2005.
  • 5
    ICDL. Mega-universities of the world – The top ten. International Centre for Distance Learning. The Open University. International Council for Distance Education. World Conference (17th, Birmingham, UK) 1995. Grã-Bretanha. Disponível em: http://www-icdl.open.ac.uk/ Acesso em 20 mar. 2005.
  • 6. Fridman MW. O papel do Ensino a Distância através da Internet na educação médica continuada em Ortopedia. Rev Med PUCRS 1999;9(4):252-6.
  • 7
    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Banco de Teses. Disponível em: http://ged.capes.gov.br/AgDw/silverstream/pages/frPesquisaTeses.html Acesso em 11 abr. 2005.
  • 8. MEC Regulamentação da EAD. Disponível em: http://www.mec.gov.br/seed/tvescola/regulamentacaoEAD.shtm Acesso em 20 mar. 2005.
  • 9. Microsoft Search. Disponível em: http://search.msn.com/ Acesso em 12 abr. 2005.
  • 10. AlltheWeb. Disponível em: http://www.alltheweb.com Acesso em 20 abr. 2005.
  • 11. AltaVista. Disponível em: http://www.altavista.com Acesso em 20 abr. 2005.
  • 12. HotBot. Disponível em: http://www.hotbot.com Acesso em 20 abr. 2005.
  • 13. Google Search. Disponível em: http://www.google.com/ Acesso em 20 abr. 2005.
  • 14. Brin S, Page, L. The anatomy of a large-scale hypertextual Web Search Engine. Disponível em: http://www-db.stanford.edu/~backrub/google.html Acesso em 20 abr. 2005.
  • 15. University of Phoenix Online. Disponível em: http://online.phoenix.edu/CampusProgramList.asp Acesso em 20 abr. 2005.
  • 16. Madison University-online Course. Disponível em: http://www.madisonu.com/ Acesso em 20 abr. 2005.
  • 17. World Wide Learn Education Directory. Disponível em: http://www.worldwidelearn.com Acesso em 20 abr. 2005.
  • 18. Kennedy-Western University. Disponível em: http://www. kennedy-western-university.com Acesso em 20 abr. 2005.
  • 19
    BOU – Brazilian Open University. Disponível em: http:// www.bou.com.br Acesso em 20 abr. 2005.
  • 20
    UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: http://www.ufmg.br/ead/ Acesso em 20 abr. 2005.
  • 21
    UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.ufrgs.br/sead Acesso em 20 abr. 2005.
  • 22
    UNIFESP Virtual – Universidade Federal de São Paulo. Disponível em: http://www.virtual.unifesp.br/home/uv.php Acesso em 20 abr. 2005.
  • 23
    UnB – Universidade de Brasilia. Centro de Educação a Distância. Disponível em: http://www.cead.unb.br/ Acesso em 20 abr. 2005.
  • 24. PUC/RS VIRTUAL. Disponível em: http:// www.ead. pucrs.br/ Acesso em 20 set. 2004.
  • 25
    SciELo Brazil - Scientific Eletronic Library Online no Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php /script_ sci_alphabetic/lng_en/nrm_iso Acesso em 10 abr. 2005.
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  • 28
    FGV Online. Disponível em: http://www2.fgv.br/fgvonline/ Acesso em 10 abr. 2005.
  • 29
    SEMCAD – Sistema de Educação Médica Continuada a Distância. Disponível em: http://www.semcad.com.br/ Acesso em 10 abr. 2005.
  • Endereço para correspondência
    Claus Michael Preger
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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      19 Out 2005
    • Data do Fascículo
      Ago 2005

    Histórico

    • Revisado
      12 Maio 2005
    • Recebido
      05 Out 2004
    • Aceito
      22 Jul 2005
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