SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4José Vicente Martins Campos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Gastroenterologia

Print version ISSN 0004-2803On-line version ISSN 1678-4219

Arq. Gastroenterol. vol.36 no.4 São Paulo Oct./Dec. 1999

http://dx.doi.org/10.1590/S0004-28031999000400001 

NOTA DOS EDITORES

 

NOTA DOS EDITORES

 

 

Neste número, os Editores dos ARQUIVOS de GASTROENTEROLOGIA prestam uma justa e merecida homenagem ao Dr. José Vicente Martins Campos, o "Dr. Campos", falecido em setembro de 1998.

Dr. Campos sempre se destacou pelas suas atividades dentro da Gastroenterologia Pediátrica, sendo precursor em nosso meio, dos estudos da má absorção intestinal e da utilização de cápsulas para biopsias do intestino delgado, estabelecendo padrões para o conhecimento de suas alterações, além do seu interesse pelas doenças inflamatórias intestinais, além de dar um caráter humano ao relacionamento com seus pacientes.

No afã de se fazer constantemente atualizado, Dr. Campos sempre manteve ativo contato com especialistas desta área, realizou constantes viagens de estudos, visitas a centros médicos e participações em congressos internacionais, sendo um dos únicos brasileiros a ser aceito na restrita Sociedade Européia de Gastroenterologia Pediátrica, além de ser membro de outras sociedades brasileiras e internacionais, inclusive da Associação Americana de Gastroenterologia. Foi orientador de inúmeras teses de Mestrado, defendidas no Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia - IBEPEGE, além de outras de Doutorado apresentadas em diversas universidades paulistas. Em decorrência desta intensa atividade didática, Dr. Campos apresentou uma brilhante produção científica, com publicação de grande número de trabalhos e capítulos em livros científicos.

Além de sua capacitação profissional e científica, realçamos, também, a retidão do seu caráter, suas qualidades morais e uma personalidade vibrante e sensível, além do seu amor pela música.

Os ARQUIVOS de GASTROENTEROLOGIA, fundados em 1964 pelo Prof. Dr. José Fernandes Pontes e Dr. Walter Bonfim Pontes, como órgão de divulgação do IBEPEGE sempre contaram com o trabalho e entusiasmo do Dr. Campos, responsável não somente pela sua consolidação, mas também o mentor principal na obtenção da sua indexação no MEDLINE, aliás das poucas revistas brasileiras a obter esta qualificação.

Assim, nada mais justa esta singela homenagem ao Dr. Campos com a publicação deste número dos ARQUIVOS de GASTROENTEROLOGIA, com a participação de seus inúmeros colegas e discípulos.

 

Mounib Tacla*
Fernando Pardini**
Ricardo Guilherme Viebig**

 

 

* Diretor.
** Editor Executivo.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License