SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue2Risk factors for diabetic retinopathy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749On-line version ISSN 1678-2925

Arq. Bras. Oftalmol. vol.66 no.2 São Paulo  2003

http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492003000200025 

VÁRIAS

 

Obituário

 

 

Dr. Rubem Lustosa da Cunha

05/12/1926 - 01/01/2003

 

 

Primogênito de Dr. Moacir Cunha e Abigail Lustosa da Cunha nasceu no Rio de Janeiro em 5 de dezembro de 1926.

Cursos primário e ginasial realizados nos Colégio Americano, Lins e Colégio Rio Branco, S. Paulo. Curso colegial no Colégio Estadual "Presidente Roosevelt".

Prestou vestibular e ingressou na Escola Paulista de Medicina em 1946 tendo recebido seu Diploma em dezembro de 1951.

Começou a trabalhar na especialidade no antigo Hospital Matarazzo onde Dr. Moacir Cunha era o Chefe da Clínica Oftalmológica.

Passou a ajudar Moacir Cunha em sua Clínica privada nos seus diversos consultórios até 1963 quando foi inaugurada a Clínica e Hospital Dr. Moacir Cunha que funcionou na Rua Bahia nº 563 até 1995.

Em 1996 Rubem Cunha transferiu-se com os filhos para a Alameda Gabriel Monteiro da Silva nº 100 onde continua até hoje a CLÍNICA DE OLHOS DR. MOACIR CUNHA.

Nos últimos anos do século XX retira-se da atividade profissional já afetado por grave afecção neurológica que iria levá-lo para sempre em 1 de janeiro de 2003.

Prof. Dr. Sergio L. Cunha

 

 

"Pode-se viver no mundo uma vida magnífica, quando se sabe trabalhar e amar: trabalhar pelo que se ama e amar aquilo em que se trabalha".

Esta frase de Leon Tolstoi, define bem como viveu meu pai, sempre dedicado à sua família e a seus pacientes, e eu tive o privilégio de conviver com ele nestas duas metades de sua vida. Como profissional pude admirar sua constante, e às vezes, para nós filhos, excessiva dedicação à profissão.

Não lembro em nenhum momento de ouvi-lo reclamar de sua vida de médico, algo relativamente comum nos dias de hoje, nunca me disse diretamente para eu ser médico, apenas deixava que seu comportamento me mostrasse a magnitude desta profissão.

Algo que nunca vou me esquecer e procuro incorporar no meu dia a dia, é a frase que seu pai dizia a ele, e a mim era passado, sempre que examinávamos um caso difícil e praticamente sem solução. No final, ao sair o paciente, ele me dizia: o médico cura quando possível, mas conforta sempre.

Meu pai, além de mim, motivou a seguir sua profissão meu irmão Marcos e minha esposa Rosana, e nós três com certeza sempre que estivermos na difícil situação de confortar um paciente ou seus familiares, contaremos com a lembrança de seu exemplo, caráter e amor ao próximo que tanto nos incentivou.

Rubão, obrigado por tudo, foi com muito orgulho que decidi seguir seus passos.

Marcelo Cunha

 

 

Agradecimento

Os ABO´s agradecem à Remo Turchetti Moraes pelas atenciosas e gentis correções do texto das "Instruções para os Autores", tanto na versão impressa quanto da eletrônica.

 

 

1o Prêmio de Oncologia Novartis – Saúde Brasil

Concurso nacional promovido pela Aguilla e Novartis para estudantes e profissionais de saúde, abrange duas categorias: projetos sociais e trabalhos científicos, com o objetivo de contribuir para o avanço de pesquisas e cuidados em Oncologia.

Na categoria dos projetos sociais, podem concorrer trabalhos indicados por entidades sociais e, ou instituições de ensino e médicos responsáveis pela implementação desses projetos. Os trabalhos podem envolver estudantes, médicos, paramédicos ou profissionais do terceiro setor, que desenvolvam ações na área de Oncologia, gerando benefícios ao paciente.

Na categoria de trabalhos científicos, as indicações devem ser feitas por instituições de ensino e, ou médicos responsáveis pela realização do trabalho científico. Os trabalhos podem envolver residentes e graduandos dentro das seguintes especialidades: Patologia, Cirurgia, Hematologia, Oncologia, Endocrinologia, Urologia e Oftalmologia.

Serão premiados três trabalhos sociais e três científicos. Cada um dos vencedores receberá R$ 12 mil. Os autores dos seis projetos premiados também serão convidados a participar de Seminário na Novartis, ganharão "kits" de vídeos educacionais da Série Saúde Brasil e contarão com o apoio da Novartis para publicação e apresentação do projeto em eventos científicos.

As inscrições, já abertas, poderão ser feitas até 10 de janeiro de 2004 na Av. Angélica, 2000, 6o A, CEP 01228-200, São Paulo - SP. Mais informações sobre o assunto estão disponíveis nos endereços www.saudebrasilnet.com.br ou www.novartisoncologia.com.br.

(Transcrição resumida de nota de divulgação do concurso, mas obedecendo-se a estrutura do texto.)

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License