RESUMO
Objetivo:
Comparar a medida da acuidade visual com o E de Snellen e com o teste de Sheridan-Gardner
Métodos:
Três experimentos foram realizados. No primeiro, comparou-se os valores angulares e o tempo de medida da acuidade visual de 200 crianças com o E de Snellen e com o teste de Sheridan. No segundo, determinou-se funções psicométricas de 5 indivíduos obtidas com os dois testes em diferentes níveis de borramento óptico. No terceiro, observou-se o efeito da filtragem passa-baixa na percepção de 16 sujeitos das letras E, H, T, V e O.
Resultados:
O tempo de medida bem como os valores de ângulo visual são menores com o teste de Sheridan-Gardner. O efeito do borramento óptico na acuidade visual é maior com o E de Snellen. A filtragem passa-baixa afeta mais o E do que os optotipos H, T, V e O.
Conclusões:
Mesmo quando subtendem ângulos visuais idênticos, os optotipos E e H, T, V, O não podem ser considerados como equivalentes.
Palavras-chave:
Acuidade visual; Optotipos; Filtragem; Borramento óptico
SUMMARY
Purpose:
To compare the visual acuity measurement using the Snellen E and the Sheridan-Gardner test.
Methods:
Three experiments were perfonned. ln the first, the visual angles and the time necessary to measure the visual acuity of children were compared. ln the second, psychometric functions obtained in different conditions of blur were compared when the Snellen E and the Sheridan-Gardner test were used. ln the third, the ejfect of a low-pass filter on the letters E, H, T, V and O was analyzed.
Results:
The time necessary to measure the visual acuity of children and the visual angles obtained are smaller with the Sheridan-Gardner test than with the Snellen E. The effect of optical blur is greater with the Snellen E than with the Sheridan-Gardner test. Low-pass filtering affects more the E than the optotypes H, T, V and O.
Conclusions:
Even when the visual angles are identical, the considered equivalent tests.
Keywords:
Visual acuity; Optotypes; Filtering; Optical blur
Texto completo disponível apenas em PDF.
-
Este estudo é o resumo da tese de Mestrado da Renata C. Lopreto e contou com o auxílio financeiro da CAPES.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
-
1Cruz AAV, Sakuma JT. Acuidade visual. In: Oftalmologia Clínica. Rio de Janeiro, Cultura Médica: 1992, Cap 6.
-
2Friendly DS. Preschool visual acuity screening tests. Tr Am Soc 1978;76: 383-480.
-
3Baxes GA. Digital Image Processing: Principie and Applications. Jonh Wiley & Sons, Inc 1994.
-
4Lippman O. Vision screening of young children. Am J Publ Health 1971;61:1586-601.
-
5Hilton AF, Stanley JC. Pitfalls in testing children's vision by the Sheridan-Gardner single optotype method. Brit J Ophthal 1972;56: 135-9.
-
6Thorn F, Schwartz F. Effects of dioptric blur on Snellen and grating acuity. Optom Vis Sci 1990;67:3-7.
-
7Ferris FL, Kassof A, Bresnick GH, Bailey I. New visual charts for clinical reserch. Am J Ophth 1982;94:91-6.
-
8Held R. Development of visual resolution. Can J Psychol 1979;33:213-21.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Fev 1999