SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74 issue6Ocular allergy latin american consensus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Arq. Bras. Oftalmol. vol.74 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492011000600017 

CARTAS AO EDITOR LETTERS TO THE EDITOR

 

Os caminhos do ABO

 

The paths of the ABO

 

 

Rubens Belfort Jr.

Professor, Departamento de Oftalmologia, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - São Paulo (SP), Brazil

Correspondence address

 

 

Prezado Editor,

Por acreditar que nenhum "ex" deve continuar influindo em organizações após o término do seu mandato, até agora fiz questão de não participar dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, desde que deixei a sua editoria científica, há mais de 10 anos. Afinal, qualquer "ex" deve tomar muito cuidado para não tentar manter o passado no presente e complicar o futuro, cerceando novas gerações. Esta é a conduta em praticamente todas as instituições desde a Presidência da República até outras bem menores.

Mas, depois desses anos todos, julgo-me no direito de escrever esta carta para comentar alguns aspectos relacionados aos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia que são elogiosas à editoria atual e também à anterior, tão bem liderada pelo Harley Bicas.

No Congresso Internacional de Imunologia Ocular, em novembro passado, na Índia, ao discutirem Doenças Infecciosas e Imunopatologia várias vezes o ABO, e artigos nele publicados, foram citados elogiosamente.

Não teria acontecido se os artigos não fossem bons, o ABO não estivessem indexados em praticamente todos os sistemas, incluindo PubMed. Mais importante ainda, esses artigos evidentemente seriam mundialmente desconhecidos se não estivessem em inglês.

O ABO está no caminho correto e já tem o seu material disponível e acessível ao mundo todo. É importante continuar publicando em inglês, principalmente artigos de excelente conteúdo, para ser líder e participar do primeiro mundo.

Cada vez mais o papel dos revisores e de todos os editores científicos é crucial para a manutenção do bom nível da publicação. É papel dessa equipe garantir que todos os artigos sejam resumidos, economizando-se o tempo de quem escreve, revisa e lê. Verifica-se que mesmo artigos de revisão podem ser curtos, abrangendo apenas os pontos importantes. Trata-se de publicar sim e de maneira objetiva o que é novo e pode ser útil para informar os outros e educar, mudando o comportamento clínico-cirúrgico ou mesmo o pensamento.

O ABO continua a contar em seu conselho editorial com excelentes oftalmologistas-cientistas e todos nós devemos muito a eles pelo seu importante, difícil, não remunerado e quase anônimo trabalho.

Cordialmente,

Rubens

 

 

Correspondence address:
Rubens Belfort Jr.
Rua Dr. Diogo de Faria, 1036 - 4º andar
São Paulo (SP) - 04037-003 - Brazil
E-mail: iara@oftalmo.epm.br

Submitted for publication: December 27, 2011
Accepted for publication: January 9, 2012

 

 

Funding: No specific financial support was available for this study.
Disclosure of potential conflicts of interest: R.Belfort Jr., None.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License