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Médicos não se pagam

EDITORIAL

Médicos não se pagam

Paulo Schor

Professor Adjunto Livre Docente, Vice Chefe do Departamento de Oftalmologia, Escola Paulista de Medicina - UNIFESP

"Tenho 48 anos e ainda tenho vários anos até atingir o ponto mais alto da minha carreira". Esta citação não pode ser ouvida a partir de praticamente qualquer profissional. Entre os analistas financeiros, por exemplo, 29 anos de idade já é tarde demais. Poucos empregados iria contratar um "brilhante matemático" com 35 anos de idade e um violinista virtuoso com 45 anos de idade é impensável. Os médicos são uma das poucas profissões em que idade se traduz em experiência e, de certa forma, mais sucesso.

Infelizmente há um custo progressivo associado a esta maturação. Jovens estudantes sobrevivem com pizza e cerveja, os médicos residentes já exigem vinho e queijo Roquefort enquanto médicos mais experientes não sobrevivem sem Bourbon e cozinha francesa.

No país que vivo (Brasil), as escolas privadas são mais desejadas até o ensino superior, e universidades públicas são a escolha depois disso. Nos EUA, o ensino médico público e gratuito é muito raro, se existente. Escolas de primeira linha podem custar até US$ 40K por ano(1). Depois da graduação, os médicos, geralmente, estão dispostos a sub-especializar e passar por programas de residência médica que mal os sustenta financeiramente. Mais dois ou três anos de especialização são necessários antes de um trabalho decente. Títulos de pós-graduação, como um Doutorado, são necessários para os cargos na Universidade. Participação em encontros científicos e autoria de manuscritos científicos são imperativos para a educação médica continuada, um congresso normal pode custar até US$ 600.

Os custos e despesas pessoais (de educação e custo de vida) devem ser adicionados aos pagos pela sociedade (escola de medicina e hospitais), a fim de entregar um médico. Sabe-se que as escolas médicas são maus negócios. Não surpreendentemente, o MIT (Massachussets Institute of Technology) não tem uma... Hospitais de ensino são muito mais caros do que os normais, uma vez que os aprendizes usam mais recursos, incluindo uma longa curva de aprendizado. O custo do ensino de graduação em medicina aumentou mais de duas vezes do que a taxa de inflação nos últimos anos(2).

É, portanto, um desafio equilibrar o sistema de saúde com base em mais e mais caros médicos. Várias tentativas foram feitas para a construção de uma organização de saúde de colaboração com os tecnólogos, técnicos e pessoal paramédico. O papel médico e do enfermeiro foi redirecionado para organizar a equipe e objetivar o diagnóstico e as medidas terapêuticas.

Algumas economias surgem a partir desta estrutura, mas se perdem no modelo centrado no hospital, que valoriza equipamentos tecnológicos caros como ferramenta essencial para a prática. Seja por medo de ações judiciais ou pela pressão da indústria de alta tecnologia, exames caros são usados como meios para quase qualquer diagnóstico.

Não é nenhuma surpresa que o dinheiro que vai para o sistema de saúde não é suficiente e, de fato, diminui a cada ano em comparação com o aumento dos custos. Este tipo de medicina nunca vai se pagar.

Novas ideias e desenvolvimentos podem mudar esta realidade no curto prazo. A construção e a adoção generalizada de soluções móveis precisas, baratas e acuradas podem alterar o equilíbrio no sentido de um modelo médico centrado no paciente, capacitando a comunidade com autoexames e obrigando o sistema a diminuir o número de médicos e reduzir o custo do diagnóstico.

Soluções prontas detectam saúde mais frequentemente do que a doença, evitando visitas e avaliações desnecessárias. A tecnologia dentro dos telefones celulares já provou ser capaz de detectar a miopia, hipermetropia e astigmatismo(3), e, logo oferecerá imagens dos vasos da retina e do nervo óptico(4), substituindo, pelo preço de US$ 300, um dispositivo de US$ 30K . Além disso, esses instrumentos ajudam a poupar dinheiro em termos de pessoal médico, uma vez que o autoexame é proposto, juntamente com a possibilidade de realizar esta tarefa fora de ambientes especiais e locais dispendiosos.

Não são esperadas apenas consequências econômicas a partir das tecnologias médicas móveis precisas, mas uma mudança no comportamento de médicos e consequentemente da formação médica. Médicos deixarão de ganhar a vida com a realização de exames ou por possuir aparelhos de diagnóstico, mas fazendo diagnósticos ao compreender os sinais e sintomas, bem como ao coletar e analisar dados a partir de várias fontes.

A grande mudança de paradigma na educação médica, como descrita acima pode, pela primeira vez, trazer de volta a um nível de sustentabilidade o sistema de saúde e os custos de especialização médicas. Mais notavelmente, para o benefício de todos nós, pode iniciar um movimento em direção à medicina antiga (ou, se preferir, o Dr. Gregory House ou Sherlock Holmes), com base em evidências e pensamento racional.

Submetido para publicação: 13 de junho de 2013

Aceito para publicação: 14 de junho de 2013

Financiamento: Não houve financiamento para este trabalho.

Divulgação de potenciais conflitos de interesse: P.Schor, Nenhum.

  • 1
    TopUniversities. Worldwid university ranking, guides & events. How much does it cost to study in the US? [Internet]. London: QS Links; 2012. [cited 2013 Jun 13]. Available from: http://www.topuniversities.com/student-info/student-finance/how-much-does-it-cost-study-us
  • 2
    Adashi EY, Gruppuso PA. Commentary: the unsustainable cost of undergraduate medical education: an overlooked element of U.S. health care reform. Acad Med. 2010;85(5):763-5.
  • 3
    Eyenetra. Eye care for 2.4 billion [Internet]. 2011. [cited 2013 Jun 6]. Available from: http://eyenetra.com
  • 4
    Boggess J, Khullar S, Lawson M. InSight: mobile retina imager for diabetic retinopathy [Internet]. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology; 2012. [cited 2013 Jun 6]. Available from: http://globalchallenge.mit.edu/teams/view/270

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Jul 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013
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